O perigo das dietas ioiô: perca peso mas com saúde

As dietas ioiô estão presentes na vida de muitas pessoas, ainda que de forma mascarada. Perder peso é bom, mas recuperá-lo logo de seguida (ou até mais do que aquele que se perdeu) parece não ser assim tão benéfico para a saúde. Mais importante que fazer mudanças temporárias, é importante implementar mudanças no estilo de vida.

O perigo das dietas ioiô: perca peso mas com saúde
Não é por serem ioiô que são assim tão divertidas.

As dietas ioiô descrevem um padrão de perda de peso seguido de uma recuperação do mesmo peso perdido num curto espaço de tempo.

O termo ioiô aplica-se nestes casos, pois não existe uma constante de peso, o mesmo sobe e desce, existindo uma clara incapacidade em manter a perda a longo prazo. 

7 Motivos pelos quais as dietas ioiô não são boas para a saúde


dietas ioio e aumento de peso drastico

1. O aumento do apetite leva ao ganho de peso ao longo do tempo

Durante uma dieta, a perda de gordura leva à diminuição dos níveis da hormona leptina, o que normalmente ajuda a que a pessoa se sinta satisfeita.

Em circunstâncias normais, as reservas de gordura liberam leptina na corrente sanguínea, dando o sinal para comer menos, pois já existe energia disponível.

Conforme se vai perdendo massa gorda, a leptina diminui. Isso leva ao aumento do apetite, pois o corpo tenta reabastecer os níveis de energia esgotados.

A maioria das pessoas que entram numa dieta a curto prazo perdem peso, mas ao fim de um ano já recuperaram grande parte do peso perdido.

2. Aumento da percentagem de gordura corporal

A dieta ioiô está relacionada com aumento da percentagem de massa gorda.

Durante a fase de ganho de peso das dietas ioiô, a gordura é recuperada mais facilmente do que a massa muscular. Isso pode resultar no aumento do percentual de gordura corporal ao longo de vários ciclos de dietas com altos e baixos.

3. Pode levar a perda muscular

Durante as dietas de perda de peso, o corpo perde gordura e por vezes também massa muscular.

Como a gordura é recuperada mais facilmente do que o músculo após a perda de peso, isso pode levar a mais perda de massa muscular ao longo do tempo. No entanto, a perda de massa muscular pode ser reduzida através do exercício, incluindo o treinamento de força.

Durante a perda de peso, as necessidades proteicas também aumentam, e por isso devem-se escolher fontes de proteína de qualidade para reduzir a perda muscular.

4. Desenvolvimento de fígado gordo (esteatose hepática)

A esteatose, ou fígado gordo, existe quando o corpo armazena o excesso de gordura dentro das células do fígado.

A obesidade é, por si só, um fator de risco para o desenvolvimento deste problema, mas o ganho de peso torna-se um fator de risco também.

O fígado gordo está associado a mudanças na maneira como o fígado metaboliza gorduras e os açúcares, aumentando também o risco de diabetes tipo 2.

5. Risco aumentado de desenvolver diabetes

As dietas ioiô estão associadas a um maior risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Uma revisão de vários estudos efetuados sobre este tema, mostrou que a existência de dietas ioiô estava relacionada com o aparecimento de diabetes tipo 2 em 4 dos 17 estudos analisados. Além disso, após várias subidas e descidas de peso, a maioria da gordura fica armazenada na zona abdominal, sendo essa localização da gordura mais propensa a conduzir a diabetes.

6. Risco aumentado de doenças cardíacas

O ganho de peso, ainda mais do que o excesso de peso, aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

De acordo com um estudo que contou com a participação de quase 10.000 adultos, o aumento do risco de doença cardíaca depende do intervalo de peso – quanto mais peso perdido e recuperado durante a dieta ioiô, maior o risco.

7. Pensar a curto prazo limita a mudança de estilo de vida a longo prazo

A maioria das dietas pressupõem um conjunto de regras a serem seguidas por um determinado período de tempo, geralmente para atingir uma meta de perda de peso ou outra meta de saúde.

As dietas ioiô, de certo modo, preparam para o fracasso, uma vez que ensinam que as regras devem seguidas até o objetivo estar alcançado, não havendo um acompanhamento após atingir o objetivo principal.

Não havendo acompanhamento nem seguimento de regras, é fácil voltar aos hábitos anteriores.

Para quebrar o ciclo de mudanças temporárias que produzem apenas sucesso temporariamente, mais do que pensar em mudanças na dieta deve-se pensar em mudanças no estilo de vida.

Em suma…


A dieta de ioiô é um ciclo de mudanças de curto prazo na alimentação. Por essas razões, leva apenas a benefícios de curto prazo. Depois da perda de peso, o apetite aumenta levando novamente ao ganho de peso.

A dieta ioiô pode aumentar a percentagem de gordura corporal em detrimento da massa muscular e força, e pode causar esteatose hepática, hipertensão arterial, diabetes e doenças cardíacas.

Mais importante do que mudanças temporárias, devem ser feitas mudanças permanentes do estilo de vida.

Veja também: