As melhores formas de se distrair e cuidar de si no pós-parto

O pós-parto é uma experiência diferente para cada mulher. Saiba como se distrair para poder recuperar mais rapidamente.

 
Powered by: BodyScience
As melhores formas de se distrair e cuidar de si no pós-parto
Saiba ainda o que esperar após o parto

A gravidez é um dos momentos mais bonitos e importantes na vida de uma mulher e traz vários tipos de alterações a nível corporal e hormonal. Estas alterações fazem com que o corpo de cada mulher reaja de uma forma bem particular e, por essa razão, fazer comparações é um grave erro. No que toca ao pós-parto, por exemplo, há que respeitar a sua própria natureza e perceber que tudo demora o seu devido tempo a recuperar.

Isto porque, após ter o bebé, as mudanças físicas e emocionais continuam a fazer-se sentir. Todavia, isso não significa que tenha de aguentar todas estas mudanças sozinha. Pode procurar ajuda médica para voltar a sentir-se bem consigo própria – a todos os níveis.

O que esperar do pós-parto


Mulher a sentir as alterações hormonais do pós-parto

As alterações corporais e consequências dependem sempre do tipo de parto que terá: normal ou cesariana. Ambos implicam diferentes cuidados e, mais uma vez realçamos, que as referências são genéricas, o que significa que isto não vá necessariamente acontecer consigo.

Parto normal

Os cuidados depois de um parto normal são importantes e podem passar por:

  • Fazer exercícios de Kegel, para ajudar a fortalecer os músculos da região pélvica;
  • Colocar uma bolsa de gelo na zona do períneo;
  • Sentar-se sempre em cima de uma almofada;
  • Tomar banhos de imersão bem quentes.

Cesariana

O parto de cesariana implica a realização de uma cirurgia o que pressupõe, por si só, algumas limitações físicas (devido aos pontos) e até a expectativa de algum cansaço.

Eis o que pode fazer para acelerar a recuperação:

  • Seguir as recomendações médicas, mesmo que impliquem a toma de medicação – se o seu médico recomendou confie de que é seguro, mas não se automedique;
  • Pedir ajuda com o bebé nos primeiros dias, por estar mais limitada fisicamente;
  • Descansar quando puder – a velha regra do “dormir quando o bebé dorme”;
  • Não pegar em objetos muito pesados;
  • Apoiar a barriga em travesseiros quando estiver a amamentar;
  • Beber bastante água para ajudar a substituir os líquidos perdidos durante a cirurgia.

 

Dúvidas frequentes sobre o pós-parto


pós-parto

Após o parto há mulheres que recuperam rapidamente, outras que demoram um pouco mais de tempo, outras ainda afirmam que o corpo muda (e que se sentem igualmente satisfeitas com essas alterações). Cada caso é um caso e o importante é que se sinta bem e confiante.

É possível recuperar o peso após o parto?

Sim, é possível eliminar o peso ganho na gravidez, sobretudo se adotar uma alimentação equilibrada e praticar exercício físico (apenas quando o seu médico a liberar para tal).

A barriga vai ficar sempre flácida?

Após o parto, é normal ter a barriga flácida, pois é uma consequência natural da distensão sofrida pela zona abdominal. Mas esta situação tem solução e melhorará no futuro.

É normal sentir-se mais cansada após o parto?

O cansaço após o parto, seja ele normal ou cesáreo, é bastante comum nas recém-mamãs. Todavia, se for em excesso ou bastante prolongado no tempo, deverá aconselhar-se junto do seu médico para perceber se haverá outra causa.

Tratamentos estéticos para depois do parto


Mulher a fazer tratamentos após o parto

Durante e depois da gravidez o corpo muda, sendo que estas mudanças variam de mulher para mulher. Não cometa, por isso, o erro de se comparar seja com quem for.

Tal não significa que não possa usufruir dos tratamentos que estão disponíveis para acelerar o processo de recuperação pós-parto. Nas clínicas BodyScience encontra dois procedimentos cosméticos que poderão ajudar neste processo.

1. Endermologia LPG

A Endermologia LPG é um tratamento natural, indolor e não invasivo, que ajuda a combater a retenção de líquidos, muitas vezes responsável por aquela sensação de inchaço que as recém-mamãs sentem.

Além disso, este procedimento ajuda a melhorar a circulação veno-linfática e melhorar o aspeto e tonicidade da silhueta, dado que efetua uma drenagem linfática de ação profunda.

Quem recorre a este tratamento refere uma sensação corporal relaxante que proporciona bem-estar imediato.

2. Pressoterapia

A Pressoterapia é um tratamento multifuncional de grande eficácia que ajuda a eliminar um dos problemas mais frequentes referidos por quem foi mãe há pouco tempo: a gordura localizada.

É um método terapêutico utilizado para melhorar o sistema circulatório e o sistema linfático, potenciando ainda a desintoxicação do organismo.

Os bons resultados conseguidos através da Pressoterapia devem-se ao facto de possibilitar um aumento da oxigenação corporal, traduzindo-se numa melhoria na circulação sanguínea, evitando-se, assim, também as dores provocadas por pernas cansadas ou membros adormecidos.

A BodyScience tem clínicas abertas em Lisboa, Porto, Braga, Guimarães ou Póvoa de Varzim e disponibiliza a primeira consulta de forma totalmente gratuita e sem compromisso. Esta é, aliás, a melhor forma de reunir com uma equipa multidisciplinar e especializada que atentará a todo o seu processo de recuperação pós-parto e poderá preparar um plano adequado a si, ao seu corpo e aos seus objetivos, respeitando sempre os processos naturais expectáveis nesta fase.

Veja também:

Mónica Carvalho Mónica Carvalho

Mónica Carvalho é licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação, com Pós-Graduação em Comunicação, Assessoria e Marketing. Vê na produção de conteúdos uma forma de tornar o mundo um lugar mais interessante, curioso e acessível. Os livros, filmes, séries, música, desporto e, acima de tudo, as histórias das pessoas inspiram-na a querer sempre fazer mais e melhor.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].

Mónica Carvalho Mónica Carvalho

Mónica Carvalho é licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação, com Pós-Graduação em Comunicação, Assessoria e Marketing. Vê na produção de conteúdos uma forma de tornar o mundo um lugar mais interessante, curioso e acessível. Os livros, filmes, séries, música, desporto e, acima de tudo, as histórias das pessoas inspiram-na a querer sempre fazer mais e melhor.