Dicas para emagrecer com saúde: é isto que tem de fazer

Emagrecer com saúde é a principal preocupação de quem sofre de excesso de peso ou obesidade, sendo muito mais do que uma preocupação estética. Saiba tudo.

Powered by: BodyScience
Dicas para emagrecer com saúde: é isto que tem de fazer
Saiba quais são para as colocar em prática.

Atualmente a obesidade é considerada um dos maiores problemas de saúde pública das sociedades modernas, sendo uma situação difícil de combater e, por esta razão, é de extrema importância a aposta em atitudes que permitam emagrecer com saúde.

O excesso de peso ocorre quando a pessoa tem um peso corporal acima do que é correto para a sua altura. O excesso de peso e a obesidade são diferentes graus de acumulação excessiva de gordura no corpo, prejudiciais à saúde, podendo apresentar várias consequências para o organismo.

Existem diversas formas de classificar o excesso de peso do indivíduo associando os factores fisiológicos entre si, tais como:

Importa esclarecer que o processo de aumento de peso passa, essencialmente, pela ingestão alimentar acima das necessidades energéticas diárias. Salvo raras excepções (problemas hormonais, por exemplo), esta é a principal causa de excesso de peso e obesidade. Para reverter esta situação é, portanto, fundamental, diminuir a ingestão alimentar para que haja um défice calórico.

Tanto a obesidade como o excesso de peso são fatores que intervêm de forma significativa na evolução e prognóstico de diversas doenças. O conhecimento destas e da respetiva medicação levará a atuar de formas diferentes.

Excesso de peso: co-morbilidades associadas


diabates mellitus

As possíveis complicações que provêm da obesidade e do excesso de peso estão intimamente relacionadas com a distribuição de gordura no organismo e originam um conjunto de problemas a vários níveis, tais como:

  • Físicos: diabetes mellitus tipo 2, dislipidemias (colesterol elevado), hipertensão arterial (HTA), problemas respiratórios (por exemplo, a apneia do sono), cardiovasculares (AVC, etc.), osteoarticulares, digestivos;
  • Psíquicos: perda da autoestima, depressão, ansiedade, alterações do comportamento alimentar;
  • Sociais: isolamento social, discriminação laboral;
  • Económicos: para o Sistema Nacional de Saúde (SNS) com consultas e tratamentos associados e gastos para o paciente.

 

Emagrecer com saúde: mudança de hábitos


exercicio fisico e perda de peso

O tratamento da obesidade deverá passar por uma série de medidas reeducativas. Estas medidas dizem respeito, não só ao comportamento e aos hábitos alimentares, mas também aos estilos de vida sedentários de uma população que faz cada vez menos exercício, ao mesmo tempo que piora o consumo alimentar.

É muito importante compreender que, sendo a obesidade uma doença crónica, a gestão do peso terá de durar toda a vida e que esta tem objetivos mais abrangentes que a simples redução do peso, tais como, a redução do risco de complicações e a melhoria do estado de saúde geral do indivíduo.

As formas de tratamento mais utilizadas são:

1. Atividade física

A atividade física regular deve ser entendida como fundamental para garantir uma boa saúde e deve ser praticada não só por pessoas que lutam contra o excesso de peso. Quer para a prevenção do aumento de peso, quer para auxiliar na sua redução, bem como na manutenção posteriori desse peso, a prática de exercício físico deve ser mantida de forma frequente a vida toda.

Para se conseguir os melhores resultados, esta deve reunir uma série de condições:

  • Periodicidade: é necessário que se pratique actividade física com regularidade. Recomenda-se que seja realizada, idealmente, todos os dias;
  • Duração: geralmente deve durar entre 45 a 60 minutos.
  • Intensidade: esta deve ser escolhida de acordo com as capacidades físicas do indivíduo;
  •  Atividades e escolhas diárias podem fazer toda a diferença, por isso experimente:
    • Subir escadas ao invés de usar o elevador;
    • Sair para um passeio de 10 minutos depois do almoço;
    • Levar o cão para passear à noite ou os filhos ao parque.

