10 Dicas para quem está a tentar emagrecer com sucesso

Estas são as dicas para quem está a tentar emagrecer, que vão ser o ponto de partida para uma mudança no estilo de vida e de alimentação. Ganhe saúde.

10 Dicas para quem está a tentar emagrecer com sucesso
As dicas que lhe faltavam.

A indústria da perda de peso está cheia de mitos e, por isso, torna-se fundamental conhecer verdadeiras dicas para quem está a tentar emagrecer.

As pessoas são frequentemente aconselhadas a fazer todo tipo de dietas malucas e a cumprir planos que não são exequíveis e, por vezes, nem existem evidências científicas que comprovem essas supostas teorias que são postas em prática.

Mas não é por algumas dietas não terem suporte cientifico que isso significa que são todas assim, e a verdade é que existem estratégias que podem ser eficazes no processo de emagrecimento.

Neste artigo, vamos dar a conhecer algumas dicas que são eficazes na perda de peso.

As melhores dicas para quem está a tentar emagrecer: experimente-as!


1. Beba água, especialmente antes das refeições

dicas para quem esta a tentar emagrecer e beber agua

É verdade que a água pode ajudar na perda de peso. De facto, beber água pode aumentar o metabolismo em 24 a 30% num período de 1 a 1,5 horas, ajudando a queimar mais algumas calorias.

Beber ½ litro de água cerca de meia hora antes das refeições ajuda as pessoas a consumirem menos calorias e a perderem mais de peso, em comparação com aquelas que não bebem a água antes das refeições.

Experimente você mesmo e compare a sua ingestão de alimentos quando bebe água antes das refeições e quando não bebe. Este poderá ser a dica que lhe faltava para ser bem sucedido.

2. Coma ovos pela manhã

ovo e tosta

Comer ovos inteiros pode ter todos os tipos de benefícios, inclusive ajudar no processo de emagrecimento.

Consumir ovos ao pequeno-almoço em vez de alimentos à base de cereais e grãos, pode ajudar a ingerir menos calorias nas 36 horas que se seguem, além de ajudar a perder mais peso e gordura corporal.

Experimente esta sugestão e se não gostar de ovos, tente com outra fonte de proteína de alto valor biológico.

3. Beba café e chá verde

chavena de cafe

O café é um daqueles alimentos que tem uma “vida” muito inconstante. Tanto está no topo por ser um alimento bom, como por ser um vilão da alimentação.

No entanto, o café de qualidade é rico em antioxidantes e pode trazer inúmeros benefícios para a saúde. A cafeína presente pode aumentar o metabolismo em 3 a 11% e aumentar a queima de gordura entre 10 e 29%.

Tal como o café, o chá verde também tem muitos benefícios, sendo um deles a perda de peso.

Embora o chá verde contenha pequenas quantidades de cafeína, é rico em catequinas que aumentam a queima de gordura corporal.

Por isso, não se acanhe em beber um café ou um chá verde, mas não abuse do açúcar nem acrescente outros ingredientes pois, os benefícios poderão não ser os mesmos.

4. Experimente o jejum intermitente

jejum intermitente

O jejum intermitente é um padrão alimentar popular onde as pessoas fazem períodos de jejum e de alimentação de forma alternada.

Estudos de curto prazo sugerem que o jejum intermitente é tão eficaz para perda de peso quanto a restrição calórica contínua. Além disso, pode reduzir a perda de massa muscular tipicamente associada a dietas de baixas calorias.

5. Reduza o açúcar adicionado

cubos de acucar

Pode parecer “mais do mesmo”, mas a verdade é que o açúcar adicionado é um dos piores ingredientes da alimentação nos dias que correm.

Estudos mostram que o consumo de açúcar está fortemente associado ao aumento do risco de obesidade, bem como a problemas de saúde que englobam a diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Por isso, se quer perder peso, evite alimentos com açúcar adicionado e certifique-se que lê os rótulos adequadamente.

6. Use pratos mais pequenos

prato pequeno

Pode parecer mentira, mas utilizar pratos mais pequenos na hora das refeições pode ser uma mais-valia no processo de emagrecimento. Quem come em pratos mais reduzidos que o normal, tem tendência a ingerir menos alimentos e menos calorias.

Esta dica é especialmente relevante em pessoas que apresentam excesso de peso e obesidade. Nas restantes, o seu efeito não é tão evidente.

7. Mantenha alimentos saudáveis ​​por perto caso fique com fome

frutos secos partidos

Manter alimentos saudáveis ​​por perto pode ajudar a evitar que coma algo prejudicial quando tem fome.

Pequenos lanches que são facilmente transportados e simples de preparar incluem frutas inteiras, frutos secos, iogurtes e ovos cozidos.

8. Coma alimentos picantes

alimentos picantes

Os chili peppers contêm capsaicina, um composto apimentado que pode estimular o metabolismo e reduzir ligeiramente o apetite.

Apesar das pessoas poderem vir a desenvolver tolerância aos efeitos da capsaicina ao longo do tempo (o que pode limitar sua eficácia a longo prazo) esta parece uma dica relevante, especialmente para aqueles que não dispensam um bom prato com um pouco de picante.

9. Mastigue mais lentamente

mastigar devagar

O cérebro pode demorar um pouco até perceber que já ingeriu alimentos suficientes. Alguns estudos mostram que a mastigação mais lenta pode ajudá-lo a ingerir menos calorias e aumentar a produção de hormonas ligados à perda de peso.

Considere mastigar a sua comida mais lentamente. Saboreie os alimentos e não faça as suas refeições à pressa. Esta dica pode fazer toda a diferença.

10. Não faça dietas, tenha simplesmente uma alimentação saudável

alimentacao saudavel

Um dos maiores problemas com as dietas é que raramente funcionam a longo prazo.

Em vez de seguir uma dieta, procure tornar-se uma pessoa mais saudável, com hábitos alimentares saudáveis e com um estilo de vida mais dinâmico.

A perda de peso deve seguir naturalmente e a felicidade também.

Em conclusão…


Estas dicas para quem está a tentar emagrecer são úteis e podem ser aquilo que estava á espera para conseguir emagrecer com saúde.

Desde simples hábitos de alimentação até hábitos relacionados com os utensílios que utilizamos nas refeições, todas as dicas são importantes e são simples de experimentar.

Não arranje mais desculpas e comece hoje mesmo a mudar os seus hábitos alimentares!

Veja também: