Evite estes 9 erros que o impedem de perder peso no ginásio

Está a tentar perder peso, mas está com dificuldades? Fique connosco neste artigo e descubra os 9 erros mais comuns que o estão a impedir de perder peso.

Evite estes 9 erros que o impedem de perder peso no ginásio
Siga as nossas dicas e veja as diferenças na sua balança.

O propósito deste nosso artigo é o de informar sobre os erros que o impedem de perder peso no ginásio, de forma a fazer as alterações necessárias para ir de encontro ao objetivo que o levou ao ginásio.

Muitas das pessoas que se inscrevem no ginásio têm como objetivo perder peso, mas nem sempre isso acontece, o que as leva a perderem-se do seu foco e acabarem por desistir dos treinos.

O que acontece muitas vezes é que a pessoa pensa que está a fazer tudo bem, mas os resultados continuam sem aparecer, uma vez que há certos erros que continuam a ser cometidos.

Fique com os 9 erros por nós evidenciados, no que pode estar a impedi-lo de perder peso.

9 erros comuns que o impedem de perder peso no ginásio


1. Não pedir ajuda a profissionais de exercício físico

personal trainer em aula

Não se esqueça que só fazer dieta não é o suficiente para perder peso. O treino também possui um papel muito importante para atingir os seus objetivos, na medida em que precisa de estimular os seus músculos e o seu sistema cardiovascular.

Assim, o exercício deve fazer parte da sua rotina semanal, e deve variar entre exercícios de musculação e cardio, sendo que o número mínimo de treinos deverá ser de 3 sessões.

Neste sentido, para tirar o melhor partido dos seus treinos e do tempo disponível, é da nossa opinião que deverá falar com um personal trainer para ser acompanhado ou para, pelo menos, ter um plano de treino adequado às suas necessidades e especificidades.

2. Só fazer treinos de cardio

peso no ginasio

O músculo é o único tecido no nosso corpo que queima gorduras, sendo necessário uma ativação do mesmo para que este consuma calorias e ajude a perder peso.

Neste sentido, é muito importante adicionar os treinos de musculação à sua rotina semanal e não fazer apenas treinos de cardio.

Deverá aliar uma ingestão adequada de proteína ao seu plano alimentar, para promover uma boa recuperação muscular, assim como um bom desenvolvimento dos músculos após os treinos de musculação.

Não esquecer que não deve descartar os treinos de cardio, uma vez que estes também são importantes para promovem uma melhor aptidão cardiorrespiratória e também ajudam a queimar calorias.

3. Muito descanso quando treinam

mulher ao telemovel enquanto treina

Um erro comum que as pessoas cometem quando querem perder peso é descansar demasiado entre cada série do seu treino de musculação.

Se o seu objetivo é perder peso, então deve treinar a um ritmo que o faça sair da sua zona de conforto, visto que caso contrário os resultados não irão aparecer.

Descanse entre 30 a 45 segundos entre cada série do exercício que estiver a fazer e se o seu plano de treino contempla exercícios em circuito, o objetivo desse género de treinos é que os exercícios de cada série sejam feitos com o menor descanso possível entre eles, descansando apenas entre cada circuito um máximo de 1min e 30s.

4. Não treinar com intensidade suficiente

mulher em musculacao
Custa levantar cargas mais pesadas? Custa! Mas só assim se irá proporcionar ao músculo um estímulo suficiente de forma a que este possa usufruir das alterações que o treino poderá provocar.

Neste sentido, é deveras importante treinar com as cargas adequadas para o tipo de treino adequado a si.

É nesta ótica que entram os treinos acompanhados com personal trainer. O objetivo é que ele puxe por si tendo em conta as suas especificidades e necessidades de treino, sem permitir que se distraia a falar com pessoas no ginásio ou com o seu telemóvel, por exemplo.

5. Treinar, mas não comer saudável

alimentos ricos em proteina

Muitas pessoas treinam e, por terem começado a treinar, pensam que podem continuar a comer como comiam antes e esperam que os resultados apareçam na mesma.

Este é um dos maiores erros que as pessoas cometem e, devido a não haver alteração no seu peso, acabam por desistir do ginásio pois não vêm resultados.

No entanto, esses resultados são devido à alimentação, uma vez que a maioria dos estudos referem que 80% das mudanças a ocorrer no nosso corpo estão ligadas a uma alimentação saudável, e só 20% estão relacionadas com o treino.

A nossa sugestão é que mude os seus hábitos alimentares para hábitos mais saudáveis, uma vez que nem tudo aquilo que se vê ou lê na internet está correto, além de que, cada pessoa tem a sua área de especialização e, portanto, nem sempre sabemos aquilo que é melhor para nós até falarmos com um profissional dessa área.

