Publicidade:

As esplanadas em Lisboa que tem mesmo de conhecer

Não faltam esplanadas em Lisboa. Seja com vista para o Tejo, no centro da cidade ou com vista mar, qualquer uma destas merece visita num fim de semana.

 
As esplanadas em Lisboa que tem mesmo de conhecer
Locais para desfrutar dos encantos da capital

Escolher uma entre as várias esplanadas em Lisboa pode não ser tarefa fácil. A oferta é grande numa cidade que borbulha de beleza, cultura, música, animação e, por isso mesmo, se torna tão atrativa para os portugueses e estrangeiros.

Afinal, cada canto de Lisboa parece oferecer vistas e paisagens ainda mais bonitas. E nada melhor do que sentar-se numa esplanada para desfrutar disso mesmo.

Então, atente a este roteiro de algumas das melhores esplanadas em Lisboa que merece a sua visita. Aproveite agora que o verão parece finalmente ter chegado!

Divirta-se, relaxe e aproveite!

10 esplanadas em Lisboa que merecem uma visita


esplanadas em lisboa vista rio tejo

1. Therapist

Tem como mote “mente sã, em corpo são”, o Therapist é o local perfeito para comer com prazer, sem culpas e pensando no quão fundamentais são estes quatro objetivos funcionais para o bem-estar geral: detox, imunidade, força ou energia.

Assim, além da alimentação saudável, o Therapist disponibiliza a prática e diferentes terapias (Naturopatia, Nutrição Funcional, Medicina Chinesa, Massagens), assim como aulas de yoga e workshops de temáticas várias.

2. Portas do Sol

A localização deste espaço é, sem dúvida, o ponto forte das Portas do Sol. Por se encontrar num dos miradouros mais deslumbrantes da cidade, com vista para o Tejo e para os monumentos de Alfama, é uma das esplanadas imperdíveis em Lisboa.

No terraço pode contar com mesas e sofás onde são servidos cocktails e refeições ligeiras, mas se o dia não estiver sorridente, saiba que também existe um espaço no interior.

3. TOPO Belém

O TOPO Belém é um espaço elegante e sofisticado, situado no 1.º piso do Centro de Congressos e Reuniões e traz sabores tradicionais portugueses e cocktails originais dos cinco cantos do mundo.

Assim, o CCB tem mais um fator de atração, neste caso um café de vistas soberbas para o Castelo, ruínas do Convento do Carmo, Cais do Sodré e sobre o rio Tejo.

A carta apresenta um menu executivo que vai mudando ao longo da semana, petiscos e pratos mais elaborados para o jantar e fim de semana, sempre acompanhados dos melhores vinhos que pode encontrar em Portugal.

4. Rossio Gastrobar

O Rossio Gastrobar situa-se no 7º Piso do Altis Avenida Hotel, o que lhe confere uma perspetiva altiva sobre a cidade – e que perspetiva!
A carta é da autoria do Chef João Rodrigues e do Chef João Correia, pelo que pode contar com pratos bem únicos e originais, perfeitos para combinar com dias e cocktails bem especiais, criados pela Chef de Bar Flaviana Andrade.

À boa comida e bebida, junta-se um terceiro elemento, totalmente indispensável nestes dias mais longos de verão: a música, seja em modo de música de fundo, seja com a presença de um DJ três vezes por semana, de quinta a sábado.

5. Quiosque Caricato

Este espaço remete-nos para o passado – e não, isso não tem de ser necessariamente uma coisa má… Antes pelo contrário. Será invadido pelo saudosismo assim que se deparar com este quiosque pintado de vermelho vivaço, que não passa despercebido a ninguém.

O espaço foi fundado por Salvador Melo, João Figueiredo e Gonçalo Dominguez, com o objetivo de recuperar o rodopio dos quiosques do centro da cidade para um bairro tão residencial como Benfica.

6. Ribeira das Naus

Historicamente este é um local de grande significado, dado ter sido ali que se construíram muitas das naus dos navegadores portugueses. Após requalificação, concluída em 2013, neste espaço ribeirinho entre a Praça do Comércio e o Cais do Sodré hoje existe uma das melhores esplanadas de Lisboa.

Junto à esplanada ainda existe um monumento dedicado ao pintor/escritor Almada Negreiros, colocado na celebração dos 120 anos do seu nascimento.

7. Linha d’Água

Bem no coração da cidade e com a tranquilidade proporcionada pelo jardim Amália Rodrigues, encontra-se a esplanada Linha d’Água.

Trata-se de um local privilegiado, para fugir da rotina do dia-a-dia, seja para fazer aquelas refeições ligeiras, ou para lanchar com os amigos, ou para beber um copo ao final do dia.

De destacar para consumo, aconselhamos as quiches frias, tostas, wraps, sumos naturais e chás gelados.

8. Choupana Caffe

O Choupana Caffe consegue juntar seis conceitos destintos em perfeita harmonia: mercearia, cafetaria, pastelaria, padaria, iogurteria, tapas e vinhos.

Abriu em 2012 e já tem lugar cativo em plena Avenida da República. O sucesso tem sido de tal forma, que se optou por abrir um novo café em Santa Apolónia. Nesse local, existe uma esplanada bem grande, com vista para o rio e com brunch servido diariamente.

9. Terrapão

O Mercado de Arroios tem mais um motivo de interesse desde o final de 2018: o Terrapão.

O nome indica quem manda neste espaço: o pão, pois claro. E que português é capaz de resistir a um bom pão? Aqui pode experimentar alguns pães fixos: o pão da casa, o de isco trigo, o cacete francês e chapata.

10. Espaço Espelho D’Água

O Espaço Espelho d’Água localiza-se em Belém, num edifício célebre do modernismo, rodeado por um amplo espelho de água, o que parece fazer a ligação do espaço com o rio.

Além de espaço de cafetaria, com uma esplanada incrível, o Espelho D’Água também dispõe de uma loja, galeria de arte e local para performances musicais .

 

Veja também:

Mónica Carvalho Mónica Carvalho

Mónica Carvalho é licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação, com Pós-Graduação em Comunicação, Assessoria e Marketing. Vê na produção de conteúdos uma forma de tornar o mundo um lugar mais interessante, curioso e acessível. Os livros, filmes, séries, música, desporto e, acima de tudo, as histórias das pessoas inspiram-na a querer sempre fazer mais e melhor.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].