Depilação Definitiva: saiba qual o melhor método para a sua pele

A depilação faz parte da rotina de beleza de muitas mulheres. No entanto, o sofrimento e preocupação constantes são um suplício para quem efetua esta rotina. A depilação definitiva é a solução, mas as dúvidas persistem quanto aos tipos existentes no mercado e a sua eficácia. Conheça as diferenças.

Powered by: BodyScience
Depilação Definitiva: saiba qual o melhor método para a sua pele
Conheça quais os métodos de depilação definitiva e como cada um atua.

A depilação definitiva é muito procurada pelas mulheres pelo facto de, em pouco tempo, deixarem de se preocupar com os inestéticos pelos. No entanto, a dúvida persiste quanto ao tipo de depilação mais eficaz para cada tipo de pele.

Importa esclarecer que a fotodepilação pode ser dividida em dois tipos: luz pulsada e laser. A diferença está na intensidade de luz aplicada que implica variações na sensibilidade, no número de sessões e nos resultados.

Apesar de diferentes, os lasers funcionam da mesma forma, no sentido em que quanto mais clara for a pele e escuro o pelo, mais rápido e eficaz será o tratamento. Isto porque o laser reconhece a melanina do pelo, logo, se não existir grande contraste entre a pele e o folículo, é mais difícil alcançar resultados.

QUE TIPOS DE DEPILAÇÃO DEFINITIVA EXISTEM?


depilacao definitiva e depilacao a laser

Fotodepilação

Este é o tipo de depilação mais duradouro para as diferentes tonalidades de pele. Na luz pulsada, o disparo de luz é feito em flashs policromáticos que permitem tratar uma área maior, sendo também cada sessão mais rápida.  É ainda possível variar a intensidade o comprimento de luz de acordo com as características da pele e do pelo.

Com a fotodepilação nota-se uma diminuição do número de pelos logo após a primeira sessão, sendo que o tempo e espaçamento entre sessões é cada vez maior.

Como não aquece tanto a superfície da pele como o laser, a fotodepilação é praticamente indolor sendo a opção ideal para pessoas mais sensíveis à dor.

Além disso, a luz pulsada permite também tratar outros problemas de pele, tais como rugas e linhas de expressão, manchas escuras na pele, estrias brancas e vermelhasacne e rosácea.

>> Contacte os profissionais e saiba mais sobre a depilação definitiva.

A laser

A depilação a laser emite uma luz monocromática, o que implica um tratamento mais agressivo, limitando a aplicação a determinados fototipos de pele e características de pelo.

  • ALEXANDRITE

O laser Alexandrite traduz-se num disparo largo de alta energia, capaz de emitir um feixe de luz contínua que é absorvido pela melanina do pêlo, a um comprimento de onda de 755 nanómetros, que permite por ação térmica destruir a célula germinativa do pelo, sem lesar as estruturas adjacentes.

A diferença do Alexandrite em relação aos restantes lasers é que este tem uma pedra no equipamento que se chama alexandrina (daí o nome do laser). Esta pedra faz com que a energia seja mais estimulada pelo laser e faz com que o pico de potência seja maior.

  • DÍODO

O laser díodo tem um comprimento de onda de 800 a 810 nanómetros. Este método de depilação definitiva é feito com um gel aplicado na pele, enquanto a alexandrite tem um sistema de refrigeração que torna a depilação mais confortável e menos dolorosa.

  • NEODÍMIO (Nd) YAG (NDYag)

Quanto mais escura for a pele, menos segura é a depilação. Isto porque o laser não faz o reconhecimento do pêlo e acaba por queimar a pele.

O laser NDYag é indicado para peles negras, graças a um comprimento de onda de 1064 nanómetros que permite uma penetração mais profunda.

  • RUBY

É um tipo de depilação que emite um feixe de luz de cor vermelha a um comprimento de onda de 694 nanómetros, o menor comprimento de onda de todos os lasers sendo, por isso, o menos eficaz na remoção de pelos.

DÚVIDAS MAIS FREQUENTES:


Qual a diferença entre depilação definitiva a laser e luz pulsada?

A principal diferença entre estes dois tipos de depilação está no tipo de luz e na forma como esta é usada em cada um dos métodos.

Enquanto o laser utiliza um feixe de luz disparado em linha reta que atinge em especial as células germinativas do pêlo, impedindo que cresça durante um tempo considerável, a fotodepilação utiliza a luz pulsada de baixa intensidade que vai enfraquecendo o pêlo à medida que atinge as células pilosas.

Contrariamente ao que acontece com o laser, a luz pulsada não tem a capacidade real de destruir as células germinativas da raiz. Por esta razão, na fotodepilação é necessário fazer a manutenção das áreas depiladas com maior frequência do que na depilação a laser.

Ambos os métodos são indolores?

Relativamente à questão da dor a fotodepilação a luz pulsada revela-se menos dolorosa. O laser devido a elevada potência da energia que utiliza é mais doloroso. No entanto, tanto na depilação a laser como na fotodepilação a sensação vivida por cada uma das pessoas vai variar com o grau de sensibilidade de cada um, algumas pessoas consideram mesmo não sentir dor, especialmente na fotodepilação.

Qual o método de depilação definitiva menos agressivo para a pele?

De entre estes dois métodos, a fotodepilação é considerado o método menos agressivo para a pele, isto porque a sua utilização permite a graduação da intensidade da luz usada.

As duas técnicas são adequadas para todos os tipos de pele e de pêlo?

Por norma a depilação a laser não é eficaz na remoção dos pêlos brancos e louros devido às baixas concentrações de melanina deste. O pêlo muito fino também é difícil de ser eliminado, exigindo um maior número de sessões.

Por outro lado, a fotodepilação não é indicada para peles muito morenas ou negras, pois existe o risco de causar manchas irreversíveis queimaduras e cicatrizes. Obtêm-se melhores resultados sempre que o contrate entre a cor do pêlo e da pele é mais evidente.

Qual dos métodos apresenta resultados mais rápidos?

Os resultados tanto da depilação a laser como o da fotodepilação são relativos e variam de caso para caso. Factores como a região do corpo em que se realiza o tratamento, o estado hormonal do paciente, a cor da pele e a cor dos pêlos vão influenciar o número de sessões necessárias para se atingir os resultados.

Onde fazer Fotodepilação a Laser e Luz Pulsada?

Como todos os tratamentos estéticos, qualquer tipo de depilação definitiva deve ser feito num local próprio com profissionais habilitados de forma a ser garantida toda a segurança e eficácia dos tratamentos.

Nas Clínicas BodyScience são garantidos todos os passos para garantir um conforto permanente e a elegância de um corpo sem pelos com o tratamento de Depilação a Laser e IPL 600.

A BodyScience oferece-lhe a primeira consulta de avaliação gratuita e sem qualquer compromisso.

 

QUAIS OS CUIDADOS A TER COM A REALIZAÇÃO DE DEPILAÇÃO DEFINITIVA?


cuidados depilacao laser

Estes são os cuidados essenciais que tem de ter se quiser realizar depilação definitiva:

  • Evitar o sol entre 2 e 4 semanas antes e depois de ter realizado o tratamento ou até que o seu especialista o autorize;
  • Utilizar protetor solar fator 50+ nas zonas sujeitas a depilação;
  • Evitar a depilação com pinças ou cera um mês antes de iniciar o tratamento (pode usar lâminas ou cremes depilatórios);
  • A depilação definitiva não é aconselhada antes dos 18 anos, uma vez que o sistema hormonal ainda está em alteração.

Veja também: