Como conseguir um corpo definido? A tríade alimentação, treino e tratamentos estéticos

Apesar dos genes influenciarem as nossas formas corporais, o segredo para um corpo definido passa por uma alimentação saudável, entre outros cuidados.

Powered by: BodyScience
Como conseguir um corpo definido? A tríade alimentação, treino e tratamentos estéticos
Apesar de não existirem fórmulas mágicas para alcançar um corpo definido, a tríade alimentação, treino e medicina estética pode ajudar.

Um corpo definido é composto por um baixo teor de gordura corporal, associado a uma massa muscular evidenciada que delineia as principais zonas do corpo.

Neste sentido, e para alcançar este objetivo, a perda de gordura localizada e, em alguns casos, a perda de peso, fazem parte da lista de prioridades, sendo barriga, flancos e coxas as zonas mais problemáticas.

Com efeito, a gordura tende a acumular-se em locais específicos do corpo, consoante o género da pessoa. Nos homens, tende a depositar-se mais na zona abdominal, enquanto nas mulheres será mais na zona da anca, glúteos e coxas.

No caso da zona abdominal é, de facto, uma zona crítica no que diz respeito à acumulação de massa gorda, devendo requer a sua atenção, não só por questões estéticas, mas também por questões de saúde.

Do ponto de vista de saúde, sabe-se que a gordura abdominal é aquela que tem mais implicações, visto que está relacionada com problemas cardiovasculares, diabetes e dislipidemias.

Como alcançar um corpo definido: alimentação


alimentacao saudavel e corpo definido
A perda de massa gorda está associada a um défice energético, em particular de hidratos de carbono simples e açúcares, assim como a um aumento do dispêndio energético através do exercício físico, o qual poderá ser complementado por tratamentos estéticos para tonificar as zonas mais problemáticas.

1. Restrição de hidratos de carbono simples e aumento da ingestão proteica

Relativamente à alimentação, o primeiro passo passa pela diminuição do consumo de hidratos de carbono, principalmente açúcares e hidratos de carbono refinados e processados (cereais não integrais e açucares simples), e pelo aumento da ingestão de proteína, de modo a promover o aumento / manutenção de massa muscular e acelerar o metabolismo e evidenciar a perda de gordura.

Com efeito, através da restrição em hidratos de carbono pretende-se forçar o organismo a mobilizar a gordura armazenada, tornando-a o substrato energético preferencial.

Através da restrição deste tipo de hidratos de elevado índice glicémico e do privilégio de outros como aveia, leguminosas, frutos secos oleaginosos, minimiza-se a acumulação de gordura abdominal.

Além disso, outro ponto importante para perder gordura localizada na zona abdominal e flancos é controlar o consumo de todo o tipo de hidratos de carbono na primeira refeição do dia (pequeno-almoço) e na última.

Tal facto deve-se a uma maior resistência à insulina que se verifica de manhã após um longo período de jejum, que propicia a acumulação de gordura nestes locais e, no caso da noite, pela reduzida atividade neste período e pela proximidade ao momento de ir dormir, em que o gasto energético reduz-se significativamente.

2. Aumento da ingestão de fibras

A inclusão de alimentos ricos em fibra é outro ponto extremamente importante. Tal facto deve-se à capacidade da fibra diminuir a absorção da gordura alimentar ingerida e facilitar a sua eliminação através das fezes.

Além disso, a fibra também promove o normal funcionamento do trânsito intestinal, outro fator importante para manter os níveis de apetite controlados, promover o adequado funcionamento do metabolismo e evitar o inchaço abdominal.

3. Fraccionar as refeições ao longo do dia

Quando passa muito tempo sem comer, dificilmente irá queimará uma quantidade significativa de gordura, pois estará a dar a indicação ao organismo para ser mais poupado e reduzir o metabolismo (o que significa queimar menos calorias do que o habitual).

Por outro lado, a distribuição da ingestão alimentar ao longo do dia possibilita a manutenção da saciedade e de uma glicemia mais estável, o que evita ataques de fome e aumento da ingestão alimentar nas grandes refeições, assim como de manutenção da massa muscular para alcançar a definição que pretende.

Consulte sempre um nutricionista que possa fazer um plano alimentar adequado às suas necessidades individuais e que o ajude a atingir os seus objetivos corporais através da alimentação.

Como alcançar um corpo definido: praticar exercício físico com regularidade


 aluna e professor de ginasio

O exercício físico, quando praticado com regularidade, ajuda a queimar gordura e a aumentar a massa muscular e o metabolismo basal.

