Publicidade:

Sabe quais os cuidados a ter no inverno com os animais?

Os cuidados a ter no inverno com os animais são específicos devido a algumas caraterísticas da época do ano, como o frio e humidade. Saiba como cuidar do seu melhor amigo.

 
Sabe quais os cuidados a ter no inverno com os animais?
Os animais também sofrem com o frio

Tal como as pessoas sentem frio durante o inverno, os nossos animais de companhia também. Não só as temperaturas baixas podem ser um problema e trazer desconforto aos animais, mas também durante esta época é natural que os cães e os gatos possam adoecer, se não forem tomadas medidas. Assim é importante que os tutores estejam a par dos cuidados a ter no inverno com os animais, de forma a protegê-los.

9 cuidados a ter no inverno com os animais


1. Mantê-los num local abrigado

cuidados a ter no inverno com os animais

Durante o inverno é essencial manter o seu cão ou gato protegidos das temperaturas extremas, especialmente durante a noite. Se possível, em alturas de alerta de temperaturas mais baixas, especialmente, deve recolher o seu animal para o interior de casa, ou proporcionar-lhe abrigos como uma casota térmica.

2. Evitar que estejam na rua

Os gatos e os cães devem ser mantidos no interior de casa durante o frio e chuva, pois podem adoecer com as temperaturas baixas. Estando no exterior, os animais tendem a procurar abrigo e podem colocar-se em perigo, indo para locais em que se podem magoar, como motores e rodas de carros, espaços apertados como por baixo de varandas, entre outros.

Os gatos podem fazer uma vida perfeitamente normal sem necessidade de acesso ao exterior, especialmente durante o inverno, no entanto, os cães necessitam sempre dos seus passeios para fazerem exercício e também as suas necessidades.

Os passeios devem ser sempre feitos com o seu cão, podendo encurtar o número de passeios por dia e também diminuindo o tempo que passa com o cão no exterior.

3. Manter as vacinas em dia

cuidados a ter no inverno com os animais

No inverno as gripes e constipações são mais frequentes, acontecendo o mesmo nos animais, sendo que por norma, as suas gripes não são transmissíveis aos humanos.

A gripe felina, é uma doença respiratória, causada por vários agentes isoladamente ou em conjunto, como o herpesvírus felino e calicivírus felino. Estas são duas das infeções víricas que podem ser prevenidas através da vacinação dos gatos. Assim, é aconselhável garantir, antes do inverno, que o seu gato tem as vacinas em dia.

A gripe canina é causada também por um complexo de vírus e bactérias que podem também ser prevenidas através de vacinas específicas. Assim, informe-se com o seu médico veterinário, antes do tempo frio começar, sobre o plano de vacinação do seu cão.

Aproveite a ida ao veterinário, para fazer um check up e verificar se o seu animal está saudável, detetando qualquer problema respiratório ou osteoarticular a que deve estar atento durante o período mais frio.

4. Estar atento a sinais de doença

Um dos cuidados a ter no inverno com os animais, é estar atento a qualquer sinal de doença. Durante o inverno, é mais comum ocorrerem doenças, especialmente do foro respiratório.

Esteja atento a sintomas como espirros, corrimento nasal ou ocular, tosse, apatia, anorexia (falta de apetite) entre outros. Se o seu cão ou gato manifestarem algum sinal de doença, leve-o de imediato ao médico veterinário para ser tratado.

5. Reforçar a alimentação

cuidados a ter com os animais no inverno

Alguns tutores pensam que durante o inverno devem reforçar a alimentação do animal, oferecendo maior quantidade, o que não está certo, e pode contribuir para desenvolvimento de excesso de peso e obesidade.

Durante o inverno, os animais estão mais susceptíveis a doenças, e portanto o seu sistema imunitário deve estar a funcionar corretamente, para garantir que consegue combater as infeções.

A nutrição é um fator muito importante que contribui para saúde do animal, e tendo influencia direta no seu sistema imunitário. Assim, quando se fala em reforçar a alimentação, será em garantir que o animal está a fazer uma dieta adequada e balanceada, ingerindo todos os nutrientes necessários.

Deve sempre optar por alimentos próprios para cada espécie, e se possível, de uma gama premium ou super premium.

6. Cuidado com as fontes de calor

Um dos cuidados a ter no inverno com os animais é proteger as fontes de calor. Especialmente os gatos adoram dormir em locais quentes, e muitas vezes chegam a queimarem-se acidentalmente, e em alguns casos, com gravidade.

Assim, evite que o seu animal de companhia durma ou passe muito tempo junto de fontes de calor, para sua própria segurança.

7. Protegê-los com roupas e cobertores

cuidados a ter no inverno com os animais

As roupas podem ser uma ótima opção para os cães que têm que ir à rua fazer o seu passeio. Deve sempre optar por roupas com poucos adereços e fáceis de vestir e despir ao cão. Assim, será mais fácil que o cão permita que lhe vista a roupa e se sinta confortável com a mesma.

Em ambiente de casa, deve deixar cobertores espalhados e acessíveis para que o seu animal os possa utilizar para dormir quentinho.

8. Manter a casa arejada

Manter a casa arejada durante o inverno é um dos cuidados a ter no inverno com os animais e com as pessoas, pois casas não arejadas têm tendência para acumular mais agentes infeciosos e assim ocorrer propagação de doenças.

9. Proporcionar um local confortável para dormirem

cuidados a ter com os animais no inverno

Especialmente animais mais velhos, durante o inverno, podem apresentar dores osteoarticulares e terem dificuldade na locomoção. Para estes animais em especial, deve ter o cuidado de lhes colocar camas adequadas e cobertores de forma a garantir que conseguem dormir ou estar confortáveis e sem dor.

Veja também:

Fontes

ABCD – Feline Herpesvirus Infection. Disponível em: http://www.abcdcatsvets.org/feline-herpesvirus/
ABCD – Feline Calicivirus Infection. Disponível em: http://www.abcdcatsvets.org/feline-calicivirus-infection-2012-edition/
MSD Veterinary Manual – Canine Influenza (Flu). Disponível em: https://www.msdvetmanual.com/respiratory-system/respiratory-diseases-of-small-animals/canine-influenza-flu?query=influenza%20virus%20dogs

Dra. Patrícia Azevedo Dra. Patrícia Azevedo

Patrícia Azevedo é médica veterinária natural de Braga. Desde a sua infância que é apaixonada por animais e sempre teve a ambição de ser médica veterinária. Trabalhou como voluntária em associações de proteção e ajuda a animais errantes desde os 11 anos de idade . Iniciou o seu percurso como estudante desta área na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e concluiu os seus estudos no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Tem três gatos e uma cadela retirados da rua. Trabalha atualmente na sua cidade natal, em medicina e cirurgia de pequenos animais.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].