5 Factos sobre alimentação com que todos os nutricionistas concordam

O mundo da nutrição pode ser polémico pelo que a informação baseada em evidência científica é fundamental. Estes são alguns dos factos com que todos os profissionais da área concordam.

5 Factos sobre alimentação com que todos os nutricionistas concordam
A evidência científica é fundamental mas há factos que não enganam.

Desde as abordagens tradicionais, às dietas da moda, passando pelos super alimentos, somos diariamente bombardeados por informações, muitas vezes contraditórias, sobre nutrição e alimentação saudável.

A proliferação de informação e pressão exercida através dos meios de comunicação social acaba também por exercer a sua influência, tornando a nutrição numa temática que levanta questões controversas e que leva a muitas discussões, mesmo em contexto de consulta com o nutricionista.

No entanto, importa referir que é perfeitamente plausível que existam opiniões diferentes sobre determinadas questões por parte dos nutricionistas, desde que estas se baseiem na evidência científica disponível.

E apesar de a nutrição ser uma ciência em constante evolução, na qual nem sempre há certezas absolutas, pois existiram sempre diferentes perspetivas e abordagens, para sua melhor orientação, indicamos-lhe de seguida alguns factos com que todos concordam na nutrição.

5 Factos com que todos os profissionais concordam na nutrição


1. A proteína é um nutriente importante para a perda de peso

factos com que todos concordam na nutricao proteina

Se durante muito tempo se pensou que a proteína era um nutriente importante apenas para quem pretendia aumentar a massa muscular, atualmente sabe-se que também é um nutriente essencial para quem deseja perder peso.

Isto porque, se por um lado a proteína contribui para a manutenção da massa muscular durante a perda de peso, o que consequentemente mantém o metabolismo mais acelerado e ajuda na perda de peso, por outro lado, a proteína é um nutriente com maior capacidade saciante do que os restantes, o que facilita a inibição do apetite.

Por outro lado, e ao contrário dos hidratos de carbono, a proteína não tende a acumular-se sob a forma de massa gorda.

2. O açúcar é um “veneno”

factos com que todos concordam na nutricao acucar

Um dos factos mais unânimes a nível de nutrição, desde o aparecimento desta ciência, foi a certeza de que o açúcar, em particular aquele que se adiciona aos alimentos deliberadamente, é um vilão para a saúde.

Não só promove o aumento de peso e massa gorda, como também a resistência à insulina e o surgimento de diabetes, doenças cardiovasculares, cáries dentárias, inflamação e, em casos mais graves, até o cancro.

3. Os alimentos ricos em gordura saturada aumentam o colesterol

factos com que todos concordam na nutricao colesterol elevado

Se durante muito tempo o ovo e o marisco foram considerados os principais responsáveis pelo aumento do colesterol, sendo recomendada a sua exclusão em pessoas de maior risco, atualmente a evidência científica é unânime em apontar que o aumento do colesterol está associado ao consumo excessivo de gorduras saturadas e trans não diretamente à ingestão de alimentos ricos em colesterol, mas pobres neste tipo de gorduras.

Se avaliarmos a composição do ovo e do marisco verificamos que o teor de gordura saturada é baixo, sendo alimentos compostos maioritariamente por gordura insaturada (55%), a qual desempenha um papel protetor do ponto de vista cardiovascular.

Pelo contrário, alimentos como a carne vermelha, manteiga e enchidos e fumados, alimentos processados e embalados são ricos em gordura saturada, sendo os principais promotores do aumento do colesterol.

4. Não é preciso eliminar totalmente os hidratos de carbono para perder peso

factos com que todos concordam na nutricao alimentacao controlada

Os alimentos que possuem hidratos de carbono (cereais integrais, fruta, leguminosas, em particular) não devem ser excluídos em nenhum regime dietético, visto que são os alimentos fornecedores de energia por excelência, sendo também importantes para a função cognitiva e para o normal funcionamento do metabolismo.

Além disso, a par dos hidratos de carbono, estes alimentos fornecem também vitaminas e minerais importantes para o organismo.

Como tal, mais importante e saudável do que a exclusão é a moderação e a preferência por hidratos de carbono pouco refinados e de baixo índice glicémico (pois são mais saciantes e impedem a ocorrência de picos de glicemia).

5. Comer fruta é diferente de beber sumos de fruta

factos com que todos concordam na nutricao sumos de fruta e fruta

Quando transforma uma peça de fruta em sumo, acaba por perder muitos dos seus nutrientes, nomeadamente a fibra, algumas vitaminas e minerais.

Além disso, nos sumos de fruta, a frutose (açúcar da fruta) está muito mais disponível para o organismo, o que acelera a absorção e promove a elevação repentina da glicemia. Como tal, os sumos de fruta promovem uma saciedade muito inferior à fruta em natureza e potenciam o aumento da massa gorda.

Por outro lado, quando consumimos um sumo de fruta, quase sempre utilizamos mais do que uma peça de fruta na sua elaboração, o que aumenta significativamente a quantidade de fruta consumida na refeição, algo que não ajuda quem procura gerir o peso ou que sofra de diabetes, por exemplo.

Posto isto, foque-se na informação verdadeira informe-se junto do seu nutricionista sempre que tiver dúvidas.

Veja também:

Nutricionista Rita Lima Nutricionista Rita Lima

Rita Lima é nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em 2016 e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade. É membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].