Composição nutricional e benefícios do consumo de Figos

É apreciador de figos? Sabe qual a sua composição nutricional? Saiba mais sobre este fruto tão apreciado e conheça os seus benefícios para a saúde.

Composição nutricional e benefícios do consumo de Figos
Tudo o que precisa de saber sobre Figos.

O figo é um fruto doce, largamente apreciado e com vários benefícios associados ao seu consumo.

Se consome figos regularmente, fique a conhecer a sua composição nutricional e por que razão deve incluir figos na sua alimentação.

Composição nutricional dos figos


composicao nutricional dos figos

De baixo valor calórico e sem gordura, revela-se uma opção viável para os seus lanches e snacks, ainda que com modração: é um fruto com açúcar e pessoas com diabetes devem respeitar as porções recomendadas. Na dúvida, consulte sempre um nutricionista.

O figo pode ser consumido fresco ou desidratado, no entanto, se optar por esta última verão, certifique-se que não tem adição de açúcar.

Além de ricos em fibra, os figos possuem um valor considerável de antioxidantes: compostos que protegem as suas células da ação de radicais livres e que previnem o aparecimento de diversas doenças e do envelhecimento precoce.

Quanto a vitaminas e minerais, destacam-se:

Composição nutricional dos figos:

Por cada 100g, os figos contêm:

  • Valor energético: 74 kcal
  • Proteína: 2,5g
  • Hidratos de carbono: 19g, dos quais 19g são açúcares
  • Fibra: 3g de fibra.

A porção recomendada é de 1 figo médio ou  2 pequenos.

Como consumir este fruto?


como consumir figos

Pode consumir na sua forma natural, desidratado, adicionado ao iogurte, em sumos ou na forma de compotas – poderá fazer em casa sem adição de açúcar.

Benefícios dos figos


beneficios dos figos

Estudos têm demonstrado que o consumo de figos tem benefícios nas seguintes situações clínicas:

  • Obstipação – devido à presença de fibra em boa quantidade.
  • Alterações no cabelo – devido ao teor de zinco e cobre.
  • Problemas de pele como psoríase, eczema e vitiligo.
  • Diabetes – a partir do extrato da planta, revelando-se vantajoso na melhoria dos sintomas e na sensibilidade à insulina.

 

Nota importante


Tome especial cuidado se toma medicação anti-coagulante e consome figo desidratado. Informe-se com o seu médico, de forma a que não consuma alimentos com vitamina k em excesso.

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Nutricionista Margarida Beja Nutricionista Margarida Beja

Margarida Beja é Nutricionista (1859NE) e trabalha atualmente no Reino Unido na área da gestão de peso. Anteriormente, trabalhou também no âmbito da nutrição comunitária e nutrição clínica e esteve envolvida em projetos ligados à prevenção da obesidade infantil, coaching e marketing nutricional. É licenciada em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.