Publicidade:

Cuidador de idosos: as plataformas de apoio mais importantes

Um cuidador de idosos é alguém que se dedica a cuidar dos mais velhos. Saiba mais sobre o cuidador de idosos e a plataforma dedicada a esta profissão.

 
Cuidador de idosos: as plataformas de apoio mais importantes
Conheça as plataformas de apoio aos cuidadores de idosos

Em Portugal, para a profissão de cuidador de idosos há uma plataforma onde pode encontrar informação diversificada sobre a profissão e legislação, entre outros.

O cuidador de idosos é muito frequentemente um familiar ou um amigo ou vizinho mais próximo. Isto, claro, em casos onde as pessoas vivem em zonas onde se conhecem e conhecem os seus vizinhos de há muitos anos.

O que é um cuidador de idosos


cuidador de idosos plataforma idoso e cuidador

Com a vida cada vez mais stressante e atarefada que as famílias levam, sempre com imensas responsabilidades por vezes nem sempre é possível que um familiar consiga dedicar-se exclusivamente a cuidar dos seus idosos.

Nestes casos, e como referido, em zonas mais pequenas, onde as pessoas ainda se conhecem, muito frequentemente se recorre à ajuda de algum amigo ou vizinho com mais disponibilidade e que, naturalmente, está disposto a prestar auxílio.

É importante salientar que o cuidador de idosos, em casos em que, por exemplo, o idoso tem necessidade de cuidados mais específicos, é importante que o cuidador de idosos tenha alguns conhecimentos adequados a cada caso.

Assim, o cuidador de idosos tem cada vez mais que prestar um serviço com maior qualidade, precisando de formação base e contínua.

No entanto, deve também ser compensado de forma justa e o seu trabalho merece reconhecimento. Em Portugal, o cuidador de idosos tem a plataforma dedicada à profissão ao seu dispor. Saiba mais sobre esta plataforma.

Plataforma em Portugal e na Europa de cuidadores de idosos


cuidador de idosos plataforma cuidadora e idosa

Em Portugal, há uma rede de cuidadores informais que vem responder às necessidades que as famílias cada vez mais têm, seja porque estão afastadas da maioria dos seus familiares, seja porque o idoso necessita de cuidados mais específicos.

No nosso país, existe a plataforma Cuidadores Portugal que é mais do que uma simples base de dados de cuidadores. Esta plataforma encontra-se associada à Eurocarers, a associação europeia dedicada aos cuidadores, que tem por objetivo não só dar atenção aos conhecimentos e necessidades dos cuidadores.

Plataforma europeia de cuidador de idosos

A Eurocarers, plataforma para o cuidador de idosos, permite aos cuidadores, aos empregadores e aos profissionais de cuidados manter-se informados sobre benefícios a que podem ter direito, assim como a partilhar experiências e a comunicar com outros membro da plataforma.

Nesta plataforma europeia, os cuidadores podem ainda esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir no decorrer da sua atividade e obter conselhos de forma a melhorar a qualidade dos serviços que prestam.

Apesar desta plataforma ser muito abrangente e não dedicada exclusivamente aos cuidadores de idosos, tem, no entanto, uma secção chamada de ‘’cuidar de idoso’’ onde o cuidador de idosos poderá encontrar informações específicas sobre o serviço de cuidados e apoio disponíveis nos estados-membros da União Europeia e, claro, recomendações e conselhos sobre como melhor lidar com a incapacidade de pessoas idosas.

Na plataforma Eurocarers, encontra ainda informações específicas sobre mecanismos públicos de apoio jurídico e financeiro disponíveis para os cuidadores na Europa.

Plataforma portuguesa de cuidador de idosos

No caso específico de Portugal, quer procure um cuidador de idosos ou pretenda trabalhar na área, pode recorrer à plataforma Cuidadores Portugal, onde à semelhança da plataforma europeia, encontra informação sobre benefícios do estado e benefícios especiais ou relacionados com seguros, formas para simplificar o dia a dia dos idosos e do cuidador de idosos, serviços de assistência domiciliária, entre outros.

Nesta plataforma, o cuidador de idosos pode ainda perceber como conciliar o seu trabalho, se se der o caso de ter outro emprego para além de cuidar de idosos, como frequentemente acontece no Reino Unido.

Nota importante


Até no caso de ser um cuidador de idosos que está a prestar assistência a membros da própria família, pode recorrer a esta plataforma pelos mais diversos motivos: seja para se aconselhar sobre a melhor forma de prestar cuidados, seja para obter apoio de forma a conseguir conciliar esta tarefa com o seu emprego ou vida familiar.

Veja também:

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].