7 Dicas para começar a praticar exercício físico

A prática de exercício físico é bastante importante para a saúde física e mental. Peça ajuda a um profissional de treino e siga estas dicas para começar a praticar exercício físico.

7 Dicas para começar a praticar exercício físico
Uma ajuda para começar a lutar por si.

Começar a praticar exercício físico é, muitas vezes, uma difícil tarefa principalmente para quem não está habituado ou para quem não gosta. No entanto, é fundamental para uma vida saudável e deve por isso, ser incluído na sua rotina semanal.

Para isso é também importante que adapte o treino ao seu dia-a-dia e que siga alguns passos fundamentais para que este seja um hábito sustentável ao longo do tempo. Conheça agora algumas dicas para começar a praticar exercício físico.

7 dicas para começar a praticar exercício físico


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1. Comece devagar

É frequente querer dar tudo no primeiro treino com toda a força e dedicação no entanto, poderá ficar demasiado dorido e sem vontade para voltar na sessão seguinte. Se esteve parado durante muito tempo, é normal que sinta alguma dor nos dois dias seguintes, no entanto, não é suposto que praticamente não se consiga mexer.

Peça ajuda a um profissional de desporto, que o oriente nesse sentido. Se não faz exercício regularmente, não faz sentido ir para o ginásio todos os dias, ficar lá 2 horas e sair de lá muito cansado.

2. Defina na agenda e torne prioridade

Colocar na sua agenda o horário de treino é meio caminho andado para cumprir a tarefa. Desta forma, poderá encarar este evento como uma “obrigação” do seu dia e, estando definido no seu horário, deverá ser cumprido. Estabeleça três a quatro treinos por semana para atingir os seus objetivos.

3. Obrigue-se a ir, sem desculpas

Se está a chover use um impermeável. Se está frio, vá agasalhado. Se tem a casa para arrumar, faça-o a outra hora. Se os horários e os dias já estiverem definidos, não há nada que se sobreponha.

4. Escolha a modalidade ou o treino certo para si

Lá porque correr está na moda, não precisa de o fazer. Pense nos exercícios que gosta de fazer e pense como pode começar a fazê-los. Comece com aulas de grupo para se motivar e peça ajuda a um profissional do treino que lhe determine um plano de treino de acordo com os seus objetivos e que goste de colocar em prática.

5. Compre roupa que faça sentir-se bem

Claro que pode utilizar qualquer tipo de roupa para praticar desporto, mas na realidade, se tiver uma calças confortáveis, ténis adequados ao exercício, e roupa que nos faça sentir bem, a motivação para ir treinar é maior.

6. Ande sempre com o saco no carro

Pode acontecer que, durante o dia, tenha um furo para ir ao ginásio ou dar uma caminhada. Se tiver tudo o que precisa no carro é bem mais fácil. Se aguarda pelo fim da tarde para ir treinar, evite ir a casa de propósito para se equipar, faça-o no trabalho ou no ginásio para evitar perder-se no que tem para fazer em casa e perder a vontade de ir.

7. Há um momento em que tem de dizer chega!

Há dias e momentos em que não apetece mesmo sair de casa para ir caminhar, correr ou ir ao ginásio. É normal e não há mal nenhum nisso. No entanto, o mais importante é definir que no dia seguinte tem de ir e não pode falhar novamente. Assim que entra nessa rotina, é meio caminho andado para deixar de praticar exercício de forma regular.

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Nutricionista Maria Gama Nutricionista Maria Gama

Licenciada em Ciências da Nutrição, é responsável pelo projeto "Põe-te na linha" que tem como objetivo promover a adoção de uma alimentação e estilos de vida saudáveis. Aqui partilha diversos conteúdos relacionados com o seu estilo de vida, nomeadamente receitas e dicas. Além de consultas de nutrição, desenvolve workshops e palestras para diversos público-alvo, como por exemplo na comunidade ou em local de trabalho.

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