Publicidade:

As 10 dúvidas mais frequentes das grávidas

A gravidez é, normalmente, um período de felicidade. À medida que a gravidez vai progredindo, a ansiedade, preocupações e dúvidas das grávidas vão aumentando.

 
As 10 dúvidas mais frequentes das grávidas
Há várias dúvidas que os pais têm durante a progressão da gravidez.

A gravidez é um período da vida na mulher cheio de felicidade e alegria. À medida que a gravidez vai progredindo, a ansiedade, preocupações e dúvidas das grávidas vão aumentando.

O processo de gravidez, parto e puerpério provocam grandes alterações na mulher a nível emocional e físico, para além do nascimento do bebé.

10 dúvidas das grávidas


duvidas das gravidas

1. Estou mesmo grávida?

Quando um casal está a tentar engravidar, esta é a pergunta mais frequente. Sempre que a menstruação atrasa ou surge um sintoma associado à gravidez, é tempo de fazer um teste de gravidez.

É importante manter a tranquilidade e não elevar demasiado as expectativas. Mesmo que o teste tenha resultado positivo, a gravidez só se confirma perante a realização de um exame ginecológico, ecografia ou análise sanguínea.

2. Se sangrar no início da gravidez significa que perdi o bebé?

Esta é uma das grandes dúvidas das grávidas. Se sangrar no início da gravidez não significa que tenha necessariamente um aborto. Cerca de 20% de todas as gestações saudáveis têm alguma perda sanguínea no início da gravidez.

3. É normal ter dores no início da gravidez?

Apenas deve preocupar-se se a dor for persistente ou muito forte e com perdas sanguíneas vaginais. Neste caso pode significar que tem uma gravidez ectópica. Se tiver uma dor constante, semelhante à menstruação, pode estar perante um aborto. Em ambos os casos deve consultar o seu médico imediatamente.

4. Vai ser menina ou menino?

Saber se é menino ou menina é das primeiras perguntas que os pais se colocam. Após a confirmação da gravidez, passam tempos e tempos a tentar decidir o nome do bebé.

O sexo do bebé é determinado no momento da fecundação. No entanto, só na ecografia do segundo trimestre é que será confirmado o sexo do bebé. Pode ser que seja identificado o sexo na primeira ecografia da gravidez, ou até que só saiba aquando o nascimento do bebé.

5. O sexo prejudica o meu bebé?

O sexo na gravidez não prejudica o seu bebé, pois este está protegido dentro do útero, pelo líquido amniótico.

O ato sexual aumenta o fluxo de sangue para aquela zona, fazendo com que haja uma maior oxigenação do bebé. Para além disto, faz com que haja libertação de endorfinas que proporcionam bem-estar à mãe e ao bebé e ajudam no trabalho de parto.

O sexo só é contra-indicado caso haja algum problema durante a gravidez.

quando entro em trabalho de parto

6. Como posso ter uma gravidez saudável?

Para que a sua gravidez seja saudável, basta que mantenha hábitos de vida saudáveis. Mantenha uma alimentação variada e equilibrada, e pratique atividade física regularmente para contribuir para o seu bem-estar e saúde e também do seu bebé.

Em relação à alimentação, há o mito de que as grávidas devem comer por dois. Na realidade, a grávida precisa de um acréscimo de apenas 300 calorias por dia para satisfazer as suas necessidades nutricionais e do seu bebé.

Caso tenham algum problema de saúde que possa influenciar o desenvolvimento do bebé, é importante que o comuniquem ao médico de referência.

7. Quanto é que posso engordar durante a gravidez?

O peso é uma das dúvidas das grávidas que mais as preocupa. O ideal é que o ganho de peso durante a gravidez seja entre os 11 e os 15 kg.

8. Como sei que estou em trabalho de parto?

Muitas vezes não é fácil reconhecer os sinais de que está a chegar a hora do parto. Nem sempre há o rompimento da bolsa ou contrações muito dolorosas.

Os sinais e sintomas que indicam que o parto está próximo são:

  • Expulsão do rolhão mucoso;
  • Rutura da “bolsa das águas”;
  • Contrações ritmadas.

9. Será que vou ter estrias?

O aparecimento de estrias durante a gravidez tem mais a ver com características genéticas do que com falta de cuidados.

No entanto, a hidratação da barriga, ancas e coxas é aconselhada para manter a integridade da pele e favorecer a sua elasticidade.

10. Serei capaz de cuidar do meu bebé?

Todos os pais têm medo de não conseguir cuidar do seu bebé. A maternidade/paternidade é uma aprendizagem contínua. Os pais e o bebé estão sempre a aprender uns com os outros. O importante é que os pais amem o bebé, o protejam e façam o seu melhor e que confiem em si próprios.

Os cursos de preparação para o parto e maternidade ajuda os futuros pais a aprender como atender a algumas necessidades do seu bebé. Os pais devem reconhecer sempre que têm alguma dúvida ou dificuldade e tentar expô-la a alguém que possa ajudar.

A maternidade é um processo de aprendizagem, o que realmente importa é que os pais dêem sempre o seu melhor.

Veja também:

Enfª Isabel Silva Enfª Isabel Silva

Isabel Silva é enfermeira por paixão, licenciada pela Escola Superior de Enfermagem do Porto. Sempre quis seguir a área da saúde e acredita que a informação é uma ferramenta essencial para a saúde da população, e que cabe aos profissionais de saúde transmiti-la de forma relevante e fidedigna para que cada indivíduo seja capaz de tomar decisões importantes relativamente à sua saúde e ao seu bem-estar.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].