2. Terapêutica Alimentar

Idealmente deve consultar um nutricionista ou médico antes de iniciar qualquer tipo de dieta ou alteração no seu regime alimentar, desta forma é-lhe criado um plano alimentar adequado à sua situação clínica, bem como, tendo em conta as suas preferências pessoais e/ou limitações.

O plano alimentar seguido não deve ser demasiado restrito, com o risco de se perderem, para além da gordura, quantidades importantes de músculos. Pelo que o plano certo deve ser equilibrado do ponto de vista calórico. Exemplificando: 30% da energia deve vir das gorduras, 55% dos hidratos de carbono e 15% das proteínas.

Nesta fase, adote bons hábitos que o ajudam a eliminar as toxinas do seu corpo e a emagrecer com saúde:

  • As refeições devem ser repartidas ao longo do dia, sendo que o mais indicado é fazer três refeições principais (pequeno-almoço, almoço e jantar) e mais duas ou três pequenas refeições;
  • Devemos preferir quantidades apreciáveis de legumes e hortaliças, bebidas sem calorias (água e chás), quantidades moderadas de alimentos ricos em hidratos de carbono (batata, arroz, massa, pão, grão, feijão, etc.) e fruta, carnes e peixes e reduzir a quantidade de alimentos ricos em gordura (óleos, manteiga e margarinas, etc.) e doces;
  • Um truque importante é organizar o que vai comer ao longo do dia com alguma antecedência e abastecer-se dos alimentos mais vantajosos, evitando assim ceder a tentações;
  • Comer frutas, como o abacaxi, com propriedades que ajudam a limpar o organismo;
  • Optar por alimentos que sejam ricos em vitamina E, ómega-3 e com propriedades antioxidantes, como é o caso das castanhas, o salmão e os frutos vermelhos, respetivamente;
  • Beber no mínimo 1.5 litros de água por dia, sobretudo fora das refeições;
  • Nunca saltar uma refeição;
  • Mastigar devagar é um hábito muito difícil de se desenvolver, mas é um dos pequenos segredos que fazem a dieta funcionar. Por isso, mastigue bem os alimentos, porque além de melhorar a digestão, fica mais fácil saber a hora certa de parar de comer;
  • Pesar-se pelo menos uma vez por semana, à mesma hora e na mesma balança, com roupa leve ou sem roupa.

 

Emagrecer com saúde: perder gordura corporal


maquina pressoterapia

Emagrecer com saúde, passa, em grande parte, por perder massa gorda, ganhar massa muscular e manter os níveis de hidratação adequados. Por isso, para ajudar à perda de gordura corporal, aliar tratamentos eficazes com a prática de exercício físico e uma alimentação de acordo com as necessidades individuais pode ser uma ótima opção.

Para isso, as Clinicas BodyScience, que contam com mais de 10 anos de experiência no campo da perda de peso, dispõem de tecnologias inovadoras e de um acompanhamento profissional, personalizado e adaptado ao seu estilo de vida.

Antes de ser prescrito qualquer tratamento é realizada uma consulta de avaliação inicial gratuita e, após concluído o diagnóstico, é determinado o tratamento mais indicado para o seu caso específico, que vai ajudar na perda de gordura.

1. Lipo3action

É um programa não invasivo e muito completo na área da medicina estética para ajudar na eliminação da gordura localizada, no combate à celulite e à flacidez.

Abdómen, coxas, glúteos ou braços são algumas das zonas corporais que as Clínicas BodyScience ajudam a tratar de forma eficaz, rápida e segura.

> Conheça o novo programa aqui.

2. Lipoaspiração não invasiva – Titan

Este tratamento Permite emagrecer e eliminar a gordura localizada de forma rápida e segura, um tratamento que já é um sucesso apresentando-se como uma verdadeira alternativa à Lipoaspiração cirúrgica.

3. Bodyshape

É uma tecnologia inovadora, onde 30 minutos de tratamento equivalem a 750 abdominais. Sem exercício e de forma indolor, o corpo é induzido a “queimar” gorduras e a tonificar os músculos em zonas como abdómen, ancas, coxas, peito ou braços.

Este tratamento combina raios infra-vermelhos filtrados do Tipo A e Micro Correntes de Kotz.

> Saiba mais sobre este tratamento aqui.

4. Powershape

Contribui na eliminação da gordura localizada, celulite e flacidez de uma forma rápida, eficaz e segura.

Esta solução, não invasiva e indolor, é uma terapia que combina três tecnologias com resultados comprovados:

  1. Ultra Sons Convergente, para tratamento de gordura localizada;
  2. Radiofrequencia Tripolar, pode permite obter uma pele firme, sem flacidez;
  3. Estimulação mecânica e sucção, para ajudar no emagrecimento e no combate da celulite.

> Saiba mais sobre este tratamento aqui. 

5. Bodywave

Contribui no processo de emagrecer através da diminuição da retenção de líquidos, utilizando um método vibromagnético inovador, que permite tratamentos localizados e sequenciais, ativando a circulação e regenerando a pele em profundidade.

> Tem dúvidas sobre este tramaneto? Esclareça-as agora.

6. Pressoterapia

Trata a celulite, gordura localizada e desintoxica o organismo. Esta tecnologia incorpora três processos distintos num só tratamento:

  1. Aplica as terapias de infra-vermelhos para tratamento da gordura corporal;
  2. Pressoterapia para drenagem linfática;
  3. Electroestimulação de baixa frequência para remodelar a silhueta, promover o emagrecimento, a aceleração do metabolismo e a linfodrenagem.

Saiba mais sobre este tratamento.

Na consulta de nutrição e reeducação alimentar, o nutricionista fará uma profunda avaliação clínica que permitirá personalizar a sua dieta, de forma a emagrecer com saúde. Serão recolhidas informações sobre a sua composição corporal, assim como, informações referentes ao seu histórico de peso, medicação habitual, hábitos alimentares e parâmetros bioquímicos.

Com o método aplicado pelas Clínicas BodyScience, não há alimentos proibidos, mas sim combinações erradas, o que permitirá continuar a comer enquanto aprende a combinar corretamente os alimentos.

Emagrecer com saúde: é possível reverter os riscos associados à obesidade


felicidade e boa auto estima

Havendo uma redução de peso corporal para valores saudáveis, saiba que é possível recuperar praticamente todos os valores ideais das suas análises. Ao adotar definitivamente um estilo de vida saudável após um período de excesso de peso, é possível reverter a probabilidade de ter os problemas de saúde associados. Uma redução no peso corporal em pessoas obesas, leva a uma:

  • Redução dos níveis de colesterol total, colesterol LDL (“colesterol mau”) e triglicéridos, e aumentos dos níveis do colesterol HDL (“colesterol bom”);
  • Aumento da sensibilidade à insulina e diminuição da glicose plasmática e da concentração de insulina em doentes com diabetes mellitus tipo 2;
  • Reduções significativas da pressão arterial em doentes com hipertensão arterial;
  • Aumento da longevidade e da qualidade de vida;
  • Melhoria da auto-estima e do humor.

Em suma


Apesar da perda de peso ser considerada, para a maioria das pessoas, como um processo lento e difícil, as dicas transmitidas neste artigo servem para, essencialmente, conseguir levar a cabo um processo de perda de peso baseado na premissa “emagrecer com saúde”, podendo optar pelas atitudes mais frequentes, como a alteração do regime alimentar e iniciar a prática de exercício físico e/ou submeter-se a tratamentos estéticos não invasivos que aceleram este processo.

Veja também:

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].