Crepioca: massa base e sugestões de recheios

A crepioca é uma mistura da massa de crepe com a massa de tapioca. Veja como preparar a massa base e as nossas sugestões de recheios.

Crepioca: massa base e sugestões de recheios
Como preparar a crepioca e aproveitar diversas opções de recheios

Neste artigo vamos vai ficar a conhecer tipos de massas da crepioca e opções de recheios doces e salgados, muito fáceis de fazer.

Pode dizer-se que a crepioca é uma tapioca mais reforçada. A grande diferença entre tapioca e crepioca é que, nesta última, acrescenta-se leite ou ovo ao polvilho, que é a base da tapioca.

CREPIOCA: OS BENEFÍCIOS DO OVO NA MASSA


Ao acrescentar leite ou ovo no polvilho da tapioca, o organismo também ganha de outras formas. Ambos os ingredientes fornecem proteína ao organismo.

Por esta razão, pode vir a ser uma boa opção de consumo após os treinos, pois a proteína auxilia na recuperação muscular. Claro que, neste caso, é melhor que o recheio a escolher seja leve e saudável e que reponha os níveis glicémicos pós-treino.

Outro motivo pelo qual a crepioca pode ser uma boa opção para lanches rápidos, é pelo facto de promover maior saciedade do que a tapioca simples, devido ao acréscimo de leite ou ovo.

A presença de ovo vai fornecer vitamina B, potássio e ferro, além de estimular a produção de colagénio.

RECEITAS DE CREPIOCA LIGHT E SAUDÁVEL


Agora que já sabe a diferença entre a massa de tapioca simples e a de crepioca, veja as receitas fáceis, rápidas e menos calóricas para incluir na dieta.

1. CREPIOCA COM MASSA DE LEITE E RECHEIO DE QUEIJO COTTAGE COM PEITO DE PERU

crepioca com queijo e frango

– Ingredientes da massa –

  • 2 colheres de farinha de tapioca
  • 50ml de leite desnatado (ou leite de castanha, amêndoas ou soja)

– Ingredientes do recheio –

  • 1 colher de queijo cottage
  • 1 fatia de peito de peru light

– Modo de preparação –

1. Bata no liquidificador a farinha de tapioca e o leite até ficar uma massa homogénea.

2. Coloque o preparado na frigideira anti-aderente e deixe dourar de ambos os lados.

3. Para cada massa pronta, coloque 1 colher rasa de queijo cottage e 1 fatia de peito de peru, dobrando a massa ao meio.

A crepioca está pronta para saborear no seu pequeno-almoço ou lanche.

2. CREPIOCA COM MASSA DE OVO E RECHEIO DE RICOTA, RÚCULA E TOMATE-CEREJA

crepioca com tomate cherry rucula e queijo

– Ingredientes da massa –

– Ingredientes do recheio –

  • 1 fatia de ricota em tiras
  • Tomates-cereja
  • Rúcula
  • Azeite de oliva
  • Sal

– Modo de preparação –

1. Bata no liquidificador a farinha de tapioca e o ovo, até ficar homogéneo.

2. Coloque o preparado numa frigideira anti-aderente até que a massa fique tostada de ambos os lados.

3. Para o recheio, faça uma salada com a rúcula e os tomates-cereja cortados ao meio, temperando com o azeite de oliva e o sal.

4. No centro da massa coloque 2 ou 3 tiras de ricota e o quanto desejar da salada. Enrole a massa e está pronta a crepioca light e saudável para um belo lanche da manhã ou da tarde.

3. RECHEIOS DE CREPIOCA SALGADA

crepioca com atum e maionese

O que não faltam são opções para rechear a massa de crepioca. Veja algumas mais práticas e também saudáveis:

  • Frango desfiado com queijo creme light
  • Atum desfiado com maionese light
  • Mozzarela com peito de peru
  • Cream cheese light com tomate seco
  • Legumes refogados com cebolinha, salsa e coentro
  • Molho de tomate com mozzarela e orégãos

4. RECHEIOS DE CREPIOCA DOCE

crepioca de maçã com açúcar mascavado e canela

Existem diversas opções que saciam a vontade de comer um doce e, ainda assim, oferecem poucas calorias. Tem para todos os gostos:

  • Banana fatiada com canela e mel
  • Maçã fatiada e caramelizada no açúcar mascavo e canela
  • Creme de avelã com frutas vermelhas
  • Creme de amendoim sem açúcar
  • Leite condensado light com coco ralado sem açúcar
  • Chocolate 70% cacau derretido
  • Geleias a teu gosto com frutas (kiwi, morango, banana, figo)

Como pode observar, algumas destas opções são mais calóricas e por essa mesma razão, tente consumi-las apenas 1 vez por semana.

Ou, como é o caso do creme de amendoim e de avelã, podem ser uma boa opção pré-treino, pois irão fornecer a energia que o corpo utilizará de seguida.

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