Publicidade:

Os cuidados a ter com os idosos

Embora muitos façam questão de manter a sua independência, é essencial alguns cuidados a ter com os idosos. Saiba quais neste aqui.

 
Os cuidados a ter com os idosos
Saiba mais neste artigo.

Os cuidados são importantes em qualquer idade e em qualquer fase da vida. Todos os seres humanos têm a necessidade de serem cuidados e, ainda, a capacidade de cuidar do outro. 
 
Os cuidados a ter com os idosos são especiais e apresentam algumas particularidades.

É importante ter ainda em conta que cuidar de um idoso também implica falar abertamente com ele, para perceber quais são as suas vontades e necessidades. 
 
Há algumas preocupações que quem cuida de um idoso deve ter em conta.

Neste artigo, esmiuçamos estas questões e esclarecemos as suas dúvidas. 
 

Quais os cuidados mais importantes a ter com os idosos?


1. Casa segura

casa segura

Uma grande parte dos idosos prefere continuar a viver na sua própria casa, do que em lares. Nestes casos, os cuidados mais importantes passam pela segurança em casa. 
 
Alguns destes cuidados passam por:
 
  • Certificar-se que a casa está bem iluminada e que existem luzes de presença para a noite;
  • Instalar interruptores iluminados, que são mais fáceis de localizar; 
  • Evitar a existência de tapetes escorregadios;
  • Ter em conta a disposição dos móveis, para assegurar uma fácil mobilidade do idoso;
  • Adaptar as casas-de-banho com barras de apoio e tapete anti-derrapante na banheira;
  • Colocar todos os elementos que o idoso possa necessitar, em qualquer divisão da casa, o mais à mão possível e nas prateleiras mais baixas;
  • Colocar barras de apoio na cama para facilitar o levantar e o deitar ou, em alternativa, adquirir uma cama mais baixa; 
  • Assegurar que as cadeiras utilizadas pelo idoso são suficientemente altas e que estejam equipadas com apoios para os braços; 
  • Se o idoso se deslocar numa cadeira de rodas, instalar rampas de acesso; 
  • Instalar um corrimão em todas as escadas da casa;
 


2. Ajuda de terceiros

ajuda de terceiros

Um idoso pode e, provavelmente, precisará de ajuda para fazer a sua higiene pessoal, para ir às compras, para confeccionar as suas refeições, para efetuar as limpezas da casa, para ir ao médico, ver o correio, pagar as contas e em todas as restantes tarefas do dia-a-dia.

É importante estabelecer um plano para decidir quem o vai fazer e quando, para que o idoso saiba com o que pode contar. 
 
 


3. Cuidar da saúde diariamente

cuidado de saude do idoso

Vigiar e cuidar da saúde de um idoso é fundamental. Os idosos devem ser vigiados de perto e o cuidador deve ter isto em atenção. 
 
Os cuidados a ter com os idosos passam por assegurar que os mesmo cumprem uma dieta alimentar equilibrada, que efetuam algum tipo de exercício físico, nem que seja uma caminhada de dez minutos, que bebem muita água, pois é normal que desidratem com alguma facilidade e que cumprem a toma dos seus medicamentos diários. 
 
Sempre que possível, o cuidador deve acompanhar o idoso ao médico. 

► Saiba mais acerca das necessidades energéticas no idoso.
 
 


4. Ter uma vida social ativa

ter uma vida social ativa

É essencial motivar o idoso a sair de casa e ter algum tipo de vida social, nem que seja ir tomar um chá com os amigos todas as semanas, dar uma pequena caminhada ou até inscrever-se num centro de convívio para idosos. 
 
A família também deve estar presente de forma constante para fazer companhia ao idoso. A companhia física, o carinho e uma boa conversa são essenciais para manter a felicidade plena. 
 
É, ainda, crucial possibilitar que o idoso leia livros, revistas ou jornais que sempre apreciou, que ouça o seu tipo de música preferida e que assista aos seus programas televisivos preferidos. 


 

Veja também:

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].