Publicidade:

Quando tem fome antes do jantar, o que pode fazer?

A fome antes do jantar leva-nos a ser capazes de devorar este mundo e o outro, mas saber como dar a volta à situação pode não ser fácil. Saiba como fazer.

Quando tem fome antes do jantar, o que pode fazer?
Saiba como contornar este problema.

Ainda é cedo para comer, mas já sente bastante fome antes de jantar? Quase todos já passamos por esta situação. Enquanto preparamos o jantar ou nos dirigimos para casa, por vezes a fome é bastante e é nestes momentos que se cometem mais erros alimentares.

Conheça estas seis dicas que o poderão ajudar a evitar sentir esta fome fora de horas e, caso ela apareça, saber o que fazer.

6 dicas para evitar a fome antes do jantar


1. Fazer várias refeições ao longo do dia

fome antes de jantar varias refeicoes para o dia

Comer várias vezes ao longo do dia faz parte dos truques que pode usar para evitar sentir fome em algumas horas do dia, nomeadamente antes do jantar. Assim, procure não saltar refeições, tentando respeitar intervalos de cerca de 3 horas entre elas e vai ver que se vai sentir saciado por muito mais tempo.

 2. Antecipar a hora da sopa

fome antes de jantar mulher a comer sopa

Uma boa alternativa para si, mas também para as crianças, poderá ser antecipar a sopa do jantar. Para isso, aconselha-se que prepare sempre sopa para vários dias, assim, quando chegar a casa é só aquecer um prato de sopa para todos, uma alternativa bem mais saudável do que o pão com manteiga ou um pacote de bolachas.

3. Antecipar a hora do jantar

fome antes de jantar familia a jantar

Muitas vezes por falta de organização ou por ter receio que a família sinta fome antes de ir para a cama, opta-se por jantar um pouco mais tarde. No entanto, se for possível, é preferível jantar um pouco mais cedo e fazer mais tarde uma ceia, desde que seja leve e saudável.

No sentido de facilitar este processo, procure dicas que o ajudem na organização das refeições, que podem passar por planear as refeições para toda a semana, optar por alternativas práticas e preparar várias refeições num só dia, congelando-as nas doses que achar necessário.

Seja criativo e empenhe-se neste processo de organização; pode parecer demorado mas acredite que irá poupar bastante do seu valioso tempo diário.

4. Preparar snacks saudáveis

fome antes de jantar palitos de cenoura e pepino

Muitas vezes a fome antes do jantar também pode ser resolvida com uns leves snacks para petiscar enquanto faz as suas tarefas pessoais, como conduzir, fazer o jantar ou tratar da rotina dos seus filhos.

Para isso, prepare por exemplo uns palitos de cenoura crua ou de pepino ou opte por uma gelatina sem adição de açúcar.

5. Fazer um segundo lanche da tarde

fome antes de jantar lanche no trabalho

Fazer um segundo lanche também pode ser uma alternativa para evitar que a indesejada fome antes do jantar apareça. Por vezes, desde o almoço até ao jantar passam muitas horas e um lanche pode ser não suficiente. Nesse caso, introduza um segundo lanche ligeiro, como por exemplo:

  • 1 peça de fruta e 6 amêndoas
  • 1 queijo triangular light e 1 tosta integral

Estas alternativas são exemplos práticos e fáceis de fazer mesmo fora de casa; no entanto, pode variar e adaptar o seu lanche às suas necessidades.

6. Relaxar

fome antes de jantar mulher a relaxar no sofa com cha

Pode parecer não fazer muito sentido, mas muitas vezes a fome que sentimos no final do dia tem uma elevada carga emocional, resultante do stress do quotidiano. Quando chegamos a casa depois de um dia agitado, é normal sentir algum cansaço físico e psicológico e muitas vezes existe uma tendência para compensar com alimentos ricos em açúcar e bastante calóricos.

Procurar ir gerindo esse stress ao longo do dia e fazer algo que lhe dê prazer quando chega a casa, nem que seja por alguns minutos, pode ajudá-lo a relaxar e evitar essa vontade de comer.

Em suma…


Como vê, é possível contornar a fome antes do jantar e não ceder às tentações. Se sentir necessidade, procure um nutricionista, pois um profissional poderá ajudá-lo a encontrar as opções que mais o agradam e ajustar todo o seu dia alimentar às suas necessidades e rotinas.

Veja também:

Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo

Mulher, tripeira e Nutricionista (C.P. 2181N). É licenciada em Ciências da Nutrição pela Universidade Católica Portuguesa e autora do blog "Comer para crer". Desenvolveu atividade em várias áreas da Nutrição, mas a paixão pela área clínica e pela comunicação tem prevalecido.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].