Neste sentido, a nossa sugestão quando decide fazer alguma alteração na sua alimentação é falar com um nutricionista ou personal trainer que tenha especialização em nutrição desportiva, de forma a conseguir ser ajudado da melhor forma possível com um plano alimentar adequado a si, às suas especificidades e necessidades nutricionais.

6. Demasiadas mudanças, muito rápidas

relogio no prato

Um erro cometido pelas pessoas é tentar mudar muitas coisas ao mesmo tempo nos seus hábitos alimentares.

As pessoas que geralmente decidem iniciar uma dieta, eliminam tudo o que estavam habituados a comer e a beber, nos últimos 5 anos, às vezes até durante mais tempo, tentando seguir um plano completamente novo e radical.

Então pense… Se estava habituado a comer fast food e doces, e a beber refrigerantes, será fácil mudar da noite para o dia para frutas e vegetais? A resposta é não, será uma tortura, pois não está habituado a este tipo de alimentação.

Desta forma, a nossa sugestão é ir introduzindo essas mudanças de forma gradual, concentrando-se em, como referido anteriormente, alterar o seu estilo de vida para um mais saudável e a cometer exceções só muito de vez em quando, mas que sejam inteligentes e regradas.

7. Obsessão com a contagem de calorias

salada e fita metrica e erros que o impedem de perder peso no ginasio

Contar calorias pode ser benéfico, mas deixa de o ser se isso se tornar uma obsessão. Se está sempre a pensar ‘não posso comer isto porque tem 90 calorias e só posso comer 70 até à hora do almoço’, então pare imediatamente. Esta obsessão não ajuda em nada, muito pelo contrário.

Neste sentido, não deve cortar nas calorias, mas sim mudar a sua atitude em relação à alimentação e adotar um estilo de vida mais saudável. Uma dieta é um guia para fazer melhores escolhas em relação à sua alimentação e evitar o exagero.

Por isso, se se sente preso a uma dieta, o nosso conselho é que pare e comece a pensar sobre o seu estilo de vida e hábitos de atividade física.

8. Tentar evitar calorias ao saltar refeições

planear refeicoes

Pode parecer contraditório, até mesmo estranho, mas o mais importante para perder peso não está na dieta, ou melhor dizendo, nas restrições e tortura que é comer pouco ou não comer sequer.

Desta forma, saltar refeições não ajuda a não engordar. Estudos demonstram que as pessoas que saltam o pequeno almoço têm mais peso do que as que não falham esta refeição. Saltar o pequeno almoço ou outra refeição, faz com que na refeição seguinte coma mais, isto porque terá um apetite maior e a propensão para doces ou outros alimentos calóricos também aumente.

Por isso, a nossa sugestão é não saltar nenhuma refeição, comer de forma equilibrada e saudável, sem nunca esquecer uma boa quantidade de proteínas que lhe dão uma sensação de saciação superior.

9. Objetivos irrealistas

mulher a tirar as suas medidas

Outro dos erros que levam as pessoas a não conseguirem atingir os resultados que pretendem é que colocam desafios demasiado irrealistas, sendo difíceis ou quase impossíveis de alcançar no tempo que pretendem, o que vai acabar por levar a uma desmotivação e posterior desistência.

O que não se fez durante anos para o nosso bem-estar, como por exemplo ter uma alimentação regrada e saudável e treinar, não se pode querer mudar em poucos meses.

O processo de alteração dos hábitos, quer sejam alimentares e de treino, demoram o seu tempo a desencadearem alterações em nós e, por conseguinte, no nosso corpo.

Assim, em relação a este tópico, a nossa sugestão é que coloque a si mesmo objetivos realistas e tangíveis como forma de se manter focado constantemente e ver esses resultados a aparecerem à medida que se desafia com novas metas/objetivos.

Em suma…


Ficou com os 9 erros comuns que o impedem de perder peso no ginásio e, agora que sabe quais são, cabe a si fazer as mudanças necessárias para que isso não ocorra

Tal como em qualquer actividade física, é da nossa opinião que deve ser acompanhado por um profissional da área com credibilidade, que ajude a respeitar os limites do seu corpo e que adapte o treino a si e às suas necessidades.

Não esquecer que sem uma boa alimentação, intensidade, paciência e dedicação constantes, nem o melhor treino do mundo lhe trará resultados.

Força, Foco e Dedicação!

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Personal Trainer Tiago Sampaio Personal Trainer Tiago Sampaio

Tiago Sampaio é Personal Trainer e trabalha, atualmente, no ginásio Fitness Hut de Coimbra. Licenciado em Ciências do Desporto – Ramo de Exercício e Saúde pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e Mestre em Atividades de Academias pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Além destas valências é, também, formador na empresa CEFAD, em Coimbra, e possui especializações em Treino Funcional e Reeducação Postural.