As 6 melhores frutas que ajudam na digestão

As frutas que ajudam na digestão fazem com que a pessoa não se sinta desconfortável durante o processo, e ainda o tornam mais rápido.

As 6 melhores frutas que ajudam na digestão
Comece a dar prioridade a estas frutas, caso tenha dificuldade em fazer a digestão.

Existem frutas que ajudam na digestão, uma vez que fornecem fibras que mantêm o trato gastrointestinal em boas condições de funcionamento.

Uma dieta saudável e equilibrada deve conter fruta, fruta essa que deve ser ingerida ao longo do dia e quanto maior for a sua variedade e cor melhor.

A quantidade de fruta cada um precisa varia de acordo com a idade, sexo e nível de atividade. De qualquer das formas, adicionar frutas (principalmente com alto teor de fibras) à sua dieta ajudará na digestão de alimentos.

Mesmo que a alimentação tenha influência no processo de digestão, poderão existir sintomas desagradáveis, tais como azia, inchaço abdominal e vómitos, cuja terapêutica de recuperação pode não passar apenas pela alimentação adequada.

Mas fique connosco, e descubra quais as frutas que ajudam na digestão.

Melhores frutas que ajudam na digestão


1. Framboesas

frutas que ajudam na digestao e framboesas

Apenas uma chávena de framboesas contém 8g de fibras, ou seja, quase um terço da fibra que a maioria das pessoas necessita diariamente.

Contêm também uma quantidade mais baixa de açúcar do que a maioria das frutas, o que pode ser uma ótima escolha para quem tem diabetes ou simplesmente fazem uma dieta para perda de peso e têm cuidado com a ingestão de hidratos de carbono.

As framboesas devem ser consumidas cruas para obter o maior benefício.

2. Maçãs

frutas que ajudam na digestao e maca

Uma maçã crua com casca fornece 3,3g de fibra. Além disso, as maçãs possuem um tipo único de fibra solúvel, a pectina, que forma uma substância semelhante a um gel e que retarda a digestão.

A pectina pode ainda ajudar a prevenir o acumulo de colesterol e a conseguir níveis de açúcar no sangue mais reduzidos.

3. Ameixas secas

frutas que ajudam na digestao e ameixas secas

Uma das mais conhecidas frutas amigas da digestão são as ameixas na sua versão “seca”. Estas ameixas ajudam os intestinos a contraírem-se e moverem-se naturalmente. Esta fruta é ainda rica em fibras solúveis e insolúveis que ajudam o corpo a ver-se livre daquilo que não necessitamos.

As ameixas secas contêm muitos minerais, destacando-se o potássio e magnésio, que novamente, ajudam na digestão devido à capacidade de relaxar os músculos lisos, dos quais fazem parte os músculos do aparelho digestivo.

4. Papaia

frutas que ajudam a melhorar a digestao e papaia

A papaia é uma fonte natural de enzimas protéases, ou seja, enzimas que quebram ligações peptídicas entre os aminoácidos das proteínas. Essa substância natural que auxilia na digestão chama-se papaína.

Uma pequena porção de papaia é suficiente para conseguir digerir e absorver mais facilmente as proteínas presentes em qualquer tipo de comida. Atua de uma forma simples, além de reduzir possíveis diarreias e náuseas.

Prefira sempre a papaia fresca e beneficie das suas propriedades.

5. Bananas

frutas que ajudam na digestao e banana

O seu elevado teor de fibras ajudam na evacuação eficiente, por isso, quem tem problemas intestinais e obstipação pode evitar estes problemas consumindo banana.

Rica em frutanos, a banana ajuda a manter as bactérias que são benéficas no trato digestivo. A manutenção destas bactérias ajuda na promoção da boa digestão e melhoria da saúde do intestino.

Além disso, os frutanos possuem um papel importante no controlo do índice glicémico e ainda melhoram o colesterol e regularizam o trânsito intestinal. Apesar deste componente estar presente em maior número na banana verde, é a banana madura ajuda a reverter quadros clínicos de diarreia.

6. Abacaxi

frutas que ajudam na digestao e abacaxi

O abacaxi contém uma enzima digestiva eficaz no processo de digestão chamada bromelina. Esta enzima proteolítica ajuda a digerir as proteínas e aumenta o efeito da tripsina e pepsina, também enzimas digestivas.

É recomendado o consumo do abacaxi sempre fresco, e pode ser utilizado tanto em pratos como em sobremesas, pois é um alimento bastante versátil e combina com vários tipos de alimentos. Se preferir abacaxi após as refeições, estará a contribuir para uma melhor digestão.

O abacaxi também é um poderoso anti-inflamatório, o que previne dores nas articulações, por exemplo.

Veja também: