5 Dicas essenciais para comer melhor e fazer mais pela sua saúde

Planear, e ir às compras sem fome são alguns pontos que o ajudam a fazer uma alimentação saudável. Conheça estas cinco dicas para comer melhor.

 
Powered by: BodyScience
5 Dicas essenciais para comer melhor e fazer mais pela sua saúde
Saiba como pode melhorar a sua alimentação.

Fazer as escolhas acertadas para si é sempre bastante importante. No entanto, nem sempre é assim tão fácil… Existem distrações, tentações, faltas de tempo e de preparação, que muitas vezes nos desviam dos nossos objetivos. Conheça estas 5 dicas para comer melhor e contornar da melhor forma as dificuldades que pode encontrar.

5 dicas para comer melhor durante o dia


1. Planeamento

dicas para comer melhor planear refeicoes

Esta é a primeira medida a tomar. Se planear as suas refeições para a semana ou dias seguintes, é meio caminho andado para cumprir com sucesso os seus objetivos.

Compra o que necessita, prepara antecipadamente os produtos ou as refeições e, na hora das refeições, não precisa de pensar no que vai ter de confecionar e cair em tentações.

Invista tempo neste planeamento e conseguirá cumprir não só com uma alimentação mais saudável, mas adequada às suas necessidades energéticas, com a ajuda de um nutricionista.

2. Compras sem fome

dicas para comer melhor mulher as compras

Ao ir às compras com fome acaba quase sempre com um ou outro produto a mais no saco, porque torna-se mais difícil manter-se fiel à sua lista de compras. Para além disso, a tentação de comprar algo mais calórico para comer no imediato é maior. Assim, procure ir às compras após as refeições principais ou após o lanche.

3. Marmita

dicas para comer melhor marmita saudavel

No caso de necessitar de fazer refeições fora de casa de forma rotineira, como acontece com frequência com o almoço, o ideal é levar a marmita com a sua comida. Esta é a forma ideal de controlar aquilo que está a comer: os produtos, o tipo de confeção, as quantidades, o tipo de gordura utilizado, etc.

Para além disso, como tem a refeição preparada, não cairá na tentação de escolher no restaurante ou no refeitório refeições menos saudáveis que lhe agradem. Mesmo que não tenha grande técnica culinária, procure variar e inovar, apoiando-se nas sugestões do seu nutricionista.

4. Comida de verdade

dicas para comer melhor comida saudavel

Quer coma em casa ou fora, é muito importante preferir a “comida de verdade”. Com isto, pretende-se que os alimentos escolhidos sejam o menos alterados possível, ou seja, pouco processados. Mesmo que o valor energético (calorias) seja idêntico, é importante que, calmamente, aprenda a conhecer os alimentos.

A melhor forma de o fazer é aprender a ler os rótulos no sentido de escolher alimentos com menos aditivos alimentares. Por exemplo, uma lata de refrigerante pode ter o mesmo valor energético que três peças de fruta pequenas, por exemplo. Neste caso, é evidente que, apesar de terem as mesmas calorias, a fruta irá trazer-lhe muitos mais benefícios para a sua saúde do que o refrigerante.

 5. Melhorar os hábitos alimentares

dicas para comer melhor mulher a preparar o almoco

É importante refletir nos pontos que estão a fazê-lo desviar do objetivo de manter uma alimentação mais saudável e trabalhar sobre elas com a ajuda do seu nutricionista. No entanto, temos algumas sugestões que se podem destacar para melhorar os seus hábitos alimentares:

  • Faça várias refeições por dia, 5 em média, dependendo da sua rotina;
  • Comece o almoço e o jantar sempre com sopa;
  • Cozinhe de forma saudável, evitando refogados, fritos ou confecções com gordura em excesso;
  • Use e abuse das ervas aromáticas, no sentido de potenciar o sabor dos alimentos e reduzir o consumo de sal;
  • Reduza ao máximo o consumo de açúcares simples;
  • Mastigue bem os alimentos, coma com calma e sentado e desfrute do momento da refeição, se possível, tornando-a num momento de convívio;
  • Hidrate-se bem, quer com água, como com chás, infusões ou águas aromatizadas.

Estas cinco dicas para comer melhor poderão ser uma ajuda excelente, principalmente se complementarem as orientações dadas pelo seu nutricionista.

Para além de poder contar com um plano alimentar personalizado, que vai ao encontro às suas necessidades fisiológicas e rotinas, tem agora as ferramentas que precisa para colocar tudo o que sabe em prática.

Veja também:

Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo

Mulher, tripeira e Nutricionista (C.P. 2181N). É licenciada em Ciências da Nutrição pela Universidade Católica Portuguesa e autora do blog "Comer para crer". Desenvolveu atividade em várias áreas da Nutrição, mas a paixão pela área clínica e pela comunicação tem prevalecido.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].

Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo

Mulher, tripeira e Nutricionista (C.P. 2181N). É licenciada em Ciências da Nutrição pela Universidade Católica Portuguesa e autora do blog "Comer para crer". Desenvolveu atividade em várias áreas da Nutrição, mas a paixão pela área clínica e pela comunicação tem prevalecido.