Dieta para perder peso em 2017

A entrada no novo ano, traz a vontade de mudar e melhorar a forma. Se tem uns quilinhos a mais, deve seguir uma dieta para perder peso de forma saudável e informada. 

Article by: Holmes Place
Dieta para perder peso em 2017
Saiba mais sobre esta dieta e entre em forma este ano.

A chegada de um novo ano, traz consigo vários desejos e novas metas para traçar, quer do ponto de vista profissional ou pessoal.

Muitas vezes adiamos certos compromissos pensando que “para o ano é que vai ser”, entrando numa fase de procrastinação que, com a chegada do novo ano, parece cessar.

Quantas vezes não pensou em algo como “ com a chegada no novo ano vou fazer mais exercício e comer melhor, para ter aquela forma física que sempre desejei”?

É legítimo termos uma preocupação com o nosso peso, imagem corporal e alimentação, quer seja por questões estéticas ou de saúde.

Como tal, descrevemos neste artigo, diretrizes para a aplicação de uma dieta para perda de peso neste novo ano que se avizinha, por forma a ter soluções duradouras, incentivando-o a fazer uma dieta nutricionalmente equilibrada para que a perda de peso seja feita de forma saudável. 


A perda de peso


perda de peso
A perda de peso contempla implicações para a saúde. Por esta razão devemos ter ajuda profissional individualizada e ao longo de vários meses para perceber qual o peso adequado para si, para fazer o cálculo das suas necessidades energéticas, história clinica de patologias associadas, horários de refeições e dificuldades sentidas em cumprir uma dieta.

Tudo isto para que se evitem oscilações bruscas de peso associadas a dietas mal sucedidas que podem ser perigosas, provocando redução dos níveis de açúcar no sangue e consecutivamente tensão baixa, desmaios ou anemia, carências em vitaminas e mineiras, entre outros (1)

Algo imprescindível na realização de uma dieta para perda de peso será a realização de várias refeições ao dia, nunca esquecendo o pequeno-almoço, meios da manhã e lanches da tarde(2).  

Aliado a este facto, é fundamental aumentar a atividade física. Recomenda-se para perda e manutenção de peso a prática de pelo menos 30 minutos diários de atividade física, progredindo gradualmente para 60 minutos diários de exercício de intensidade moderada e atividade aeróbia (corrida, natação, remo, ciclismo) pelo menos 5 dias por semana (1)


Dicas para conseguir um perda de peso com sucesso


ler rotulos
Vá às compras sem fome e com a consciência de que é importante olhar para o rótulo dos produtos que levamos para casa.

Hoje em dia a panóplia de alimentos disponível nos supermercados é imensa e, muitas das vezes temos dificuldade em escolher aquilo que é mais saudável e nutricionalmente equilibrado. Por isso, e tendo em conta que por vezes a leitura de rótulos é difícil, foi criado um descodificador de rótulos com base nas recomendações do departamento de saúde\ministério de saúde do reino unido.

Assim, deve comparar a informação no rótulo do alimento ou bebida por 100g ou 100ml respetivamente, com a informação disponibilizada no cartão em baixo (3).

descodificador de rotulos
O objetivo será escolher alimentos e bebidas com nutrientes maioritariamente na categoria verde, moderando o consumo daqueles com categoria amarela e evitando os de categoria vermelha.

Automaticamente irá ver que bebidas como a água e chás sem açúcar e alimentos como frutas, vegetais, legumes, cereais integrais, leguminosas, frutos secos, lacticínios magros, carne, peixe e ovos (2) estarão nas opções da ordem do dia.

Bebidas como refrigerantes, sumos, néctares, leites achocolatados e alimentos como bolachas, sobremesas, refeições pré-feitas, bolos, chocolates, barras de cereais, molhos, batatas fritas numa posição menos favorável devido ao elevado teor de sal, gordura saturada e açúcar simples que são prejudiciais para a saúde e não ajudam na perda de peso. Até mesmo produtos diet, light ou apropriados para diabéticos devem ser analisados com precaução (3)


Conclusão


Procure ajuda de um profissional de saúde, como um nutricionista, para alcançar o seu objetivo por forma a ter um peso saudável.

Para isso, trace metas possíveis que garantam uma perda de peso gradual (0,5 a 1Kg por semana) para que perca peso com qualidade, respeitando as suas necessidades nutricionais.  

Mantenha-se fiel ao seu objetivo inicial: não se esqueça porque quis perder peso e coloque esse objetivo na ordem do dia, todos os dias. Perder peso requer uma autodisciplina pessoal mas também social.

Num mundo em que por todo o lado somos bombardeados com opções menos saudáveis, saiba ter consigo os snacks adequados nas alturas certas e respeite o conceito de uma alimentação completa, variada e equilibrada com os alimentos presentes na roda dos alimentos. 
 

Cristiana Ramos
Nutricionista Holmes Place Quinta da Beloura


Referências 


(1) http://nutrimento.pt/noticias/dez-recomendacoes-para-perder-peso-de-forma-saudavel/     

(2) http://www.who.int/dietphysicalactivity/diet/en/

(3) http://nutrimento.pt/noticias/descodificador-de-rotulos/     

(4) http://nutrimento.pt/activeapp/wp-content/uploads/2015/11/Descodificador-de-rotulos-A4.pdf



 

Veja também:

Ler mais