Fim de semana no Porto: o que ver, onde ficar e onde comer

Dizem que deu o nome a Portugal e que até hoje se mantém Invicta. Contra tudo e contra todos, saiba o que deve fazer num fim de semana no Porto.

 
Fim de semana no Porto: o que ver, onde ficar e onde comer
Tudo o que deve visitar na Invicta

É a segunda principal cidade do país e famosa por vários motivos: pelo vinho, pela gastronomia, pelas suas gentes. Para quem dispõe de pouco tempo saiba o que deve fazer num fim de semana no Porto e, assim, conhecer os locais mais mediáticos e tradicionais.

Mas assim que tiver oportunidade, faça por regressar, pois há muito mais para descobrir, para se surpreender, para se apaixonar. Afinal o Porto é uma cidade cheia de carácter e personalidade, com um ambiente de bem-estar que faz qualquer com que pessoa se sinta bem-vinda.

O que fazer num fim de semana no Porto


1. Rua de Santa Catarina

fim de semana no porto rua de santa catarina

Esta é a mais famosa rua comercial da cidade e já que está por lá, após o pequeno-almoço no Majestic, aproveite para fazer umas comprinhas.

A planificação deste espaço deve-se ao espírito visionário dos Almadas cujas obras de requalificação, na segunda metade do século XVIII, trouxeram à cidade do Porto uma nova luz e perspetiva.

2. Mercado do Bolhão

fim de semana no porto mercado do bolhao

Não há mercado mais típico e tradicional do que o histórico e marcante Mercado do Bolhão. Porém, este encontra-se encerrado para obras de requalificação, que vão transformar o espaço por completo.

Até 2020, altura em que está prevista a inauguração, as vendedoras e os pregões tradicionais podem ser vistos e ouvidos a apenas 200 metros do edifício original, onde se encontra o mercado temporário, para não perder a experiência.

3. Avenida dos Aliados

fim de semana no porto avenida dos aliados

Este é um dos arruamentos mais importantes da cidade e a montra da Invicta, a verdadeira sala de visitas onde tudo acontece: as festas de São João, de passagem de ano, grandes eventos da cidade e grandes celebrações.

O local é dono de uma imponência por todo o conjunto arquitetónico e pelo caráter central.

4. Estação de São Bento

fim de semana no porto estacao de sao bento

Não há que discordar: visitar o Porto e não se deslumbrar com a estação de comboios de São Bento é quase um crime!

É uma das estações mais bonitas do mundo e o átrio é grande merecedor de uns minutos de contemplação, com os seus vinte mil azulejos que retratam a evolução dos transportes e cenas da história de Portugal, da autoria do pintor Jorge Colaço.

5. Livraria Lello

fim de semana no porto livraria Lello

Foi considerada inúmeras vezes a mais bonita livraria do mundo e isso é bem visível nas infindáveis filas para entrar.

Afinal, todos querem conhecer o espaço que inspirou J.K. Rowling a criar a escola de magia de Hogwarts, da saga Harry Potter.

6. Torre dos Clérigos

fim de semana no porto torre dos clerigos

Atente bem: são 240 degraus até ao topo, por um corredor apertado, em caracol. Como vê, a viagem não é aconselhável a pessoas que sofram de claustrofobia, mas acredite que vale bem a pena!

A vista é soberba e de deixar qualquer um de boca aberta.

A Torre dos Clérigos é uma obra barroca, da autoria de Nicolau Nasoni e foi construída na primeira metade do século XVIII.

7. Jardins do Palácio de Cristal

fim de semana no porto jardins palacio de cristal

Este é o local perfeito para o final do primeiro dia no Porto, onde poderá relaxar, descontrair, tomar uma bebida refrescante, conversar um pouco e desfrutar das vistas panorâmicas sobre o rio e sobre a cidade.

Os Jardins do Palácio de Cristal são um verdadeiro pulmão verde em plena cidade e foram projetados no século XIX pelo arquiteto paisagista alemão Émille David.

