Que quantidade de fruta pode comer por dia?

Numa alimentação saudável deve-se privilegiar diversos grupos de alimentos. A quantidade que se pode ingerir de fruta por dia é sempre uma grande dúvida e que se divide em muitas outras questões. A fruta é dos melhores alimentos que temos disponíveis: são ricos em diversos nutrientes e podem ajudar a prevenir diversas doenças.

Que quantidade de fruta pode comer por dia?
Descubra a resposta a esta pergunta tão recorrente.

Todos devemos comer várias peças de fruta por dia, pois a mesma é uma parte importante de uma dieta saudável. Mas quantas peças de fruta por dia são aceitáveis? Será que há um limite? Comer muitas peças faz mal?

Neste artigo vamos tentar responder às perguntas mais comuns sobre o tema. Por isso, continue a ler e tire todas as suas dúvidas.

Porque devemos comer fruta?


fruta por dia e mistrua de frutas

De facto, as dietas ricas em frutas estão associadas a todos os tipos de benefícios para a saúde, incluindo uma diminuição do risco de muitas doenças.

No entanto, existe também a preocupação com o teor de açúcar que se está a ingerir (pois a fruta é composta por açúcar – a frutose) e existe mesmo quem considere que comer demasiadas peças possa ser prejudicial.

A composição nutricional varia muito de fruta para fruta, mas todas as variedades contêm nutrientes importantes, como é o caso das vitaminas, dos minerais, das fibras e dos antioxidantes.

Como diferentes frutas contêm quantidades diferentes de nutrientes, é importante ingerir uma variedade delas para maximizar os benefícios para a saúde.

 Benefícios do consumo de fruta por dia


perda de peso efetiva

1. Comer fruta pode ajudar na perda de peso

Os frutos são ricos em nutrientes e possuem poucas calorias, tornando-os numa ótima opção para quem quer perder peso. Além disso, são ricos em água e fibras, que ajudam na sensação de saciedade.

É importante referir que os frutos inteiros são muito mais ricos do que os sumos, podendo estes últimos possuir mais açúcares e menos fibras.

2. Comer fruta pode diminuir o risco de doença

As dietas ricas em frutas e vegetais estão associadas a um risco menor de muitas doenças graves, incluindo cancro, diabetes e doenças cardiovasculares. Cada fruta apresenta benefícios diferentes, mas no geral o consumo de frutas é benéfico e deve-se privilegiar a variedade.

3. As frutas podem ser consumidas por pessoas com diabetes

Entre as recomendações alimentares para diabéticos surge a ingestão de frutas e legumes.

As frutas são ricas em fibras, o que também ajuda a retardar a digestão e a absorção do açúcar, melhorando os níveis de açúcar no sangue.

Mas nem todas as frutas são iguais. Algumas aumentam mais os níveis de açúcar no sangue e por isso os diabéticos devem monitorizar a glicemia depois de ingerir frutas para descobrir quais são as que devem evitar ou não.

> Saiba aqui mais sobre as frutas mais indicadas para diabéticos. 

Que quantidade de fruta por dia deve ser ingerida?


fatias de fruta

Embora seja possível ter uma alimentação saudável comendo muita ou pouca fruta, a quantidade ideal depende de outros fatores, como os objetivos da dieta, das necessidades nutricionais, etc.

Contudo, recomenda-se que a ingestão de frutas e vegetais seja de, pelo menos, 400 gramas diárias, o que equivale a 5 porções de 80 gramas cada.

Esta recomendação decorre do facto de que comer cinco porções de frutas e vegetais diariamente está associado a um menor risco de morte por doenças como, doenças cardiovasculares, enfartes, AVC e cancro. 

E se comer mais fruta do que o recomendado?


mulher a comer fruta

A maioria dos estudos mostra benefícios para a saúde com 2 a 5 porções de fruta por dia. No entanto, também não parece haver mal em comer mais do que isso.

Além disso, a fruta é rica em água e fibras, o que promove a saciedade e faz com que a pessoa não consiga comer em demasia, ou seja, também não sente apetite para comer mais fruta.

Em estudos realizados anteriormente, já se concluiu que a ingestão de 10 peças de fruta por dia não condiciona a saúde nem tem efeitos adversos para a mesma. Embora estes estudos sejam pequenos, dão razões para acreditar que a fruta é segura para comer em qualquer quantidade.

Concluindo…


  • Comer fruta promove a saúde e pode reduzir o risco de muitas doenças;
  • Não existem razões para limitar a quantidade de fruta que se ingere por dia;
  • A maioria dos estudos sugere que a quantidade ideal é de 2 a 5 porções de fruta por dia.

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