Drenantes: o que são e para que servem?

Com diversas características e objetivos, os drenantes podem ser uma ajuda extra no emagrecimento, desintoxicação do fígado e também eliminação de celulite e gorduras localizadas. No mercado existem alternativas sob a forma de suplemento alimentar, em xarope para diluir em água, e também sob a forma de comprimidos. Saiba mais.

Drenantes: o que são e para que servem?
Auxiliam na busca da silhueta perfeita.

Os drenantes são conhecidos como promotores de emagrecimento e como auxiliares nos tratamentos para a retenção de líquidos. Estes podem ajudar na perda de peso ao ajudar o organismo a libertar os líquidos em excesso, evitando a retenção. As toxinas são eliminadas de forma natural.

Drenantes: o que são?


drenantes e dente de leao

Os drenantes promovem a eliminação de líquidos e toxinas, e consequentemente perda de volume e aumento do metabolismo, o que resulta numa diminuição do peso e diminuição da celulite.

As formas mais comuns presentes no mercado são sob a forma de xaropes ou ampolas e estão formulados para serem diluídos numa quantidade pré-definida de água para serem ingeridos ao longo do dia.

Os compostos drenantes adicionados neste género de suplemento alimentar são a cavalinha, dente-de-leão, gotu kola (centelha asiática), beringela, limão, ananás, entre outros.

Atualmente, já existem soluções também em cápsulas ou comprimidos, o que pode ser uma forma de evitar beber água com um sabor que, por vezes, é mais desagradável.

Para quem gosta de chás, existem também no mercado vários chás drenantes como opção aos suplementos, como é o caso do chá de cavalinha, chá de dente-de-leão e chá de hibisco.

Drenantes: têm todos os mesmos objetivos?


Os drenantes não são todos iguais e deverá aconselhar-se sempre com um farmacêutico ou nutricionista quando precisar de tirar duvidas sobre uma eventual utilização.

Tal como foi explicado no tópico anterior, um drenante serve para depurar o organismo e eliminar toxinas, mas alguns drenantes têm outras características e valências.

1. Emagrecer

emagrecimento eficaz

Os drenantes mais indicados para a perda de peso têm associados compostos termogénicos como o café verde, L-carnitina, Garcinia Camboja, chá verde, entre outros.

O “Depuralina Drainer” é um suplemento alimentar indicado para o emagrecimento. É dos mais conhecidos e utilizados para este efeito.

2. Desintoxicar o fígado

desintoxicar o organismo

Este pode ser procurado por pessoas com um metabolismo hepático comprometido. Os drenantes mais indicados para desintoxicar o fígado têm associados compostos como o cardo mariano, alcachofra, alfazema e hortelã-pimenta.

O “Detox Depuralina” é um suplemento alimentar que atua a nível da desintoxicação do organismo.

3. Diminuição da celulite e/ou gordura localizada

diminuicao da celulite

Associada à formulação básica de um drenante, podem estar associados compostos que o vão tornar mais específico para debelar determinado mecanismo fisiopatológico.

Os drenantes usualmente indicados para diminuir a celulite e/ou a gordura localizada têm associados compostos como tomilho, laranjeira, amieiro negro, bétula, centella asiática e cavalinha.

Dentro dos suplementos para a retenção de líquidos, celulite e gordura localizada encontra-se o drenante “Centelha asiática Fharmonat”.

Quais as contra-indicações dos drenantes?


barriga de gravida

Se se enquadra nas características em baixo mencionadas, evite a toma deste tipo de produtos e aconselhe-se sempre com um profissional da área.

  • Não está recomendado a grávidas, lactantes e crianças;
  • Não está recomendado para quem tem sensibilidade a algum dos ingredientes do drenante;
  • Não é recomendado em caso de doença cardíaca, caso tenha chá verde ou café verde;
  • Não abusar da utilização de diuréticos, uma vez que pode provocar uma perda excessiva de minerais e vitaminas hidrossolúveis;

Apesar destas recomendações, é muito importante obter aconselhamento de um profissional habilitado para o efeito, seja farmacêutico ou nutricionista. Conhecer aquilo que está a utilizar é fundamental para o sucesso.

Veja também: