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4 Dicas fundamentais para ser saudável quando almoça ou janta fora

Almoçar ou jantar fora por vezes torna-se inevitável e as escolhas mais saudáveis parecem não ser tão óbvias. Hoje trazemos-lhe algumas dicas fundamentais para ser saudável.

 
4 Dicas fundamentais para ser saudável quando almoça ou janta fora
Modifique os seus hábitos.

Comer fora de casa pode ser muito frequente e pode tornar-se um impedimento para começar um programa de perda de peso ou uma razão para não ter uma alimentação saudável e equilibrada. Neste sentido, é fundamental que cada um de nós se consciencialize para escolhas alimentares saudáveis quando as refeições não são feitas em casa.

Por isso, trazemos-lhe algumas dicas fundamentais para ser saudável quando tem que fazer alguma refeição principal fora de casa. Saiba que é possível fazer escolhas alimentares saudáveis, só deveçlo ter em atenção o local escolhido (restaurantes/cafés/pastelarias), bem como os pratos que constam no menu.

4 dicas fundamentais para ser saudável quando almoça ou janta fora


1. Escolha bem o restaurante

Dicas fundamentais para ser saudavel e hamburguer saudavel

Escusado será dizer que o primeiro passo para conseguirmos ter um almoço/jantar saudável e equilibrado passa por escolhermos corretamente o local onde vamos comer. Embora possa pensar o contrário, não é assim tão difícil encontrar um local onde exista uma refeição minimamente saudável, ou seja, carne/peixe, arroz/batata e legumes ou salada.

Claro que, a forma como é cozinhado e os ingredientes que são utilizados são um fator importante e que, neste caso, não conseguimos controlar. Desde saladas a hambúrgueres grelhados, há uma panóplia imensa.

O problema está nos croquetes como entrada, molhos que acompanham com o pão, nas batatas-fritas, no pão à refeição, no ovo estrelado, nas lasanhas ou nas massas com natas e nas sobremesas. O problema não está em não comerem grelhados ou cozidos ao almoço/jantar.

2. Deixe os molhos de lado

temperar salada com azeite e pimentas

Até opta por comer uma salada que pensa ser super saudável mas depois perguntam-lhe qual é o molho que quer adicionar. E aí é que está o problema. As saladas devem ser temperadas por si. No fim do pagamento normalmente existe sempre azeite, vinagre e orégãos. As saladas ficam igualmente saborosas e é apenas uma questão de hábito.

3. Entradas = Sopa

creme de legumes

Muitas vezes pensamos que o grande problema é a sopa com batata, no entanto, nunca pensamos nas entradas que muitas vezes nos servem. Mais vale comerem uma sopa do que optarem pelas entradas, mesmo que seja apenas um rissol ou um croquete.

Além disso, ajuda-nos a manter a saciedade durante o dia e a diminuir a vontade para o prato principal. Deve também ter atenção ao tipo de sopa que existe, preferindo sempre uma boa sopa de legumes.

Ps: canja não é sopa! É refeição.

4. Sem pão

prato sem pao

Se a primeira coisa que trazem quando se senta é o pão, diga que não e peça uma sopa!

Podem também existir alguns pratos que vêm acompanhados com pão. Muitas vezes o problema não está na própria refeição, mas sim nos seus acompanhamentos.

Se a refeição já vem com arroz ou batata-doce, para quê o pão? Mais uma vez, é uma questão de hábito e o primeiro passo é dizer que não no restaurante.

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Nutricionista Maria Gama Nutricionista Maria Gama

Licenciada em Ciências da Nutrição, é responsável pelo projeto "Põe-te na linha" que tem como objetivo promover a adoção de uma alimentação e estilos de vida saudáveis. Aqui partilha diversos conteúdos relacionados com o seu estilo de vida, nomeadamente receitas e dicas. Além de consultas de nutrição, desenvolve workshops e palestras para diversos público-alvo, como por exemplo na comunidade ou em local de trabalho.

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