Como voltar a ficar em forma após o parto?

Ficar em forma após o parto não é uma missão impossível. Ter cuidado com a alimentação, praticar exercício e manter uma boa hidratação é tudo o que precisa.

Powered by: BodyScience
Como voltar a ficar em forma após o parto?
Depois da gravidez pode sentir algumas dificuldades em voltar a ficar em forma.

Após o nascimento do bebé, a maioria das mulheres anseia perder o peso que ganhou durante os 9 meses de gestação e voltar a ficar em forma após o parto.

Ainda que a maioria do peso que se ganha durante a gravidez seja proveniente do bebé, por vezes, uma ingestão alimentar redobrada sem existir essa necessidade associada a um elevado grau de sedentarismo, fazem com que as grávidas comecem a acumular peso em excesso, dificultando o posterior retorno ao seu peso normal.

Neste sentido e antes de avançarmos para algumas dicas para ficar em forma após o parto, é importante salientar que, tal como o ganho de peso não surge de um dia para o outro, a sua perda também será gradual.

Como voltar a ficar em forma após o parto?


1. Amamente o seu bebé

ficar em forma apos o parto e amamentacao

Esta é, sem dúvida, uma excelente opção para voltar a ficar em forma após o parto, pois além de promover um gasto energético mais elevado, faz bem à saúde do recém-nascido e fomenta os laços entre a mãe e a criança.

Com efeito, a Organização Mundial de Saúde recomenda a prática da amamentação exclusiva durante seis meses, pois além dos benefícios para a criança, contribui para a perda de peso da mãe, de forma mais rápida e saudável: cerca de 500g por semana entre a 4.ª e a 14.ª semana pós-parto, o que equivale a uma perda de 5kg ao final deste período de tempo.

Por outro lado, e como está a perder mais calorias, é normal que sinta mais fome. O que deve fazer? Não tenha disponível em casa alimentos açucarados ou ricos em gordura, e opte por alternativas saudáveis que a saciem (fruta, lacticínios, fontes proteicas, etc).

Consulte aqui um nutricionista para obter ajuda e definir um plano alimentar específico para depois da gravidez.

2. Não opte por dietas muito restritivas

dieta restritiva

Outro ponto importante para voltar a ficar em forma após o parto é não se precipitar e fazer dietas muito restritivas para perder peso mais rápido.

Com estas dietas, pode até perder peso rápido na fase inicial, o que acaba por ser motivador, mas depois também será mais difícil assegurar a manutenção da dieta, o que fará com que recupere o peso com mais facilidade.

Assim sendo, a chave do sucesso para uma perda de peso saudável após a gravidez continua a ser nunca saltar refeições, comer alimentos nutricionalmente densos, como hortícolas, cereais integrais, fruta, de modo a manter-se saciada ao longo do dia e evitar alimentos ricos em açúcar e gordura.

3. Coma devagar e até se sentir saciada

Veja no seu bebé um bom exemplo a seguir e coma apenas até se sentir saciada. Esta filosofia deve acompanhá-la sempre, pois muitas vezes come mais do que aquilo que realmente precisa apenas por gula.

Este processo torna-se mais fácil se comer devagar, mastigar bem os alimentos e fizer algumas pausas durante a refeição, visto que o seu organismo precisa de tempo para se sentir cheio e ativar os mecanismos da saciedade.

4. Coma regularmente ao longo do dia

comer regularmente

Para não sentir “ataques” de fome é necessário que mantenha o seu nível de glicose (açúcar) no sangue estável. Para tal, fazer refeições com um intervalo não superior a 3 horas é uma boa forma de conseguir esta estabilidade.

Se sentir fome, um iogurte magro, uma gelatina sem açúcar ou duas nozes poderão ser boas opções.

5. Comece o dia com um pequeno almoço saudável mas não exagerado!

pequeno almoco saudavel

É verdade que o pequeno almoço é uma refeição muito importante, mas não é por isso que tem de comer em grande quantidade e que esta tem de ser a refeição mais consistente do dia. Basta, na verdade, comer alimentos ricos em termos nutricionais.

Opte por ingerir fontes de proteína, como lacticínios magros ou ovos, hidratos de carbono de baixo índice glicémico, como os cereais integrais (aveia, por exemplo) e uma peça de fruta.

