5 Bons motivos para cozinhar a vapor: dinamize as suas refeições

Cozinhar a vapor é um dos métodos mais saudáveis para preparar refeições. É conhecido por manter os nutrientes dos alimentos praticamente inalterados.

5 Bons motivos para cozinhar a vapor: dinamize as suas refeições
Um dos melhores métodos culinários.

A maneira como se cozinha os alimentos tem um grande efeito sobre eles. Cozinhar a vapor não é exceção.

Não há dúvidas que escolher alimentos nutritivos melhora a saúde em vários níveis, mas a forma que escolhemos para os confecionar pode ser um bom ou mau caminho para preservar a qualidade dos mesmos.

Neste artigo vamos dedicar-nos exclusivamente ao cozimento a vapor. No final, esperamos que as suas dúvidas tenham sido todas esclarecidas.

Cozinhar a vapor: o que é e como se faz?


cozinhar a vapor

O cozimento a vapor pode ser feito de maneiras diferentes:

  • Colocar o alimento dentro de uma panela sem que toque na água, para que o vapor suba e passe por ele. A panela deve ser grande o suficiente para permitir uma segunda camada onde ficam os alimentos a ser cozinhados. Existem cestas especificas para este tipo de cozimento.
  • Colocar o alimento com uma certa quantidade de água (não muita) para aquecer dentro de um recipiente fechado para que o vapor se concentre ali dentro, mas sem estar totalmente vedado.
  • Colocar o alimento em folha de alumínio ou papel manteiga bem fechado e levar a cozinhar sem adicionar nenhum liquido. Este método pode ser feito no forno convencional ou em qualquer outra fonte de calor.

O método mais utilizado é o primeiro, onde o alimento é cozinhado através do vapor da água em ebulição dentro da panela.

Com a cozedura a vapor é possível cozinhar vários alimentos em simultâneo – legumes, vegetais, carne e peixe – poupando tempo na preparação da refeição.

5 Razões para cozinhar a vapor


brocolos ao vapor

1. Cozinha os alimentos mais rápido

A falta de tempo é provavelmente a desculpa mais comum para evitar refeições caseiras. Mas o cozimento a vapor pode ajudar a preparar as refeições em pouco tempo.

A água dentro da panela conduz o calor melhor do que o ar. A água é um ingrediente fundamental que permite que a energia seja transferida mais rapidamente do que o normal.

Pode-se ainda empilhar os alimentos por camadas sobre uma única fonte de calor, economizando tempo, energia e dinheiro.

2. Cozinha quase todo o tipo de alimentos

Seja carne de aves, carne bovina e até mesmo peixe, qualquer uma destas opções pode ser cozinhada a vapor. A carne é cozida a vapor e preserva o seu volume, a humidade e sabor.

Quando se trata de vegetais, também podem ser facilmente cozinhados. Apenas tenha em atenção que certos vegetais necessitam de mais minutos até ficarem bem cozinhados e com um sabor no ponto.

Uma maneira simples de saber se o alimento está pronto, basta colocar uma faca de cozinha fina na parte mais grossa do alimento, se conseguir colocar a face sem problemas, a sua refeição está pronta.

3. Conserva vitaminas e minerais

Uma das principais vantagens de cozinhar a vapor é o facto de conseguir preservar a maioria dos nutrientes presentes no alimento.

Muitas das vitaminas e são perdidos com alguns métodos convencionais de cozimento. O cozimento a vapor assegura que as vitaminas como vitaminas do complexo B e vitamina C, bem como minerais como cálcio, fósforo, potássio e zinco, permanecem nos alimentos.

Ao cozinhar os legumes, a carne ou o peixe, todos esses nutrientes importantes para o organismo são conservados para um consumo saudável.

4. Conserva a fibra, a cor e o sabor

Ao cozinhar a vapor, os alimentos são mantidos o mais próximo possível do seu estado natural, enquanto ainda se aquecem completamente. Isso não só evita que os vegetais se transformem, mas também permite que eles conservem sua cor original, sabor e sucos próprios, principalmente no caso da carne.

Pode-se ainda adicionar ervas aromáticas para realçar o sabor ou até à água, que vai igualmente ajudar a comida a ganhar um pouco de sabor extra. Mas atenção às quantidades, pois este método culinário pode deixar os alimentos com um sabor muito intenso se forem adicionados temperos em grande quantidade.

5. Não necessita de gorduras adicionadas

Uma das vantagens deste método de confeção de alimentos, é que não é necessário adicionar gorduras (óleo, azeite, entre outras), contrariamente ao que acontece nos fritos, estufados ou assados.

Sem óleo e sem gorduras adicionadas, todas as suas refeições ficarão significativamente mais leves e nutritivas, e por isso este método é cada vez mais recomendado por profissionais de saúde, nomeadamente nutricionistas. 

Em suma…


Se até hoje não utilizava este método, agora já não tem desculpas para não o fazer pois, com este artigo ficou a saber como se confeciona a comida e também os principais motivos pelo qual o deve fazer.

Cozinhar os alimentos a vapor é um excelente método para confecionar os alimentos, uma vez que conserva os seus nutrientes, principalmente vitaminas e minerais. O seu sabor permanece praticamente inalterado e ainda tem a vantagem de ser mais rápido e mais económico.

Veja também: