5 Dicas para cozinhar com panela de cozedura lenta

As melhores dicas para cozinhar com panela de cozedura lenta variam de acordo com o tipo de alimento que está a preparar. Confira tudo sobre tema!

5 Dicas para cozinhar com panela de cozedura lenta
Devagar, devagarinho, mas com muito sabor

A panela de cozedura lenta serve para cozinhar todos os tipos de alimentos a uma temperatura muito baixa e a um ritmo muito lento, que pode mesmo durar até 10 horas.

Uma das melhores dicas para cozinhar com panela de cozedura lenta é que pode juntar lá dentro, de manhã alguns ingredientes e quando chega a casa ao fim da tarde, terá uma refeição pronta, com o mínimo de esforço.

“Crock-Pot” é um dos nomes mais vulgarmente usados para referenciar todas as panelas elétricas, em especial as panelas de cozedura lenta.

O ato de cozinhar os alimentos lentamente não é novidade. Há muitos anos já se cozinhavam grãos em panelas de ferro sobre o fogo durante longas horas.

O sucesso da panela de cozedura lenta


Em 1971 surgiu a “Crock-Pot”, nome que acabou por referenciar este tipo de panela. Tratava-se de uma panela elétrica com um recipiente de cerâmica no interior e que se tornou muito popular por um único motivo: tempo.

Nesta época, as mulheres começaram a entrar cada vez mais no mercado de trabalho e, como tal, não podiam mais gastar várias horas preparando as refeições da família.

Com a “Crock-Pot”, a dona de casa e agora operária, picava e colocava todos os ingredientes na panela antes de sair para o trabalho e quando voltava tinha uma refeição quente e saborosa para servir à sua família.

5 Dicas para cozinhar com panela de cozedura lenta


1. Vegetais em pedaços grandes

vegetais em pedaços grandes em dicas para cozinhar com panela de cozedura lenta

Se a receita requer uma cozedura por mais de 6 horas em temperatura baixa, corte os vegetais em pedaços grandes.

Se quiser pedaços menores, mas firmes, adicione-os no meio do tempo de cozimento.

2. Realçar o sabor da carne

realçar sabor da carne em dicas para cozinhar com panela de cozedura lenta

Doure a carne antes de colocá-la na panela de cozimento lento.

Coloque-a em uma frigideira com um pouco de óleo de oliva para dourar ambos os lados e selar os sucos interiores, criando um sabor mais rico. Isso serve para assados grandes e carnes em cubos.

Tome o cuidado de cozinhá-las rapidamente dos dois lados.

3. Escolha os cortes de carne mais adequados

cortes de carne em dicas para cozinhar com panela de cozedura lenta

Prefira preparar cortes de carne mais gordurosos nas panelas de cozedura lenta, já que assim se permite permite que a gordura seja libertada da carne, tornando-a tão saborosa quanto os cortes mais caros.

4. Cozinhar leguminosas

leguminosas e dicas para cozinhar com panela de cozedura lenta

Antes de cozer qualquer leguminosa é necessário demolhá-la durante, pelo menos, 8 horas. Isto significa que devem ficar de molho, com o triplo ou quádruplo do seu volume em água.

Lave-as bem depois de demolhar e coloque-as na panela de cozedura lenta, ligue o lume e deixe-as cozer até ficarem tenras. O sal só deve ser colocado no final.

5. Usar o termómetro

termómetro em dicas para cozinhar com panela de cozedura lenta

A panela de cozedura lenta está equipada com um termómetro em forma de espeto que pode ser introduzido em peças de carnes permitindo que a panela seja programada para interromper o cozimento assim que o interior da peça chegar a determinada temperatura.

Isso é ótimo quando queremos carnes mal passadas ou ao ponto, por isso, dê-lo uso!

Dicas para limpar a panela de cozedura lenta


  1. Remova as sobras de comida da panela. Recomenda-se armazená-las num recipiente plástico apropriado, para que possa possa limpar a panela logo após ela ter arrefecido;
  2. Se a sua panela tiver um recipiente cerâmico removível, retire-o do elemento de aquecimento para arrefecer;
  3. Limpe a panela de cozedura lenta com água morna e detergente. Se os alimentos preparados continham gordura, deixe-a de molho por 5 a 10 minutos em uma mistura de água morna e detergente;
  4. Não use esponjas para limpar a panela, pois isso poderá danificar a superfície;
  5. Remova manchas de água com vinagre e depois passe um pano seco após a limpeza.

Veja também: