Publicidade:

Fim de semana em Lisboa: o que ver, onde ficar e onde comer

Cidade das sete colinas e de belezas ímpares, conheça os spots imperdíveis para visitar num fim de semana em Lisboa. Viva esta cidade ao máximo.

 
Fim de semana em Lisboa: o que ver, onde ficar e onde comer
Desfrute do melhor da capital portuguesa

A cidade banhada rio Tejo é o lugar ideal para uma escapadinha. Saiba o que pode fazer num fim de semana em Lisboa, onde pode comer (e muito bem) e onde pode ficar hospedado, a preços aceitáveis.

Lisboa é um amontoado organizado de ruas estreitas e grandes avenidas, ruínas antigas e catedrais de cúpulas brancas que encanta sempre quem a visita, independentemente de ser a primeira ou a décima vez que a visita.

Um fim de semana em Lisboa é notoriamente insuficiente para beber de toda a cultura, de todos os locais encantados, de todas as experiências que a capital portuguesa tem para oferecer.

Descobrir Lisboa num fim de semana


Não faltam bons motivos para visitar Lisboa: da população acolhedora e alegre, à arquitetura, passando pela história, cultura, estilo de vida e, claro, a fabulosa gastronomia. Vamos passear?

1. Praça Marquês de Pombal

fim de semana em Lisboa praca marques do pombal

Esta é provavelmente uma das praças mais famosas do país, logo um ponto de paragem obrigatória e o ponto de partida perfeito para um fim de semana em Lisboa.

O local ficou bastante afetado após o terramoto de 1755, tendo sido reconstruído – à semelhança do resto da capital, pelo então Ministro do Reino, Marquês de Pombal, que encabeçou a planificação e a reconstrução. Daí o nome bem como a homenagem com a implementação do Monumento a Marquês de Pombal, em 1934.

2. Praça Dom Pedro IV / Rossio

fim de semana em Lisboa rossio

Considerada o coração de Lisboa é por lá que se realizam algumas das iniciativas e eventos mais marcantes da cidade, já desde a época da Inquisição. Percorrê-la é entrar num livro de história e ser totalmente absorvida pela mesma.

3. Rua Augusta

fim de semana em Lisboa rua augusta

Este é o ponto comercial de excelência da Baixa Lisboeta, com a vantagem de ser totalmente pedonal, o que possibilita caminhar com calma e observar quem passa, os artistas de rua, testemunhar o trabalho dos artesãos e ouvir os pregões dos vendedores ambulantes.

Numa das pontas, recebe o arco da Rua Augusta, de estilo neoclássico e que foi pensado para servir de homenagem a figuras incontornáveis da história de Portugal, como Viriato, Vasco da Gama, Nuno Álvares Pereira e Marquês de Pombal.

4. Castelo de São Jorge

fim de semana em Lisboa castelo de sao jorge

Apanhe o famoso elétrico 28 e vá até ao Castelo para ter uma verdadeira experiência lisboeta e desfrutar de uma das paisagens mais bonitas da cidade. Tal acontece dado que o monumento se localiza na mais alta colina de Lisboa e foi declarado Monumento Nacional em 1910.

5. Elevador da Glória

fim de semana em Lisboa elevador da gloria

É um dos elevadores mais famosos da cidade e imortalizado em música pelos Rádio Macau. Sobe 265 metros e liga a Praça dos Restaurados ao Bairro Alto. Foi elaborado pelo engenheiro português Raoul Mesnier du Ponsard.

6. Chiado e Bairro Alto

fim de semana em Lisboa chiado

O final do primeiro dia de um fim de semana em Lisboa deve passar pelo Chiado e Bairro Alto.

O primeiro é um dos locais mais prestigiados de Lisboa, com uma forte componente intelectual, liberal, modernista e também romântica.

O incontornável Bairro Alto é um dos bairros mais típicos, pitorescos e animados de Lisboa, que encanta pelas ruas estreitas e íngremes, cheia de bares, tasquinhas, restaurantes tradicionais e as típicas casas de fado.

7. Mosteiro dos Jerónimos

fim de semana em Lisboa mosteiro dos jeronimos

No segundo dia de um fim de semana em Lisboa, comece por visitar o fabuloso Mosteiro dos Jerónimos, obra da arquitetura Manuelina, cuja construção se iniciou após Vasco da Gama ter regressado da viagem à Índia.

Por lá poderá visitar os túmulos dos reis D. Manuel I e sua mulher, D. Maria, D. João III e sua mulher D. Catarina, D. Sebastião e D. Henrique, Vasco da Gama, Luís Vaz de Camões, Alexandre Herculano e Fernando Pessoa.

8. Padrão dos Descobrimentos e Torre de Belém

fim de semana em Lisboa torre de belem

E já que está por Belém, dê uns passinhos rumo ao Tejo, até ao Padrão dos Descobrimentos, erguido em 1940, integrado na Exposição do Mundo Português. É o símbolo da expansão ultramarina portuguesa.

Depois é altura de visitar a Torre de Belém, monumento que, no reinado de Manuel I, funcionava como uma torre de menagem de tradição medieval, onde se dispunham peças de artilharia.

9. Alfama

fim de semana em Lisboa alfama

Quando visitar Lisboa é obrigatório descobrir Alfama, um dos bairros mais típicos da capital que permite conhecer a verdadeira Lisboa: com as ruas sinuosas, becos esguios e escadarias íngremes.

Restaurantes em Lisboa: 5 locais para se deliciar


fim de semana em Lisboa pasteis de nata

Claro que deve provar os famosos pastéis de Belém, mas isso não é suficiente para encher a barriga… Então, descubra 5 restaurantes incríveis em Lisboa.

1. Alma

O chef Enrique Sá Pessoa disponibiliza um espaço de cozinha de autor, onde tudo estará preparado ao pormenor para lhe oferecer a melhor experiência. As influências são “a cozinha tradicional portuguesa, as viagens pelo mundo, a paixão pela Ásia e a vida em Lisboa”.

2. Feitoria

Localizado no Altis Belém Hotel & Spa, o restaurante Feitoria é premiado com uma estrela Michelin e proporciona uma das melhores experiências gastronómicas que irá vivenciar.

3. A Casa do Bacalhau

Onde antes funcionavam as cavalarias do Palácio do Duque de Lafões, hoje existe um dos melhores restaurantes da capital que tem o bacalhau como rei e senhor. E pode pensar: é só mais um local para comer bacalhau. E nós dizemos que não. É o local onde pode provar 25 maneiras diferentes de desfrutar o bacalhau.

4. Adega da Tia Matilde

O nome Adega Tia Matilde serve de homenagem à D. Matilde que, nos anos 20, iniciou uma tasca de bairro onde se faziam deliciosos petiscos.

A lenda e o legado continuam a ser respeitados pelos atuais donos, que fazem deste o local perfeito para petiscar qualquer coisinha.

5. Água pela Barba

Água Pela Barba tem como objetivo servir petiscos do mar na zona da Bica. Mas se não é grande fã de peixe, não desespere, pois aqui também pode experimentar outras opções igualmente deliciosas.

Hotéis em Lisboa: 5 exemplos bons e acessíveis


fim de semana em Lisboa hoteis em lisboa

Depois de tanto passeio e boa comida, está na hora do descanso. Temos 5 sugestões para lhe mostrar.

1. Turim Ibéria Hotel

O Turim Iberia Hotel está situado a 5 minutos a pé da Estação de Metro do Campo Pequeno, o que torna bem acessível. Além disso, tem excelentes condições, sem preços exorbitantes.

2. Lisbon City Hotel

É um hotel de design urbano, algo bem visível no átrio onde existem várias fotografias que representam os locais de maior interesse de Lisboa.

Localiza-se a apenas 100 metros da Estação de Metro dos Anjos.

3. Hotel Travel Park Lisboa

O Hotel Travel Park Lisboa está bem localizado no centro de Lisboa é uma excelente opção para quando visitar esta cidade, onde não faltam aspetos que tornarão qualquer alojamento numa estadia memorável.

4. Hotel Alif Campo Pequeno

O Hotel Alif Campo Pequeno foi fundado em 1992, porém mantém-se sempre atualizado, para proporcionar conforto e qualidade a todos aqueles que o visitam.

Como está bem perto do Campo Pequeno, beneficia de grande facilidade de acesso a transporte públicos.

5. Hotel Excelsior

Perto da Praça Marquês de Pombal encontra-se o Hotel Exclesior, que oferece aos hóspedes uma proposta acolhedora para a estadia nesta bonita cidade.

As vistas são incríveis e poderão conhecer vários pontos turísticos a pé.

 

Veja também:

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].