5 Dicas para desinchar e sentir-se melhor com o seu corpo

Quer saber como desinchar e recuperar a sua forma física? Siga todas as dicas que sugerimos neste artigo e trate da sua autoestima de uma vez!

 
Powered by: BodyScience
5 Dicas para desinchar e sentir-se melhor com o seu corpo
Saiba como recuperar a sua boa forma

Excessos alimentares e sedentarismo é uma combinação flagrante para ter sintomas de inchaço corporal, falta de energia e retenção de líquidos. É importante perceber que este tipo de comportamentos ao longo do tempo podem pesar no seu organismo mas, também, que as suas consequências podem ser revertidas caso decida mudar e adotar novas estratégias para ser mais saudável.

Por isso, trazemos-lhe cinco dicas para desinchar, que o vão ajudar a ser mais saudável, dia após dia, e a fazê-lo sentir-se muito melhor.

5 Dicas para desinchar e sentir-se melhor com o seu corpo


Dica para desinchar nº 1: beba líquidos suficientes

dicas para desinchar beber agua

Todos sabemos que uma correta hidratação é fundamental para um funcionamento saudável do organismo, dado que todas as funções dependem de um correto aporte de água. Não é por acaso que cerca de 70% do nosso corpo é constituído por água.

A quantidade de água que cada um necessita de ingerir pode variar de acordo com vários aspetos como idade, género, possíveis doenças, tipo de atividade física e temperatura ambiente. Mas independentemente de tudo isso, é indispensável que se hidrate, o que permitirá evitar situações de prisão de ventre e auxiliar o intestino na execução das suas funções, ajudando a reduzir o inchaço abdominal.

Essa hidratação pode ser feita pela ingestão de água, mas também recorrendo a outras alternativas, como por exemplo:

  • Águas aromatizadas, como água com alimentos que conferem aroma à água, sem acrescentar valor energético a esta bebida, como rodelas de limão, canela em pau, folhas de hortelã ou gengibre;
  • Chás e infusões que, para além de contribuírem para uma hidratação adequada, lhe podem trazer outros benefícios associados ao excesso de peso ou retenção de líquidos, como efeito diurético ou de aumento do metabolismo;
  • Sumos “detox” que, contrariamente às outras alternativas, possuem valor energético; no entanto, poderão ser excelentes opções para substituir determinadas bebidas ou pequenas refeições, contribuindo para a hidratação diária adequada e auxiliando a desinchar, especialmente a zona abdominal;
  • Suplementos diuréticos também poderão fazer sentido, pelo que deverá consultar o seu nutricionista que o aconselhará acerca da possibilidade de acrescentar este tipo de suplementos.

Dica para desinchar nº 2: só precisa de 20 minutos para treinar

dicas para desinchar agachamento

O exercício físico é fundamental na manutenção de um peso saudável, mas também no seu estado de saúde. Treinar aumenta o ritmo cardíaco e o fluxo sanguíneo, ajudando na circulação de líquidos e também a excretar mais facilmente toxinas acumuladas através da transpiração.

O tipo de treino vai depender dos seus objetivos, condição física e características individuais. A prática de exercício físico de intensidade moderada é aconselhada pelo menos três vezes por semana, no entanto, não precisa de muito tempo para conseguir ativar o seu corpo.

Basta que dedique apenas 20 a 30 minutos do seu dia à prática de exercício físico intensa e poderá notar diferenças. Além disso, é importante que adote hábitos diários que o coloquem em movimento como subir escadas, levantar-se do seu local de trabalho várias vezes ao dia (1 minuto para poder alongar os músculos), caminhar ou até andar de bicicleta.

Dica para desinchar nº 3: reduza o consumo de sal e açúcar

dicas para desinchar nutricionista e paciente

Muitas vezes, por questões inerentes às rotinas diárias, a alimentação fica para segundo plano. No entanto, este é, sem dúvida, um dos fatores mais importantes para prevenir a retenção de líquidos e sentir-se menos inchado. Para desinchar, estas são as dicas alimentares que deve seguir:

  • Reduza o consumo de sal e açúcar: estes são os dois principais responsáveis pela retenção de líquidos por criarem um ambiente mais concentrado dentro das células, que acabam por absorver água para equilibrar o sistema.
  • Aumentar a ingestão de fibra: ajuda na captação de gorduras durante a refeição e ajuda a manter o trânsito intestinal regulado. No entanto, não se esqueça que a ingestão de fibra implica uma maior hidratação, caso contrário o efeito pode ser o oposto.
  • Evite bebidas gaseificadas e refeições pesadas: estes alimentos são responsáveis pelo inchaço abdominal e por algum mau-estar gastrointestinal. Opte sempre pela água ou alguma das sugestões acima referidas e evite métodos de confeção com muita gordura.

Para conseguir atingir os seus objetivos de forma eficaz, consulte um nutricionista que irá ajustar um plano alimentar ao seu dia alimentar e necessidades energéticas individuais.

Dica para desinchar nº 4: cuide da sua pele e evite estrias

dicas para desinchar creme para o corpo

Cuidar da sua pele é também muito importante e algo que fica muitas vezes esquecido. Apesar da sua elasticidade, o facto de ganharmos e perdermos peso pode deixar algumas marcas e levar ao aparecimento de estrias.

Assim, procure hidratar sempre a pele do corpo, escolhendo um produto que se adeque ao seu tipo de pele. Se possível, procure conciliar essa hidratação com esfoliação, no sentido de estimular a renovação celular.

Dica para desinchar nº 5: tratamentos estéticos podem ajudar

dicas para desinchar tratamento estetico

Alguns tratamentos estéticos podem ajudar a desinchar, ativando a circulação sanguínea, diminuindo a retenção de líquidos e modelando o corpo.

Nas Clínicas BodyScience tem à sua disposição vários tratamentos para esse efeito, podendo fazer a sua primeira consulta de avaliação gratuitamente.

Existem três tratamentos que se enquadram na categoria de dicas para desinchar, após todas as asneiras alimentares feitas nos últimos tempos e que ajudam a estimular a circulação sanguínea e linfática, podendo ajudar a adelgaçar a sua figura e a melhorar o seu conforto.

  • Endermologia LPG: para eliminar a celulite e ter a pele mais reafirmada a Endermologia LPG é uma técnica que visa tratar os tecidos cutâneos e subcutâneos, em qualquer parte do corpo. Este tratamento faz uma drenagem linfática eficaz e sem riscos, que permite reduzir a retenção de água e favorecer o correto funcionamento dos sistemas venoso e linfático.
  • Pressoterapiaé o tratamento ideal para eliminar a celulite, gordura localizada e potenciar uma desintoxicação do organismo e permite incorporar três processos distintos num só método:
    • Terapias de infravermelhos para tratamento da gordura corporal;
    • Pressoterapia para drenagem linfática;
    • Electroestimulação de baixa frequência para remodelar a silhueta, promover o emagrecimento, a acelerar o metabolismo e a linfodrenagem.
  • Bodywave: para aliviar os sintomas de retenção de líquidos, da deficiente circulação sanguínea e eliminar sinais de celulite, este tratamento oferece uma solução diferenciadora que garante resultados imediatos e de longa duração. Trata-se de um método vibromagnético inovador, que permite tratamentos localizados e sequenciais, o que permite eliminar eficazmente a celulite, ativar a circulação e regenerar a pele em profundidade.

Todas estas dicas para desinchar, quando realizadas em simultâneo, poderão ter efeitos surpreendentes. Assim, procure aconselhar-se junto dos profissionais das diferentes áreas, orientar os tratamentos para a sua situação específica e tire o melhor partido destas sugestões.

Veja também:

Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo

Mulher, tripeira e Nutricionista (C.P. 2181N). É licenciada em Ciências da Nutrição pela Universidade Católica Portuguesa e autora do blog "Comer para crer". Desenvolveu atividade em várias áreas da Nutrição, mas a paixão pela área clínica e pela comunicação tem prevalecido.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].

Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo

Mulher, tripeira e Nutricionista (C.P. 2181N). É licenciada em Ciências da Nutrição pela Universidade Católica Portuguesa e autora do blog "Comer para crer". Desenvolveu atividade em várias áreas da Nutrição, mas a paixão pela área clínica e pela comunicação tem prevalecido.