8. Palácio da Bolsa

fim de semana no porto palacio da Bolsa

A casa da sede da Associação Comercial do Porto e é um dos monumentos nacionais da Invicta mais visitados.

A parte mais famosa é o famoso Salão Árabe que encanta tudo e todos pelo seu exotismo e singularidade.

9. Ribeira

fim de semana no Porto ribeira

Todos conhecem a Ribeira e todos se apaixonam à primeira vista, mesmo sendo cada vez maior a multidão de turistas que visitam o local, o que, para muitos, pode despersonalizar o espaço.

Mas se conseguir ignorar isso e ultrapassar esse fator, conseguirá perceber o encanto do local e por que motivo é mesmo tão procurado.

10. Ponte Luis I

fim de semana no Porto ponte luis I

Depois pode caminhar em direção à Ponte Luís I, que foi projetada pelo Eng.º Teófilo Seyrig, discípulo de Eiffel – sim o mesmo Gustave Eiffel que projetou a Torre Eiffel de Paris.

É, sem dúvida, uma obra de grande beleza e um excelente exemplo do que de melhor se faz na Arquitetura mundial.

11. Visita às Caves de Vinho do Porto

fim de semana no Porto caves vinho do porto

Praticamente todas as visitas às caves têm direito a degustação, o que permite saborear uma vinha tão rica e encorpada quanto a cidade do Porto.

Poderá fazê-lo na zona do Cais de Gaia, local onde existem vários armazéns de marcas de vinho do Porto conhecidos.

12. Teleférico do Cais de Gaia

fim de semana no Porto teleferico cais de gaia

A viagem bem pode ser curta e até um pouco cara, mas vale a pena pelas vistas e pelo destino: o Jardim do Morro – mais um espaço obrigatório para as fotografias habituais e que tanto sucesso fazem no Instagram.

13. Casa da Música

fim de semana no Porto casa da musica

É um dos edifícios mais recentes da Invicta, mas que já se destaca por ser um verdadeiro ícone da arquitetura contemporânea mundial, atraindo visitantes dos mais variados pontos do planeta. Além disso, tem uma programação dinâmica e inovadora, o que alterou por completo a cena cultural na cidade.

14. Museu de Arte Contemporânea de Serralves e Parque de Serralves

fim de semana no Porto parque serralves

Este espaço é o mais importante museu de arte contemporânea em Portugal e foi projetado pelo arquiteto portuense Siza Vieira. Localiza-se na Fundação de Serralves e permite desfrutar de diversos momentos: cultura, passeio pelos jardim e exposições e respirar aquele ar puro longe da agitação da cidade.

15. Café Majestic

Comece o dia com um pequeno-almoço no café Majestic, que é, para muitos, o café mais bonito do mundo. Sem dúvida, um local bem emblemático para começar em grande este fim de semana no Porto.

Foi fundado em 1921 e apresenta uma atmosfera de requinte, elegância e bem-estar, que lhe conferem uma beleza única e incomparável, do estilo Belle Époque. Em 1986, foi classificado como Imóvel de Interesse Público.

10 restaurantes para conhecer


fim de semana no Porto francesinha

A gastronomia do Porto é bastante típica, tradicional e bem característica. É composta por pratos bem ricos, que estão, intrinsecamente, ligados à história da cidade. Falamos de tripas à moda do Porto e francesinha, só para enumerar dois que só por si enchem qualquer estômago.

Mas a cidade palpita de locais incríveis e vibrantes, cheios de influências estrangeiras ou com comida tradicional envolta em novos twists. Confira alguns dos locais imperdíveis.

 

10 locais onde pode ficar hospedado


hoteis fim de semana no Porto

E depois de tanto passeio e tanta comida boa, há que descansar. Confira alguns dos melhores locais para ficar alojado, sem gastar nenhuma fortuna.

 

Veja também:

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].