Assim, mais do que o tipo de exercício que deve fazer, deve apostar na prática de exercício físico regular. Criar uma rotina semanal de treino é fundamental para que consiga atingir os seus objetivos.

Quanto ao tipo de treino, deve apostar em exercícios que ativem grandes grupos musculares para o aumento metabólico, aumentando a intensidade do treino consoante a preparação física individual.

Treinos como musculação e treinos intervalados de alta intensidade são uma ótima escolha para aumentar a frequência cardíaca e, com isso, conseguir queimar gordura. Estudos sugerem que a prática de exercício cardiovascular de baixa intensidade e em jejum parecem ter resultados interessantes e significativos na queima de gordura.

No entanto, deverá procurar um profissional de desporto que o acompanhe e que faça um plano de treinos adequado à sua condição física e objetivos.

Como alcançar um corpo definido: tratamentos estéticos


tratamento estetico em clinica

Em adição aos pontos indicados, poderá sempre recorrer aos tratamentos estéticos disponíveis em diversas clínicas destinadas ao efeito, nomeadamente as Clínicas Bodyscience, que ajudam a perder gordura localizada em zonas específicas do corpo.

Nesta clínica irá encontrar soluções inovadoras no campo da medicina estética, sempre em busca da melhoria contínua, e acompanhamento regular ao longo dos tratamentos, com intuito de garantir maior proximidade e personalização, para cada cliente.

Inicialmente terá de passar por uma consulta de avaliação gratuita onde serão avaliados os objetivos individuais e os melhores tratamentos para a resolução dos seus problemas estéticos. Neste contexto, alguns dos tratamentos para conseguir um corpo mais definido são:

– Lipo3Action: o mais recente tratamento das Clínicas Bodyscience consiste num programa não invasivo tendo em vista a eliminação da gordura localizada, o combate à celulite e à flacidez.

– Lipoaspiração Não Invasiva – Titan: é um tratamento que ajuda a eliminar a gordura localizada de forma rápida e mais económica em várias partes do corpo: abdómen, coxas, glúteos, braços e pernas.

– Radiofrequência Tripolar Cronus Corpo: com este tratamento o objetivo é reduzir a celulite e flacidez. Esta tecnologia atua nas diferentes camadas da pele, da mais superficial à mais profunda, proporcionando uma ação combinada, que ajuda a aumentar a eficiência do tratamento e a reduzir bastante o tempo necessário para o mesmo.

– Bodyshape: este tratamento tem como objetivo simular o papel do exercício físico e eliminar gordura localizada de forma indolor, tonificando diversas zonas do corpo. 30 minutos de Bodyshape obtém resultados equivalentes a 750 abdominais.

– Powershape: este tratamento combina três métodos diferentes e complementares, que ajudam a eliminar a gordura localizada e a conquistar uma pele firme, sem flacidez e sem celulite. Estes métodos são mais precisamente: o Ultrassom de Alta Penetração/Convergente; a estimulação Mecânica/Sucção; e a Radiofrequência Tripolar. A zona abdominal, coxas, glúteos, joelhos ou braços são algumas das zonas corporais que poderá tratar de forma eficaz e rápida, perdendo vários centímetros de gordura.

– Bodywave: destina-se a melhorar a circulação e a evitar a retenção de líquidos e a celulite consequente. Neste caso, utiliza-se um método vibromagnético inovador, que permite tratamentos localizados e sequenciais, ajudando a eliminar eficazmente a celulite, ativar a circulação e regenerar a pele em profundidade.

– Pressoterapia: trata-se de um equipamento multifuncional com grande eficácia no combate à celulite, gordura localizada e desintoxicação do organismo. Esta tecnologia incorpora três processos distintos num só tratamento: terapias de infra-vermelhos para tratamento da gordura corporal; pressoterapia para drenagem linfática; e electroestimulação de baixa frequência para remodelar a silhueta, promover o emagrecimento, a aceleração do metabolismo e a linfodrenagem.

Para mais informação sobre os tratamentos das Clínicas BodyScience e escolha do mais adequado para si, visite uma das muitas clinicas espalhadas pelo país e aconselhe-se com os seus profissionais.

Além de alimentação, treino e tratamentos estéticos, para alcançar um corpo definido é também importante aliar o descanso (cerca de 7 a 9h por noite) e a hidratação (pelo menos 1,5l de água/dia), de modo a potenciar os resultados pretendidos.

Veja também: