Publicidade:

Conheça os perigos e contra-indicações dos andarilhos em bebés

Muitas vezes os pais de bebés e crianças optam por utilizar frequentemente os famosos andarilhos. Mas quais as contra-indicações dos andarilhos em bebés?

 
Conheça os perigos e contra-indicações dos andarilhos em bebés
Atenção ao uso excessivo e inadequado do andarilho.

Nos dias de hoje a utilização do andarilho (andador, voador ou aranha) em bebés pode ser relativamente controversa, uma vez que existem especialistas que recomendam a sua utilização devido a apresentar várias vantagens, no entanto, simultaneamente surge um número cada vez maior de profissionais de saúde especializados que advertem para as contra-indicações dos andarilhos em bebés, pelo que deve de se informar muito bem antes de tomar qualquer decisão.

Andarilhos para bebés: em que consistem?


contra-indicacoes dos andarilhos em bebes bebe no voador

Os andarilhos para bebés são uma espécie de cadeirinhas suspensas com rodas, frequentemente utilizados quando o bebé já apresenta controlo postural e começa a manifestar algum interesse em descobrir o mundo que o rodeia, facilitando a sua deslocação de uma forma relativamente fácil e autónoma.

Este tipo de equipamento de puericultura pode ser utilizado entre os seis e os 15 meses de idade, mas nunca deve ultrapassar os 18 meses, idade em que o bebé deverá já possuir alguma ou total autonomia na marcha e noutras competências como o gatinhar, rebolar, etc.

Contra-indicações dos andarilhos em bebés


contra-indicacoes dos andarilhos em bebes bebe a sair do voador

Apesar de facilitarem a deslocação do bebé, existem algumas contra-indicações dos andarilhos em bebés, tais como:

  • Não podem ser usados na ausência da supervisão de um adulto responsável;
  • Evite a sua utilização em áreas com escadas ou zonas com declives, locais com presença de fios soltos ou pendurados, devido ao elevado de risco de trauma (por quedas, choques ou capotagem), bem como perto de locais que contenham líquidos quentes (risco de queimadura). A verdade é que a maioria das casas não se encontram preparadas para que o bebé brinque à vontade e sem qualquer perigo à sua volta;
  • A sua utilização excessiva é contra-indicada, pelo que se deve utilizar com moderação (períodos de aproximadamente 20 minutos) e apenas de forma esporádica;
  • O uso do andarilho força a criança a permanecer longos períodos de tempo em “bicos de pés”, o que pode de alguma forma condicionar posteriormente a correta colocação dos pés para andar/caminhar por criar posições viciosas, não trazendo qualquer vantagem a nível ortopédico, bem como pode afetar o equilíbrio postural da criança;
  • Atenção, este equipamento não deve ser utilizado em bebés com peso corporal acima dos 12 quilogramas e idade superior a 18 meses.

 

Uso de andarilhos em bebés: é recomendado ou não?


contra-indicacoes dos andarilhos em bebes bebe a brincar

Muitos fornecedores destes equipamentos defendem que eles estimulam o desenvolvimento psicomotor do bebé, favorecendo os primeiros passos de forma autónoma, mas será que isto é mesmo verdade?

No Boletim de Saúde Infantil e Juvenil dos bebés fornecido pelo serviço nacional de saúde, existe um alerta a informar que os andarilhos para bebés podem, apesar da sociedade pensar o contrário, atrasar quer o gatinhar, quer a marcha do bebé.

O facto de a criança ficar em pé no andarilho impede-a de rolar, sentar-se ou gatinhar, que são as bases para a aquisição da marcha, constituindo-se uma das contra-indicações dos andarilhos em bebés.

Existem outros perigos a ter em conta:

  • Estes equipamentos tornam-se perigosos pois, quando o bebé está dentro deste equipamento, ele ganha uma velocidade de cerca de um metro por segundo, movendo-se de divisão em divisão sem qualquer controlo. A rapidez com que se desloca não permite aos pais, na maior parte dos casos, reagir a tempo de impedirem um acidente.
  • Quando o bebé está em cima do andarilho elas ficam mais altas e acedem a tudo muito mais facilmente, podendo facilmente puxar toalhas, pegar em objetos cortantes, alimentos ou líquidos quentes, entre outros;
  • Está comprovado que os andarilhos são dos equipamentos de puericultura que causam mais acidentes ligeiros a graves (como por exemplo no caso dos traumatismos cranianos), pelo que é fundamental que os pais olhem atentamente os movimentos  do bebé e façam uma vigilância adequada para evitar acidentes de percurso.

 

Veja também:

Enfª Bárbara Andrade Enfª Bárbara Andrade

Bárbara Andrade é Enfermeira Especialista em Reabilitação e Formadora em várias entidades. Desta forma, tem como princípios a promoção e a educação para a Saúde nas diferentes faixas etárias. Terminou a Especialidade em Enfermagem de Reabilitação na ESEnfCVPOA e exerce atualmente o cargo de enfermeira no CHEDV - HSS.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].