Publicidade:

Como fazer com que o seu bebé comece a falar mais cedo

O desenvolvimento do bebé depende dos estímulos proporcionados pelos pais e pelo ambiente que o rodeia. É importante que tente fazer com que o bebé comece a falar mais cedo.

Como fazer com que o seu bebé comece a falar mais cedo
As primeiras sílabas surgem por volta dos 6 meses.

O desenvolvimento do bebé depende, em grande parte, dos estímulos proporcionados pelos pais e pelo ambiente que o rodeia. O mesmo se verifica em relação à fala e é importante fazer com que o bebé comece a falar mais cedo.

A primeira palavra é aguardada sempre com ansiedade por parte dos pais. Habitualmente, o bebé começa a expressar as primeiras sílabas, como “bababa” ou “papapa” por volta dos 6 meses. Por volta dos 12 meses de vida, é possível que já ouça um “mamã” ou “papá”.

No entanto, existem bebés que demoram um pouco mais. Isto não significa que haja um problema, pois cada criança tem o seu tempo de desenvolvimento. A situação só é preocupante se passar dos 24 meses sem produzir nenhuma palavra.

Existem algumas maneiras de estimular o seu bebé a falar mais cedo e melhor.

9 formas de fazer com que o bebé comece a falar mais cedo


formas de fazer com que o bebe comece a falar mais cedo

1. Fale sempre corretamente

Os bebés imitam desde cedo tudo o que vêm: movimentos da boca e dos olhos, sorrisos, entre outros. Com os sons acontece a mesma coisa.

Como o bebé aprende por imitação, é importante falar corretamente com ele. Se não aprender bem desde o início, mais tarde pode ser mais difícil de o fazer.

2. Fale normalmente

Ao falar com o bebé, não deve infantilizar a voz. É de evitar usar palavras no diminutivo ou falar com voz mais fina. Ele deve sentir-se inserido nas conversas dos adultos com o máximo de naturalidade.

Para isso, fale de forma simples, com boa entoação e tente dar sempre destaque aos nomes das pessoas e dos objetos.

3. Olhe para o seu bebé enquanto fala

O contacto visual é essencial não só para estimular a relação afetiva, mas também serve de incentivo para o seu bebé se espelhar em si.

Se o bebé conseguir ver o movimento da sua boca, compreende melhor como o som é produzido e consegue imitar com mais facilidade.

olhar para o bebe enquanto fala

4. Não faça demasiado alarido

Quando o seu bebé começar a balbuciar as primeiras palavras, deve incentivá-lo mostrando que está contente. No entanto, isso deve ter limite, pois muita euforia da parte dos pais pode assustar o bebé e prejudicar o seu desenvolvimento.

Deixe-o confortável e evite gritar ou chamar a família toda ao mínimo balbucio.

5. Peça ajuda de outras crianças

Os bebés conseguem facilmente diferenciar os adultos das crianças e pode mais facilmente aprender com elas.

Peça ao irmão mais velho para brincar com o bebé. Não só o irmão mais velho se sentirá importante, como irá ajudar o desenvolvimento da fala do bebé. Se é filho único, deve proporcionar o contacto com outras crianças.

6. Não faça as vontades todas

Mimo a mais pode prejudicar não só o comportamento mas também o desenvolvimento do bebé. Se ele tem tudo e sempre que quer, sem precisar de chorar, apontar ou tentar dar algum sinal, não há estímulo para que ele melhore a comunicação.

Por-lhe tudo à disposição pode fazer com que a criança não explore o seu ambiente devidamente e que perca o interesse e curiosidade para aprender.

brincar com o bebe

7. Brinque muito

A brincar também se aprende. Está provado que pais que brincam com os filhos estimulam não só a aprendizagem mas também eles passam a conhecer e entender melhor os seus filhos e os seus comportamentos.

Um bebé que viva num ambiente stressante e cheio de tensão pode ter mais dificuldade para se desenvolver adequadamente.

8. Desligue os aparelhos eletrónicos

A competição da fala dos pais com o som de aparelhos eletrónicos (televisão, rádio, computador, entre outros) pode dificultar a concentração e aprendizagem do bebé. Não é que estes meios de comunicação sejam prejudiciais, mas não devem ser o principal meio de estimulação do bebé, pois não são meios naturais de desenvolvimento da fala e da linguagem.

9. Fale sobre tudo

Quanto mais o seu bebé for exposto à linguagem, mais estimulo terá para o seu desenvolvimento.

Pode cantar músicas, contar histórias e falar sobre tudo o que está acontecer e estão a fazer. Aproveite a hora do banho, de dormir ou outros momentos do dia. Mesmo que pareça que o seu bebé não percebe nada, o cérebro dele já está a memorizar as palavras.

Veja também:

Enfª Isabel Silva Enfª Isabel Silva

Isabel Silva é enfermeira por paixão, licenciada pela Escola Superior de Enfermagem do Porto. Sempre quis seguir a área da saúde e acredita que a informação é uma ferramenta essencial para a saúde da população, e que cabe aos profissionais de saúde transmiti-la de forma relevante e fidedigna para que cada indivíduo seja capaz de tomar decisões importantes relativamente à sua saúde e ao seu bem-estar.