5 Fatores que o impedem de perder massa gorda

Perder gordura não é difícil, mas existem alguns fatores que o impedem de perder massa gorda e atingir o seu objetivo. Saiba quais são.

Powered by: BodyScience
5 Fatores que o impedem de perder massa gorda
Saiba o que está a causar-lhe este transtorno.

Tem dificuldade em perder massa gorda? Este é um problema comum e mas não tem de ser de difícil resolução. Afinal, há vários fatores que o impedem de perder massa gorda e que, provavelmente, desconhece ou não se apercebe que podem interferir no seu objetivo final.

Perder massa gorda pode ser fácil no início, mas a longo prazo, pode tornar-se uma tarefa árdua. Fique com as nossas dicas e consiga atingir os seus objetivos.

5 fatores que o impedem de perder massa gorda


1. Não está a comer proteína suficiente

fatores que o impedem de perder massa gorda e alimentos saudaveis

A proteína é um dos macronutrientes mais importante para perder peso. Comer 25 a 30% das calorias sob a forma de proteína pode aumentar o metabolismo de 80–100 calorias por dia. Além disso, também pode reduzir drasticamente os desejos de comer por impulso, a chamada fome emocional.

Logo pela manhã, não se esqueça de incluir proteína no seu pequeno-almoço. Este nutriente vai ser muito importante para evitar que surjam episódios de fome ao longo do dia.

Uma ingestão de proteína adequada às suas necessidades também ajuda a prevenir a desaceleração metabólica, um efeito colateral comum da perda de peso. Além disso, ajuda a prevenir a recuperação de peso.

2. Está a exagerar na quantidade de calorias ingeridas

diario alimentar

É frequente que, quem tem problemas em perder peso e perder massa gorda, tenha problemas com a quantidade de calorias ingeridas.

Não ter noção das calorias que se ingere por dia é um fator que pode determinar o insucesso da perda de gordura, principalmente quando não há um registo de tudo aquilo que é ingerido.

A falta de registos pode ser determinante e existem, inclusive, estudos que reportam que as pessoas tendem a subestimar a sua ingestão de calorias numa quantidade significativa.

Por isso, se não está a conseguir perder massa gorda, certifique-se que está a ingerir as calorias e os nutrientes certos e na devida quantidade – adequada às suas necessidades nutricionais. A ajuda de um nutricionista é fundamental para conseguir contabilizar as doses e calorias ingeridas por dia.

Depois de algum tempo de prática, vai ser mais fácil saber quantas calorias equivalem a determinado alimento e já não será preciso manter registos de tudo.

>> Marque já a sua consulta de nutrição

3. Não está a comer alimentos integrais

alimentos integrais

A qualidade dos alimentos é tão importante quanto a quantidade. Comer alimentos saudáveis pode melhorar o seu bem-estar e ajudar a regular o seu apetite. Estes alimentos tendem a ser muito mais nutritivos do que os seus equivalentes processados.

Tenha em mente que muitos alimentos processados rotulados como “alimentos saudáveis” podem não ser realmente saudáveis. Prefira alimentos integrais ou com um único ingrediente, tanto quanto possível.

4. Não está a fazer exercício físico (treino de força e cardio)

treino com cordas

Uma das coisas mais importantes que pode fazer quando está a tentar perder massa gorda é fazer exercício físico, como treino de força (musculação) ou cardio (corrida, andar de bicicleta).

Se estiver a fazer uma dieta mas não estiver a praticar exercício físico, a perda de massa gorda pode não ser tão evidente, uma vez que também existe perda de massa muscular.

Manter uma percentagem de massa muscular adequada é fundamental para ter um metabolismo mais acelerado e, com isso, ter mais facilidade em perder massa gorda. Ao contrário do que possa pensar, a musculação é do tipo de treino que mais contribui para a queima de massa gorda e definição.

Já os exercícios de cardio são muito importantes na perda de gordura visceral, um tipo de gordura que se acumula em torno dos órgãos.

Se, ao exercício físico, conseguir adicionar tratamentos estéticos focados na perda de gordura, os resultados serão certamente mais satisfatórios e visíveis em menos tempo. Pode marcar aqui a sua primeira consulta de avaliação gratuita.

5. Não bebe água suficiente

beber agua fresca

A água pode beneficiar a perda de peso. As pessoas que bebem água antes das refeições (cerca de 30 minutos antes) tendem a perder mais peso do que as que não bebem.

Além disso, também parece existir uma relação entre a ingestão de água e o aumento de calorias queimadas.

Por isso, se não está a ser bem-sucedida, o problema pode estar na ingestão de água antes das refeições e ao longo do dia.

Em suma…


A baixa ingestão de proteína pode estar a fazer com que não consiga perder massa gorda. Certifique-se que come muitos alimentos ricos em proteína.

É possível que esteja a comer demasiado. As pessoas frequentemente superestimam sua ingestão de calorias. Dê preferência a alimentos integrais. Comer muitos alimentos processados pode arruinar o seu sucesso na perda de peso.

O treino de força é uma maneira eficaz de perder gordura. Previne a perda de massa muscular frequentemente associada à perda de peso e ajuda a manter a perda de gordura a longo prazo. O cardio ajuda a queimar gordura, especialmente na zona abdominal.

Para reduzir a ingestão de calorias, beba um copo de água antes das refeições.

Veja também: