Publicidade:

Atividades para exercitar a concentração das crianças

Para exercitar a concentração das crianças existem diversas atividades que com paciência e imaginação podem ajudar muito nesse sentido. Esteja atento ao nosso artigo.

Atividades para exercitar a concentração das crianças
Conheça várias atividades que ajudam a exercitar a concentração das crianças.

As crianças são normalmente cheias de energia, e é assim que deveria ser. No entanto, também é importante exercitar a concentração das crianças de forma a desenvolver a habilidade de concentrar essa energia corretamente.

Nutrir um bom equilíbrio entre concentração e curiosidade em crianças pequenas é fundamental para aprimorar suas habilidades sociais e académicas durante os próximos anos.

Assim, muitas crianças têm dificuldade de concentração, especialmente numa idade mais jovem, quando cada distração à sua volta atrai a sua curiosa atenção.

Apesar de este ser o comportamento mais normal, é importante que as crianças melhorem as suas habilidades de concentração à medida que envelhecem.

7 ATIVIDADES IMPORTANTES PARA EXERCITAR A CONCENTRAÇÃO DAS CRIANÇAS


atividades para exercitar a concentracao das criancas

1. Jogos baseados em histórias

Para este jogo só precisamos de 2 coisas: Um bom livro de histórias e Imaginação!

Comecemos por ler 1 ou 2 parágrafos da história original. Em seguida podemos pedir à criança para imaginar e expressar qual será o próximo. É aqui importante dar orientação para manter o conteúdo ligado à história original.

Esta atividade ajuda a exercitar a concentração, o raciocínio lógico e a imaginação da criança aliado a um momento de conversa e partilha.

2. Labirintos

Conseguimos facilmente encontrar online e gratuitamente labirintos apropriados para a idade de cada criança. Começar nos níveis mais fáceis e avançar de nível, acompanhar a velocidade e os erros, elogiando a constante melhoria de pontuações.

Esta é uma atividade simples, mas ótima para a concentração, planeamento, velocidade de processamento e ainda auxilia na integração da componente visual à motora.

3. Jogos de Puzzle, Palavras cruzadas e Imagens

Enigmas com imagens podem ser excelentes ferramentas para exercitar a concentração das crianças. Enquanto as palavras cruzadas melhoram a atenção na forma como se juntam as letras para formar palavras, os enigmas de imagens melhoram o foco e a concentração visual.

Um exercício simples e interessante consiste em estimular a criança a procurar objetos que estão fora do lugar. Fornecer imagens de contextos específicos em que há um objeto que nada tem a ver com o apresentado. Tal ajuda a estimular também o espírito critico da criança.

4. Jogos da memória

Estes jogos são tão bem conhecidos e tantas vezes esquecidos. É um jogo clássico em que a criança necessita de se lembrar da localização das imagens, o que ajuda a memorizar sequências de estímulos.

Encoraja assim a criança a prestar toda a atenção para poder chegar à solução. As crianças são normalmente competitivas e o facto de verem isto como um jogo faz com que adorem ganhar, mantendo assim alerta todos os sentidos para que o consigam alcançar.

5. Números ausentes

Este jogo tem um duplo propósito: Melhora a concentração e a Numeracia.

O jogo é simples: começamos a contar (não importa a sequência) esquecendo propositadamente números específicos de vez em quando. Por exemplo: 10, 11, 12, 14, 15,… A criança deve chamara a tenção para a falta do numero 13.

Podemos ainda aumentar a dificuldade com o uso de múltiplos ou contando ao contrário. Esta atividade ajuda a exercitar a concentração da criança com estímulo na audição.

6. Relaxamento com imagens positivas

Combinar técnicas de relaxamento simples, como respiração profunda, com imagens positivas, ajudam o cérebro a melhorara a concentração e aprender novas habilidades. As crianças podem imaginar que estão numa aula a prestar atenção ao que a professora está a ensinar ou até imaginar como são capazes de lidar com provocações na escola.

Este exercício sob orientação pode melhorar o comportamento na escola e as crianças são capazes de usar a própria criatividade para isso.

7. Integração do corpo com a mente

Um exemplo desta técnica consiste em fazer com que a criança tente sentar-se numa cadeira sem se mexer durante um determinado período.

É importante ir gerindo o tempo do exercício e sem duvida que esta pratica repetida ao longo de várias semanas irá apresentar melhoras significativas.

Esta atividade permite exercitar a concentração das crianças, uma vez que a conexão entre o cérebro e o corpo é fortalecida, proporcionando um melhor controlo.

A importância da atividade física


atividade fisica e exercitar a concentracao das criancas

A prática de atividade física como jogos de equipa, corrida, ou qualquer outro têm extrema importância neste processo de exercitar a concentração das crianças.

São estas tarefas que permitem libertar toda a energia extra que faz com que as crianças fiquem menos quietas e percam o foco.

Veja também:

Farmacêutica Cátia Rocha Farmacêutica Cátia Rocha

Cátia Rocha é farmacêutica. Como apaixonada pela profissão, acredita na importância da educação para a saúde e num papel interventivo dos profissionais de modo a transmitir conhecimentos que considera importantes e fundamentais para o bem-estar da população. É Mestre em Ciências Farmacêuticas pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte e exerce atualmente o cargo de farmacêutica na Farmácia Agra.