O que fazer quando tem uma crise de ansiedade?

Teve uma crise de ansiedade e sentiu que foi a pior experiência da sua vida? Então saiba o que fazer quando tem uma crise de ansiedade!

O que fazer quando tem uma crise de ansiedade?
A ansiedade é a doença mental mais prevalente em Portugal!

Foi a correr ao seu médico no momento em que sentiu, de forma súbita, tonturas, falta de ar, dor de cabeça, suores e palpitações? Após a realização de um exame médico cuidado o seu médico disse-lhe que o seu exame físico estava normal e que a origem dos sintomas era ansiosa?

Pois bem, de facto, a ansiedade é um problema psicológico que também se manifesta através de sintomas físicos, que podem ser muito intensos e incapacitantes.

Mas, sabe que fazer quando tem uma crise de ansiedade? Não? Então descubra!

A ansiedade faz parte da vida de todos nós!


mulher cansada crise de ansiedade

Por si só a ansiedade não representa um problema. Todos vivemos episódios e experiências mais ou menos stressantes e em alguns momentos todos nos sentimos mais inseguros ou preocupados. É saudável sentir ansiedade e pode, por vezes, proteger-nos do perigo.

O problema está, como em quase tudo na vida, no excesso. O excesso de ansiedade é patológico e problemático e interfere com a nossa forma de pensar, de sentir e de interpretar o mundo que nos rodeia.

Podemos definir a ansiedade patológica como um estado duradouro de ameaça ou apreensão que envolve medo mas também a crença de que certas coisas ou situações são incontroláveis ou incertas. Interfere no nosso dia-a-dia, no nosso bem-estar, nas relações pessoais e no desempenho académico e profissional.

Uma crise de ansiedade ou de pânico tem lugar quando a ansiedade e o medo surgem de forma súbita, intensa e totalmente inesperada, acompanhados de sensações corporais como falta de ar, tonturas, palpitações, tremores, suores e náuseas. Mais ainda, no decorrer de uma crise de ansiedade, é feita uma interpretação catastrófica destas sensações físicas (por exemplo, “vou desmaiar” ou “não consigo respirar”).

O que fazer quando tem uma crise de ansiedade?


Perante uma crise de ansiedade deve procurar ajuda médica que possa, após feito o despiste de possíveis condições de saúde que justifiquem os sintomas, encaminhar para um profissional na área da saúde mental.

Os ataques e a perturbação de pânico devem ser deve ser objeto de um tratamento medicamentoso e psicoterapêutico, cuja eficácia tem sido inequivocamente demonstrada cientificamente. Para além da ajuda especializada há alguns hábitos de vida que podem ajudar a reduzir os níveis de ansiedade, bem como alguns comportamentos que importa adotar na presença de uma crise de ansiedade.

5 dicas para lidar com uma crise de ansiedade

especialista com paciente crise de ansiedade

  • Lembre-se que apesar das sensações e dos sintomas da crise de ansiedade serem assustadores, não são perigosos;
  • Tente compreender que aquilo que sente é apenas uma forma exagerada do seu corpo reagir perante a ansiedade;
  • Afaste os pensamentos catastróficos do tipo: “e se eu desmaiar?” ou “e se eu perder o controlo?”. Foque-se no presente e no realmente está a acontecer e não no que pode vir a acontecer;
  • Tente abstrair-se daquilo que está a sentir e naquilo em que está a pensar. Pense em algo diferente, observe o que vê em seu redor, conte uma história ou tente imaginar um cenário que lhe transmita calma e segurança;
  • Controle a respiração, de forma a restabelecer os níveis de dióxido de carbono e de oxigénio e notará uma imediata diminuição das sensações corporais adversas. Controle a respiração numa posição que lhe seja confortável (sentado ou deitado). Inspire e expire de forma lenta e profunda, controlando a frequência respiratória.

5 hábitos de vida que deve pôr em prática desde já!

praticar ioga crise de ansiedade

  1. Pratique exercício físico: a prática regular de exercício físico ajuda a aliviar os sintomas depressivos e baixar os níveis de irritabilidade e ansiedade;
  2. Ponha em prática exercícios de respiração e relaxamento: ajudam a dormir melhor, bem como a diminuir a tensão arterial, o batimento cardíaco, os níveis de cortisol e o cansaço;
  3. Não se esqueça de ter na agenda atividades prazerosas: cuide de si;
  4. Alimente-se de forma saudável e durma bem;
  5. Faça uma boa gestão e organização do seu tempo: organize-se e estabeleça prioridades.

Veja também:

Psicóloga Ana Graça Psicóloga Ana Graça

Mestre em Psicologia, pela Universidade do Minho, com a dissertação “A experiência de cuidar, estratégias de coping e autorrelato de saúde”. Especialização (Pós-Graduada) em Neuropsicologia Clínica, Intervenção Neuropsicológica e Neuropsicologia Geriátrica. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e Neuropsicologia. Para além da Psicologia é apaixonada por viagens, leitura, boa música, caminhadas ao ar livre e tudo o que proporcione felicidade!