4 Erros de flirt que as mulheres cometem com os homens

A linguagem corporal é determinante para o sucesso do jogo de sedução. Conheça os principais erros de flirt que as mulheres cometem, e acabe com eles!

4 Erros de flirt que as mulheres cometem com os homens
O flirt não é só para solteiros! Os casais devem manter a sedução.

De forma habitual, o flirt, por mais inocente que seja, é agradável para quem o dirige e para quem o recebe. É a forma que encontramos de enviar de forma subtil a informação de que nos sentimos atraídos por outra pessoa. No entanto, por receio da rejeição, muitas vezes o comportamento de flirt é ambíguo e a mensagem de sedução e atração que queremos transmitir acaba por não chegar ao destinatário.

Vamos conhecer este e outros erros de flirt que habitualmente as mulheres cometem com os homens.

A arte do flirt


erros de flirt

O flirt é a forma universal de mostrar interesse e atração por outra pessoa. É uma espécie de linguagem silenciosa, falada por homens e mulheres de todo o mundo. A forma como cada um de nós comunica interesse e atração por outra pessoa, está profundamente enraizada, daí que, habitualmente, os sinais sejam automaticamente compreendidos pela outra pessoa.

No entanto, o flirt requer a existência de determinadas habilidades e capacidades, nomeadamente inteligência, linguagem corporal, criatividade e empatia. Habitualmente, o flirt é feito por impulso e segue as nossas emoções e os nossos instintos mas, por vezes, acontecem os erros de flirt.

Investigações realizadas neste âmbito identificaram 6 motivações diferentes para o comportamento de flirt:

  1. Ter como objetivo o envolvimento em relação sexual;
  2. Por diversão, encarando o flirt e o jogo da sedução quase como se de um desporto se tratasse;
  3. Como forma de exploração e descoberta de como seria estar num relacionamento amoroso;
  4. Ter como meta aumentar a intimidade de um relacionamento amoroso;
  5. Como forma de aumentar a autoestima;
  6. Como forma de conseguir algo da outra pessoa.

 

4 erros de flirt que as mulheres cometem com os homens


homem sem vontade de conhecer mulher

O jogo de sedução nem sempre corre bem e, por vezes, os olhares e os gestos trocados entre mulher e homem nem sempre produzem o efeito desejado. Estes são alguns dos principais erros de flirt que as mulheres cometem com os homens:

1 – Iniciar a conversa recorrendo a perguntas abertas e pouco específicas: as investigações têm mostrado que a maioria dos homens prefere uma abordagem mais direta;

2 – Os estudos mostram que os homens se sentem atraídos por expressões faciais que denotam orgulho. Indo de encontro a estes dados, mulheres que não manifestam autovalorizarão e autoconfiança podem estar a cometer um erro de flirt;

3 – Deixar o flirt de lado assim que se estabelece um compromisso amoroso. O flirt e a sedução devem manter-se mesmo após o período de conquista inicial. O flirt pode e deve fazer parte do dia-a-dia de uma relação a dois, por exemplo, através de uma troca de olhares mais intensa e de pequenos gestos de carinho;

4 – Acreditar que ter uma boa aparência é suficiente. Há investigações que mostram que os homens são mais propensos a aproximar-se de mulheres que sorriem e que estabelecem contacto visual ao invés de se aproximarem apenas tendo por base a aparência física.

Quais são então as melhores formas de flirt?


mulher e homem em cafe

De forma a evitar os erros de flirt acima descritos, alguns estudos apontam quais as formas de sedução mais eficazes às quais as mulheres podem recorrer na hora de atrair um elemento do sexo oposto. Acima de tudo, os estudos demonstram que o que distingue um flirt de sucesso de um erro de flirt, não é a aparência da mulher mas sim a sua atitude. Boas formas de iniciar um flirt envolvem estabelecer contacto visual durante alguns segundos, sorrir e demonstrar interesse.

Assim, a melhor forma de uma mulher sinalizar o seu interesse por um homem, passa por olhar para ele, sorrir, adotar uma linguagem corporal relaxada e não demasiado retraída. Quando as mulheres se mostram inacessíveis, estão a cometer um erro de flirt. Ao invés desse comportamento rígido, podem adotar uma postura mais descontraída e chamar a atenção enquanto dançam, mexem no cabelo ou trocam olhares.

Veja também:

Psicóloga Ana Graça Psicóloga Ana Graça

Mestre em Psicologia, pela Universidade do Minho, com a dissertação “A experiência de cuidar, estratégias de coping e autorrelato de saúde”. Especialização (Pós-Graduada) em Neuropsicologia Clínica, Intervenção Neuropsicológica e Neuropsicologia Geriátrica. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e Neuropsicologia. Para além da Psicologia é apaixonada por viagens, leitura, boa música, caminhadas ao ar livre e tudo o que proporcione felicidade!