5 Exercícios para perder gordura: consiga o que sempre sonhou!

Quer eliminar uns quilinhos a mais, no conforto do lar e sem recurso a qualquer equipamento? Descubra aqui 5 exercícios para perder gordura de forma eficaz.

5 Exercícios para perder gordura: consiga o que sempre sonhou!
A solução passa por imprimir intensidade a clássicos do fitness.

Os melhores exercícios para perder gordura conjugam de forma equilibrada o treino cardio com o de força, ajudando a desenvolver os músculos enquanto os define.

De acordo com a nossa pesquisa, uma rotina corporal completa combinada com treino de elevada intensidade (HIIT) é a melhor solução para obter os resultados pretendidos, ajudando a perder o número de quilos que estabeleceu.

5 exercícios perfeitos para perder gordura


Porque são dos mais eficazes para o efeito, mas também para facilitar o trabalho e potenciar a sua motivação, decidimos apresentar-lhe sugestões de treinos que possam ser realizados no conforto da sua casa, utilizando apenas o corpo.

Assim, recomendando desde já que lhes aplique o referido conceito de força e dinamismo, apresentamos uma seleção de exercícios infalíveis para perder gordura.

1. Lunges com salto

– Execução –

  1. De pé, dê um passo amplo em frente, ficando com os pés afastados cerca de 1 metro;
  2. A partir dessa posição, dobre o joelho da frente, de forma a ficar em posição de lunge – este joelho deve manter-se alinhado com o calcanhar e o de trás deve ficar quase a tocar o chão;
  3. Dê um grande salto para cima, trocando as posições dos pés assim que estiver no ar;
  4. Quando regressar ao chão, deve fazê-lo novamente em lunge: a sua posição deve ser idêntica à que tinha inicialmente, mas com as pernas e pés opostos;
  5. Repita este movimento sem parar até atingir o número de repetições definido.

Dica: para potenciar a queima de calorias, acrescente o máximo de intensidade e energia aos saltos entre lunges.

Bónus: este movimento pliométrico, além de ser excelente a nível de cardio,  ajuda a definir e tonificar de forma intensa e eficaz os músculos, em especial os glúteos, contribuindo ainda para a força de pernas e para o equilíbrio.

2. Saltos laterais

 – Execução –

  1. Coloque-se de pé, com os pés juntos e os braços ao lado do corpo;
  2. Salte o máximo possível para a direita, aterrando apenas no pé direito e baixando-se ligeiramente;
  3. Estenda a perna esquerda para trás da direita, chegando perto do chão, mas sem lhe tocar;
  4. Rapidamente, empurre com o pé direito e salte agora para a esquerda, duplicando o movimento que fez originalmente, mas com as pernas opostas;
  5. Repita este movimento sem parar até atingir o número de repetições definido.

Dica: mais uma vez, sugerimos que acrescente o máximo de intensidade e energia aos saltos.

Bónus: este movimento do Pilates não só utiliza todos os grandes grupos musculares, queimando imensas calorias, como ainda fortalece e tonifica abdominais, ancas, coxas e glúteos, bem como as articulações dos joelhos e tornozelos.

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3. Agachamentos com salto

– Execução –

  1. De pé, alinhe os pés com os ombros;
  2. Faça um agachamento, assegurando-se de que os joelhos não ultrapassam os dedos dos pés, mas esticando o rabo para trás, como se se fosse sentar numa cadeira;
  3. Levante-se com o máximo de energia e intensidade possíveis, fazendo força com os calcanhares e saltando;
  4. Assim que atingir novamente o solo, volte a fazer um agachamento para completar uma repetição;
  5. Repita este movimento sem parar até atingir o número de repetições definido.

 Dica: procure fazer este exercício, no mínimo, durante um ou dois minutos seguidos.

Bónus: este movimento pliométrico, além de ser excelente para fortalecer e tonificar o corpo, assegura uma força incrível às pernas, o que resulta num aumento da velocidade absolutamente impressionante.

4. Jumping Jacks 

 – Execução –

  1. Coloque-se de pé, com os pés juntos e os braços ao lado do corpo;
  2. Salte, abrindo as pernas e esticando os braços para cima;
  3. Aterre com os pés a uma distância de cerca de 1 metro e os braços diretamente por cima da cabeça;
  4. Salte novamente, regressando à posição original;
  5. Repita este movimento sem parar até atingir o número de repetições definido.

 Dica: para elevar a sua queima de calorias, acrescente este simples exercício cardio às series do seu treino de força.

Bónus: trata-se de um exercício que potencia o seu ritmo cardíaco e trabalha os pulmões de forma simples e eficaz.

5. Exercício do alpinista

– Execução –

  1. Coloque-se numa posição de flexão, com pés e mãos no chão;
  2. Mantendo a posição, traga um dos joelhos até ao peito, o máximo que conseguir;
  3. Quando estiver no pico do movimento, toque ligeiramente com o pé no chão;
  4. Empurre o chão com ambos os pés simultaneamente, trocando a posição das pernas;
  5. Mantendo sempre a posição de flexão, repita este movimento sem parar até atingir o número de repetições definido.

 Dica: tendo presente que este é um dos mais eficazes exercícios para perder gordura, saiba que quanto menos tempo demorar entre a alternância das pernas, mais intenso será o movimento.

Bónus: além de queimar toneladas de calorias, este exercício tonifica a totalidade do corpo: abdominais, braços, coxas e glúteos. Pode ainda ser feito sem recurso a qualquer tipo de equipamento e adaptável à forma física e à capacidade de qualquer pessoa.

Esperamos que a simplicidade, conveniência e eficácia destes 5 exercícios para perder gordura vão ao encontro dos seus objetivos e desejos. Se decidir experimentá-los, recorde-se apenas de consultar o seu médico de família para se assegurar de que está em condições físicas para o fazer sem correr quaisquer riscos desnecessários.

Bons treinos!

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