8 Formas e benefícios de exercitar o seu cão

Independentemente da raça, é importante encontrar formas de como exercitar o seu cão e promover algumas atividades importantes. Saiba como o deve fazer.

Powered by: Vetecare
8 Formas e benefícios de exercitar o seu cão
Saiba como ter um animal mais forte e saudável.

Grandes ou pequenos, com mais ou menos energia, encontrar formas de exercitar o seu cão é algo que deve ser implementado no dia-a-dia de qualquer animal.

Geralmente, o melhor amigo do homem também pode ser o seu melhor amigo de treino do homem, seja para a prática de exercícios regulares, moderados ou vigorosos, tendo em conta o animal, mas também o dono e as suas capacidades físicas e necessidades.

Exercitar o seu cão: aspetos a ter em conta


exercitar o seu cao caes golden retriever a correr

Especialmente os cães de raça grande, podem ser muito mais propensos a problemas ósseos e de mobilidade, devido, precisamente, à sua estrutura corporal. Assim, é extremamente importante a prática de exercícios que tenham em conta o aumento da força e capacidade muscular. Desta forma, conseguirá evitar os problemas nas articulações tão frequentes e que podem afetar a qualidade de vida do seu patudo.

E o melhor é mesmo começar a fazê-lo desde cedo, para que o cão se habitue à prática de exercício físico, desde que de forma controlada. Os cachorros precisam de se exercitar, é certo, contudo, devem evitar atividades físicas excessivas ou intensas até que tenham idade suficiente para evitar lesões, ou seja, quando a estrutura óssea estiver totalmente formada.

O ideal é que consulte sempre o seu médico veterinário que o aconselhará sobre o tipo e tempo de treino ideal para o seu cão, adequado à raça e ao porte. Lembre-se que, com o plano de saúde da Vetecare, por apenas 13€ por mês, pode ter acesso a uma vasta rede de veterinários e serviços com descontos para poder cuidar do patudo.

Exercitar o seu cão: 7 motivos para o fazer


exercitar o seu cao caes a brincar

A prática de exercício físico é bastante importante para ter um animal saudável e feliz. Atente à lista de benefícios:

  • Fortalecimento de ossos e articulações;
  • Melhoria do sistema cardiovascular;
  • O animal ficará mais obediente;
  • O animal dormirá melhor e mais profundamente durante toda a noite;
  • Criação de uma maior ligação e proximidade entre dono e animal;
  • O animal irá tornar-se mais sociável para com outros cães e pessoas;
  • Desenvolvimento de habilidades cognitivas.

 

Como exercitar o seu cão: 8 exercícios para aumentar a força muscular do seu cão


exercitar o seu cao dona e cao a correr

Caminhada

É o exercício mais básico de todos e que pode ser praticável por qualquer animal ou pessoa e que é bem melhor do que ficar em casa prostrado no sofá.

Vá alternando entre passada regular e passada mais acelerada e entre diferentes tipos de solo com diferentes níveis de dificuldade, para impulsionar o ritmo cardíaco e queimar mais calorias.

Arremesso de objeto

É também um exercício muito comum e fácil de executar. Convém estar no exterior, num local amplo e com bastante espaço para o seu animal correr à vontade.

Apenas precisa de um brinquedo que possa ser atirado para que o seu cão o vá recolher e traga de volta até si.

Percurso de obstáculos

Em primeiro lugar, deve espalhar alguns objetos de modo a formar um percurso de obstáculos, com alguma dificuldade – não pode ser como se de um passeio no parque se tratasse. Seja criativo!

Depois coloque a trela no seu cão e leve-o, lentamente, a percorrer o percurso, para que se sinta familiarizado. Depois, regresse ao ponto inicial, tire a trela e incentive o cão a fazer o percurso sozinho.

Esta também pode ser uma atividade a ser desenvolvida em locais específicos de treino, podendo resultar num ótimo dois em um. Com o plano de saúde Vetecare pode ter acesso a descontos numa vasta rede de centros de treino por todo o país.

Parque de cães

Não é algo que ainda exista em Portugal com grande expressão, ao contrário do que acontece noutras cidades da Europa ou América. Mas pode adaptar-se às circunstâncias e condições que encontra no parque perto de sua casa.

Faça dos troncos ou bancos do parque um obstáculo para o seu cão ultrapassar; pegue em pequenos ramos de árvore caídos e atire para que o seu cão possa ir buscar e trazer de volta até si; faça umas corridas ligeiras.

Brincar com luz de ponteiro

Os ponteiros a laser são a garantia de horas intermináveis de diversão e exercício para os animais de estimação e são uma excelente atividade interna em dias mais frios e chuvosos.

Canicross

Esta é uma modalidade bem simples e consiste em correr ao lado do seu cão, durante períodos mais extensos e por entre terrenos alternativos e diferentes, para criar diversos níveis de dificuldade e cenários alternativos.

O número oito

Este é um exercício benéfico quer para o dono, quer para o animal e é bastante simples, mas que permite gastar imensas calorias e energia.

O dono deverá manter as pernas afastadas e passar uma bola por entre as suas pernas, fazendo o movimento do número oito, com o objetivo de que o animal siga esse movimento e persiga a bola.

Rebocador

A prática deste exercício físico, que também pode ser interpretado como um jogo, envolve a força de dois rebocadores: o humano e o animal, ficando cada um em cada extremidade de um brinquedo de puxar, como uma corda, ou uma bola com puxadores nas pontas, sendo que cada um deverá puxar na sua própria direção.

A vantagem é que este exercício pode facilmente ser executado dentro de casa, no pátio, na varanda, na rua, no parque, no jardim…

Veja também: