Publicidade:

Como contar calorias: as melhores dicas para ter sucesso

Contar calorias é uma das formas para controlar o peso, seja através de registos atualizados dos alimentos ingeridos ou através das famosas aplicações para smartphones. Apesar de serem formas bastantes distintas, ambas ajudam a manter uma dieta e ajudam a que a pessoa se mantenha sempre motivada com os resultados obtidos.

 
Como contar calorias: as melhores dicas para ter sucesso
Conheça estas dicas e sinta-se cada vez mais motivado.

Em muitos planos alimentares é essencial contar calorias para que o objetivo seja cumprido com sucesso.

À primeira vista, a contagem de calorias parece um bicho de sete cabeças. É um método que dá trabalho, nem toda a gente o sabe fazer e nem sempre é prático, no entanto, quando é bem aplicado e executado, pode trazer resultados muito positivos.

Contar calorias: é mesmo necessário?


A contagem de calorias é importante pelo que deve ter em atenção o número de calorias que ingere diariamente.

Mas é ainda mais importante do que contar calorias é, saber que cada alimento possui calorias provenientes de nutrientes diferentes e por isso deve ter em atenção o tipo de alimentos que ingere assim como os seus principais nutrientes.

Por isso, da próxima vez que analisar os seus alimentos, preste atenção não só nas calorias, mas essencialmente ao valor nutricional de cada alimento.

Dicas para uma contagem de calorias mais eficaz


1. Ler os rótulos dos alimentos

ler rotulos de embalagens

Para quem está a seguir uma dieta com contagem de calorias é essencial saber o valor energéticos dos alimentos assim como os nutrientes que os constituem.

Ler os rótulos é um dos métodos mais fáceis de praticar, mas para isso é também preciso que saiba ler os rótulos corretamente e saber interpretar a informação nele contida.

Nos rótulos está a informação nutricional do alimento, ou seja, a composição dos produtos em termos nutritivos e energéticos, nomeadamente o valor energético total, teor de proteínas, hidratos de carbono, lípidos, açúcares, fibras, vitaminas, minerais, entre outros.

Tirando algumas exceções onde existe a informação por dose, por norma estes valores apresentam-se por cada 100g de alimento, pelo que em muitos casos é necessário fazer os cálculos para a quantidade realmente ingerida.

Caso seja um alimento que não possui rótulo, é possível consultar a Tabela de Composição dos Alimentos Portuguesa, disponível no site do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

2. Comprar uma balança de alimentos

balanca de alimentos

A balança poderá ser útil para saber a quantidade certa de alimentos que está a ingerir e até poderá ajudar nos cálculos dos valores nutricionais.

Primeiro pesa o alimento desejado e depois é só verificar a informação nutricional do mesmo na tabela nutricional.

Uma das principais vantagens de uma balança é saber sempre a quantidade exata dos alimentos, sem ter que fazer estimativas de valores, muitas vezes com medo de errar para mais ou para menos.

3. Manter um diário alimentar

diario alimentar

Mais do que um registo de tudo aquilo que se comeu ao longo do dia, um diário alimentar é um incentivo para manter o foco na dieta e ainda tem a vantagem de ser uma ferramenta que permite manter registadas todas as calorias ingeridas.

Se um diário alimentar for corretamente escrito, permite ainda fazer uma análise das alturas de maior perda de peso e quais os alimentos e quantidades associadas. É mais fácil de fazer ajustes às quantidades para um resultado mais eficaz.

Outra vantagem deste método é que vai tendo as quantidades e a informação nutricional padronizada, o que vai fazer com que não esteja constantemente a pesquisar os valores nos rótulos, pois começa a sabê-los de cor e o processo de contar calorias é mais rápido.

4. Instalar aplicações no smartphone

aplicacao para contar calorias

Os smartphones revolucionaram o mundo da tecnologia e com eles as aplicações que facilmente podem ser obtidas na Play Store (Android), Apple Store (iOS) e Microsoft Store (Windows Phone).

Existem aplicações direccionadas para a perda de peso, dietas e emagrecimento que ajudam a pessoa a conseguir os objetivos, seja a nível de treino ou alimentação, e neste caso, insere-se a contagem de calorias ingeridas.

FatSecret, MyFitnessPal ou o Contador de Calorias – Easy fit são exemplos de apps gratuitas que ajudam a manter um registo atualizdo de alimentos ingeridos e consequentemente de todas as calorias que já foram consumidas.

Este método é particularmente útil quando os alimentos desejados não dispõem de um rótulo com a composição e informações nutricionais ou quando se come fora de casa. Para além disso, torna-se mais rápido do que fazer cálculos de todas as calorias que foram ingeridas, especialmente quando se está a iniciar uma dieta e é necessário modificar hábitos alimentares.

Veja também:

Nutricionista Inês Sanches Nutricionista Inês Sanches

Inês Sanches é licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Colaborou com as Instituições Sociais de Solidariedade Social, Qualificar para Incluir e Centro Social de Ermesinde e fez parte da equipa de Nutrição do projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto durante 1 ano.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].