Farinha de grão-de-bico: benefícios e como fazer

A farinha de grão-de-bico é isenta de gluten e apresenta vários benefícios para a saúde, devido ao seu excelente conteúdo nutricional. Além disso, é uma alternativa extremamente versátil, podendo ser utilizada nas mais variadas preparações culinárias, que vão desde tartes a bolos até quiches e massas, adequando-se a tudo.

Farinha de grão-de-bico: benefícios e como fazer
A farinha que vai querer experimentar.

A farinha de grão-de-bico é um tipo de farinha feita a partir do grão-de-bico seco. A farinha de grão-de-bico pode ser encontrada nos mercados asiáticos e do Oriente Médio, mas também é possível fazer a sua própria em casa.

Da mesma forma que o grão-de-bico inteiro, a farinha apresenta diversos benefícios nutricionais e pode ser utilizada como alternativa à farinha tradicional de trigo para a confeção de bolos, massas, tortas e quiches, por exemplo.

Continue a ler este artigo para descobrir as suas propriedades, assim a fazer em casa.

Informação nutricional da farinha de grão-de-bico


farinha de grao de bico em tigela

Tal como o grão-de-bico por si, a farinha está cheia de nutrientes. Por cada 100g deste alimento, obtém-se:

  • Emergia: 368 kcal
  • Proteínas: 23g
  • Hidratos de carbono: 58g
  • Fibras: 12g
  • Gorduras: 7g
  • Ferro: 5mg
  • Cálcio: 45mg

 

Benefícios da farinha de grão-de-bico para a saúde


1. Boa fonte de fibras

alimentos com fibra

O grão-de-bico é uma excelente fonte alimentar de fibra, fazendo com que a farinha seja igualmente uma boa fonte, mais especificamente cerca de 12g por cada 100g. Esta é uma vantagem relativamente às farinhas refinadas, que são normalmente escassas em nutrientes e têm um baixo teor de fibra.

2. Ajuda a melhorar a saúde do coração

problemas do coracao

As leguminosas são alimentos bastante nutritivos que são conhecidos por ajudarem a regular os níveis de colesterol, reduzir a hipertensão arterial e proteger contra doenças cardiovasculares.

3. Estabiliza a glicemia e ajuda a prevenir diabetes

picada para aferir a glicemia

Enquanto as farinhas refinadas podem elevar rapidamente os níveis de açúcar no sangue e levar a picos de energia, a farinha de grão-de-bico possui hidratos de carbono complexos que o organismo utiliza de forma mais lenta, não afetando os níveis de glicose nem criando picos de energia.

4. Pode ajudar na perda de peso

perder peso

Alimentos ricos em fibras, como o grão-de-bico ou outras leguminosas, são altamente nutritivos mas não são altamente calóricos.

A farinha de grão-de-bico é um alimento rico em fibras e proteína, o que ajuda a que a pessoa se sinta saciada durante mais tempo. Quando o objetivo é perda de peso, a ingestão deste alimento é uma mais-valia.

5. Diminui a inflamação e melhora o sistema imunitário

sistema imunitario reforcado

O grão-de-bico também pode beneficiar o sistema digestivo e melhorar a imunidade, contrariando a acidez de uma dieta mais debilitada.

Num estado mais alcalino, o corpo é capaz de permanecer em homeostasia, combater a inflamação e impedir que as células cancerígenas proliferem.

6. Sem glúten e bom para a digestão

digestao facilitada

Este tipo de farinha não possui trigo, centeio, cevada ou outros cereais contaminados, pelo que é livre de glúten.

A maioria das pessoas pode beneficiar de uma dieta livre de glúten devido aos seus efeitos negativos no intestino, digestão e respostas imunes, sendo elas sensíveis ou alérgicas ao glúten ou não.

Como fazer farinha de grão-de-bico em casa?


farinha de grao de bico numa tigela de madeira

Esta versátil farinha pode ser facilmente feita em casa. É muito fácil de se fazer e não demora muito tempo.

– Ingredientes –

  • 500g de grão-de-bico seco
  • Água

– Modo de preparação –

  1. Colocar o grão-de-bico num recipiente e cobrir com água. Deixar de molho entre 8 a 12 horas.
  2. Após esse período, escorrer a água e espalhar os grãos-de-bico sobre um pano limpo, para ajudar a retirar o excesso de água.
  3. De seguida, espalhar os grãos-de-bico numa assadeira e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, deixando assar durante cerca de 40 minutos ou até os grãos ficarem dourados. Mexer de vez em quando para não queimar.
  4. Retirar do forno e deixar arrefecer.
  5. Quando os grãos estiverem frios, colocar no liquidificador e desfazer até ficar em pó/farinha.
  6. Passar a farinha por uma peneira e levar novamente ao forno durante 15 minutos para secar totalmente. Mexer de 5 em 5 minutos.
  7. Esperar, deixar arrefecer e colocar num frasco de vidro bem fechado.
  8. Guardar para utilização futura.

Veja também: