Galgo Afegão: tudo o que precisa de saber sobre esta raça

Esguio e com um aspeto altivo, o Galgo Afegão destaca-se pela pelagem comprida, que chega até ao chão. Por baixo da aparência e reputação aristocrata, vive um verdadeiro caçador de personalidade independente, que não possui o desejo forte de agradar como outras raças. Cão de um só dono, é o companheiro perfeito de corridas.

Galgo Afegão: tudo o que precisa de saber sobre esta raça
É uma das raças mais bem-sucedidas em concursos de beleza.

Existem três variedades de Galgo Afegão:

  • pelo curto
  • pelo longo com franjas
  • pelo longo e espesso

A sua pelagem atinge o tamanho final entre os 3 e os 4 anos de idade.

Características gerais do Galgo Afegão


Grupo: Grupo 10 – Galgos

Finalidade: cão de caça, de corrida e de companhia

Ambiente ideal: casa ou apartamento

País de Origem: Afeganistão

Porte: grande

Altura: de 63cm a 74cm

Peso ideal: de 25kg a 30kg

Cor: São admitidas todas as cores embora o branco, o creme, o preto, o cor de fogo, o cinza e o tricolor sejam os mais comuns.

Esperança Média de Vida: entre 12 a 14 anos

Preço médio: de 490€ a 980€

 

Características específicas do Galgo Afegão


Embora intuitivo e com boa memória, foi considerado, no entanto, o cão que menos responde aos comandos de obediência, ocupando a última posição do ranking de inteligência das raças caninas desenvolvido por Stanley Coren.

Por ser um galgo, necessita de exercício físico diário, com a hipótese de correr ao ar livre num área controlada, pelo que é recomendado que viva numa casa grande, com jardim.

Energia
Inteligência
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor
Cuidados de higiene
Queda de pelo
Tendência para problemas de saúde
Facilidade de aprendizagem
Socialização com crianças
Socialização com estranhos
Socialização com cães
Socialização com gatos

Fases da vida do Galgo Afegão


Bebé

0 – 24 meses

Adulto

24 meses – 9 anos

Idoso

9 – 14 anos

 

Físico do Galgo Afegão


Galgo Afegao

Alto, longilíneo e de andar suave, caracteriza-se sobretudo pelo manto de pelos compridos, sedosos e finos que cobram todo o seu corpo, incluindo as orelhas, que se encontram bem achatadas contra a cabeça.

Possuem os ossos do quadril proeminentes e uma cauda, não demasiado curta, que termina em forma de anel. Os olhos, ligeiramente oblíquos, devem apresentar-se, de preferência, escuros.

Temperamento do Galgo Afegão


É um cão independente e reservado, que não expressa muito afecto e gosta pouco de ser incomodado. Por causa disso, algumas pessoas consideram que tem um comportamento felino, mas, tal como muitos gatos, pode ser bastante apegado ao dono. Leal será com certeza.

Desconfiado com estranhos, o Galgo Afegão não é do tipo que agrade a toda a gente e, provavelmente, vai ignorar a presença de convidados. É fundamental que seja estimulado à socialização com outras pessoas e animais desde pequeno.

Problemas de Saúde do Galgo Afegão


Olhos

  • Catarata juvenil.

Ossos

  • Displasia coxo-femoral.

Ouvidos

  • Otites.

Outros

  • Por terem uma baixa percentagem de gordura corporal, podem ser sensíveis a determinados medicamentos (cortisona, pó anti-pulgas, tranquilizantes, anestesia).

 

Cuidados a ter com o Galgo Afegão


Pelo

  • É preciso escovar o Galgo Afegão a cada dois dias e levá-lo à tosquia duas ou três vezes por ano. O pelo pode ficar emaranhado ou com nós facilmente.

Ouvidos

  • Limpe uma vez por semana para prevenir infeções. Embora não lhe cause propriamente nenhum problema de saúde, pode considerar usar laços, fitas ou ganchos nas orelhas para evitar que estas caiam sobre os recipientes de comida e água.

 

Origem do Galgo Afegão


Os seus antepassados terão vindo da Pérsia e chegado ao Afeganistão, onde desenvolveram a longa pelagem. O Galgo Afegão é uma raça antiga que deriva do grupo dos Sighthounds do Médio Oriente, que remete para a caça através da visão de longo alcance. Sim, porque apesar da sua aparência aristocrática, este era um cão utilizado para caçar lebres e gazelas em terrenos montanhosos, fruto da sua rapidez, agilidade e capacidade para saltar.

No início do século XX, foi levado para Inglaterra, onde, devido ao seu aspecto elegante e glamoroso, se tornou rapidamente num dos mais competitivos cães de exposição.

Curiosidades sobre o Galgo Afegão


Em 2005, cientistas sul-coreanos e norte-americanos conseguiram clonar um cão pela primeira vez na história. A raça escolhida foi o Galgo Afegão e ao animal chamaram Snuppy.

A raça também se tornou conhecida ao surgir representada em filmes de animação da Disney, como Os 101 Dálmatas. E no final dos anos 70, a sua popularidade aumentou ainda mais quando a famosa boneca Barbie surgiu com a sua cadela Beauty, uma Galgo Afegão.


Conheça mais raças de cães:

Todas as raças de cães

Todas as
raças de cães

Raças de cães pequenos

Raças de
cães pequenos

Raças de cães médios

Raças de
cães médios

Raças de cães grandes

Raças de
cães grandes

Mafalda Braga Mafalda Braga

Depois da licenciatura em Comunicação Social e Cultural e do mestrado em Media e Jornalismo, tirados na Universidade Católica Portuguesa, fez um estágio na extinta Rádio Clube Português e outro na Revista Máxima, onde ficou a trabalhar durante cinco anos e meio. Passou ainda pela Revista Must, suplemento do Jornal de Negócios, e atualmente é jornalista freelancer. Além desta área, tem uma grande paixão por cinema, viagens, animais e comida, de preferência com muito sol a acompanhar.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].