6. Otimize o tempo de preparação das refeições

cozinha saudavel

Se não tem muito tempo para cozinhar, aproveite para cozinhar algumas refeições em maior quantidade e vá congelando uma parte das mesmas para poder comer nos dias posteriores.

Assim, em momentos de maior azáfama, será mais fácil para si comer de forma saudável e controlada e não terá tanta tendência a recorrer a fast food e take away.

7. Leia os rótulos alimentares

ler o rotulo

Se comprar alimentos embalados deve ler bem os rótulos e a informação nutricional dos mesmos e não olhar apenas para o valor energético do produto.

Leia todo o rótulo e a lista de ingredientes e verifique qual é o componente que existe em maior percentagem. Se for açúcar ou gordura, exclua.

De uma forma geral, deverá evitar a ingestão de alimentos processados, incluindo bebidas gaseificadas e comidas pré-cozinhadas.

8. Minimize a ingestão de sal e café

reduzir o consumo de sal

Evite ao máximo a adição de sal à sua alimentação, visto que este é um dos principais responsáveis pela retenção de líquidos, que por sua vez, influencia de forma negativa o peso; substitua-o por ervas aromáticas.

Também a ingestão de cafeína deve ser moderada, pois esta substância leva a picos de libertação de insulina, o que faz provoca a queda da glicemia e, consequentemente, uma maior necessidade de ingerir doces.

9. Evite ter em casa “pecados alimentares”

evitar comer doces em casa

Quando for fazer compras, além de evitar ir com fome, evite comprar alimentos que constituem tentações fáceis de atacar em momentos de maior stress. Falamos, neste caso, de bolachas, biscoitos, chocolates, refrigerantes, sobremesas doces, entre outros.

Tendo estes alimentos em casa disponíveis, a tentação para os ingerir vai ser muito superior, o que irá dificultar a sua missão de perda de peso e ficar em forma após o parto.

10. Pratique exercício físico e mantenha uma boa hidratação

pilates pos parto

Apesar de a alimentação ter um papel preponderante para a perda de peso após a gravidez, para voltar a ficar em forma, tem de incluir a prática de exercício físico e assegurar que mantém uma boa hidratação.

Para conseguir um corpo mais tonificado deverá fazer exercícios de força, que estimulam a síntese de massa muscular, intervalos com exercícios mais cardio para estimular maior perda de massa gorda.

Desta forma, além do gasto extra associado ao exercício, queimará calorias extras durante as horas seguintes ao término do exercício, pois o metabolismo estará mais acelerado.

Além do exercício físico, também todas as atividades físicas que tiver oportunidade de fazer de forma recreativa e em família ou na companhia de amigos, nomeadamente caminhadas, passeios de bicicleta, entre outros, aproveite para fazer.

No entanto, importa salientar que, consoante o tipo de parto – normal ou cesariana – há um determinado período de descanso a respeitar: três ou seis semanas, respetivamente. E isto aplica-se não só ao regresso de uma atividade física regular, como à iniciação da recuperação pós-parto.

Além do exercício, assegure ainda uma boa hidratação, pois muitas vezes a sensação de fome mistura-se com a sede e dá origem uma ingestão alimentar desnecessária. Esforce-se por beber pelo menos 1,5l de água ou chá sem açúcar por dia e evite outras bebidas açucaradas.

11. Tratamentos estéticos

tratamentos pos-parto

Para ajudar a acelerar o processo, os tratamentos podem ser uma opção para aumentar a sua auto-estima e se sentir mais confiante. Podem ajudá-la a ter uma percepção de recuperação mais rápida e, por isso, motivá-la para continuar o seu percurso até atingir a forma desejada.

Nas Clínicas BodyScience dispõe de uma equipa de profissionais especializados que garantem a eficácia e segurança de todos os procedimentos e tratamentos realizados. Assim, ao fazer a primeira consulta de avaliação gratuita, ser-lhe-ão mencionados os melhores tratamentos para atingir os seus objetivos, tendo em conta a altura em que se encontra (pós-parto).

Aqui poderá encontrar tratamentos como a Pressoterapia, Bodywave, Endermologia ou Powershape que irão ajudar a combater a retenção de líquidos típica do pós-parto, a celulite que foi acumulando ao longo do tempo e atenuar as estrias que possa ter ganho com o crescimento do bebé na barriga.

Veja também: