Descubra a diferença entre chá e infusão e acabe com as dúvidas

Muitas vezes se confundem estes dois termos, mas a verdade é que existe diferença entre chá e infusão. Leia este artigo e fique a conhecer a resposta.

 
Descubra a diferença entre chá e infusão e acabe com as dúvidas
Existem diferenças entre estas duas bebidas?

Embora haja muitas vezes esta confusão, a verdade é que existe diferença entre chá e infusão, sendo este tipo de bebidas comummente chamado de “chá”.

Em vários países, como em Portugal, o chá deriva de uma planta denominada Camellia sinensis, originária da China, mas atualmente cultivada em inúmeros países tropicais e subtropicais. Assim, a partir desta planta, podem obter-se vários tipos de chás, sendo os mais conhecidos no nosso país:

Todos as outras bebidas vulgarmente denominadas de “chás” ( de cidreira, camomila, tília, entre outros), são consideradas infusões.

Diferença entre chá e infusão: tudo sobre o verdadeiro chá


Conforme referido, o chá é uma bebida derivada especificamente da planta Camellia sinensis, sendo que os chás resultantes têm necessariamente teína, uma substância idêntica à cafeína. A teína é igualmente uma substância estimulante, que aumenta os níveis de energia e pode melhorar o rendimento físico e cognitivo.

No entanto, pode acarretar alguns problemas, nomeadamente ao nível do sono, ou mesmo problemas mais graves perante algumas complicações de saúde, sendo contra-indicado em crianças até aos 12 anos de idade.

Para além desta substância, a planta Camellia sinensis possui outros componentes naturais, como flavenóides, catequinas, polifenóis e vitaminas, associados a diversos benefícios para a saúde, por ter propriedades:

  • Antioxidantes;
  • Antimicrobianas;
  • Anti-inflamatórias;
  • Neuroprotetoras;
  • De regulação do colesterol LDL (“mau” colesterol).

A partir desta planta, podem então obter-se alguns tipos de chás, sendo os seguintes os mais comuns em Portugal.

1. Chá verde

diferenca entre cha e infusao cha verde

O chá verde é bastante consumido pelo mundo inteiro e frequentemente associado a dietas de emagrecimento. Isto acontece porque este chá ajuda a acelerar o metabolismo, uma vez que é rico em catequinas e em teína.

Para além disso, podem verificar-se vantagens ao nível da retenção de líquidos, do processo de digestão e do funcionamento intestinal, contribuindo para a redução do volume corporal e abdominal.

2. Chá branco

diferenca entre cha e infusao cha branco

O chá branco é uma excelente alternativa ao chá verde se procura um chá com menos teor em teína, mas igualmente rico em catequinas, uma vez que é o chá menos processado. Assim, as vantagens deste chá ao nível do organismo são semelhantes à do chá verde.

3. Chá preto

diferenca entre cha e infusao cha preto

O chá preto, por ser o mais processado, é o que tem um sabor e uma cor mais intensos, com maior teor de teína. Mesmo assim, uma chávena de chá preto tem menos teor de teína do que o teor de cafeína presente numa chávena de café.

Consumido e apreciado pelo mundo fora, puro ou nas suas variantes, como com leite ou com limão, o chá preto apesar de ser feito a partir de folhas da planta Camellia sinensis oxidadas e fermentadas, apresenta igualmente inúmeras vantagens para a sua saúde.

4. Chá vermelho

diferenca entre cha e infusao cha oolong

O chá vermelho, também conhecido como chá oolong, é dos chás mais populares nos países asiáticos. Um pouco menos processado do que o chá preto, contém por isso um teor de teína menor e um sabor mais suave, apesar da cor escura ser idêntica.

As vantagens associadas ao seu consumo são igualmente relevantes, estando igualmente presentes a maioria dos compostos naturais da planta Camellia sinensis.

Diferença entre chá e infusão – tudo o resto são infusões


diferenca entre cha e infusao com menta

Se o chá é a bebida derivada da planta Camellia sinensis, a infusão é produzida a partir de outras plantas aromáticas, como a camomila, a tília, a hortelã, a lúcia-lima e muitas outras, sendo comum ainda acrescentar às infusões canela, gengibre ou casca de fruta, por exemplo.

Neste caso, geralmente a teína não está presente. No entanto, podem salientar-se inúmeros efeitos na saúde e bem-estar de quem os consome, dependendo da planta escolhida para preparar a infusão, tais como propriedades calmantes, digestivas, para auxiliar a regular a tensão arterial, anti-inflamatórias e muitas outras.

Em suma…


Seja chá ou infusão, ambas as bebidas são excelentes opções como fonte de hidratação e sem valor energético (se consumidos sem açúcar), sendo por isso uma excelente alternativa a outras bebidas repletas de aditivos ou açúcares. O ideal será ingerir uma a duas chávenas do seu chá ou infusão preferidos, para tirar proveito das vantagens dessa bebida para o seu organismo, não esquecendo um estilo de vida saudável.

Agora que compreende a verdadeira diferença entre chá e infusão, será mais fácil para si fazer uma escolha adequada. No entanto, se tem alguma complicação de saúde ou toma regularmente algum tipo de medicação, deve questionar o seu médico acerca do efeito dessa bebida no seu caso específico, no sentido de evitar interações prejudiciais para a saúde.

Veja também:

Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo

Mulher, tripeira e Nutricionista (C.P. 2181N). É licenciada em Ciências da Nutrição pela Universidade Católica Portuguesa e autora do blog "Comer para crer". Desenvolveu atividade em várias áreas da Nutrição, mas a paixão pela área clínica e pela comunicação tem prevalecido.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].