Consumo de laranja como aliada no regresso ao trabalho e à escola

O consumo de laranja traz inúmeros benefícios para o organismo. Com o regresso ao trabalho e o tempo frio a aproximar-se, o consumo desta fruta pode reforçar o seu organismo.

Consumo de laranja como aliada no regresso ao trabalho e à escola
Fique a conhecer os benefícios desta fruta.

A laranja é conhecida pelo seu teor em vitamina C que previne as gripes e constipações mas tem muitas mais propriedades. Sabia que o consumo de laranja previne o aparecimento de rugas? E sabia que controla a pressão sanguínea e que estimula o sistema circulatório?

A laranja é rica em ácido fólico, cálcio, fibras, potássio, magnésio, entre outros componentes nutricionais. Com as combinações entre as suas vitaminas e minerais, a laranja posiciona-se como uma das frutas com mais benefícios para a saúde e bem-estar do organismo.

Benefícios do consumo de laranja


1. Propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias

consumo da laranja e propriedades antioxidantes e anti infamatorias

Um dos principais benefícios que o consumo de laranja tem são as propriedades antioxidantes que previnem gripes e constipações.

A laranja tem mais de 170 tipos de fitoquímicos e mais de 60 flavonóides que dão propriedades anti-inflamatórias, ajudam na prevenção do aparecimento de células cancerígenas e inibem a formação de coágulos no sangue.

2. Prevenção do colesterol alto

consumo de laranja e prevencao do colesterol alto

Falando de sangue, a laranja tem ácido fólico e potássio, que em conjunto com a vitamina C, protegem as artérias e evitam o colesterol. Assim, a laranja beneficia o sistema circulatório e mantêm o coração saudável.

3. Bom funcionamento do sistema digestivo

consumo de laranja e bom funcionamento intestinal

A laranja é rica em fibra e possibilita uma boa digestão e o correto funcionamento intestinal. As fibras, juntamente com a vitamina C, ajudam na produção e libertação de sucos digestivos que auxiliam a boa digestão dos alimentos. Apesar da laranja ser uma fruta ácida, a sua ingestão evita a azia e o inchaço. Ainda sobre a acidez, a laranja tem imensos minerais alcalinos que ajudam a equilibrar o pH do corpo.

4. Energia

beneficios do consumo de laranja

Acorda de manhã cansado e sente-se sem energia? Beber sumo de laranja 100% natural ajuda a que tenha o “boost” de energia que precisa.

5. Anemia

consumo de laranja e anemia

A laranja, para além de ser uma das fontes de ferro, também auxilia e aumenta a absorção deste mineral, ajudando todos os que sofrem de anemia.

6. Pele e visão saudáveis

consumo de laranja e pele e visao saudaveis

Se beber sumo de laranja regularmente ou comer a laranja inteira, está a ingerir betacaroteno. A laranja tem betacaroteno (nutriente responsável pelo tom alaranjado) que ajuda na manutenção da pele e proporciona uma visão saudável. Este é também o antioxidante que produz colagénio e previne o aparecimento dos sinais de envelhecimento.

7. Receitas variadas

consumo de laranja e receitas variadas

Sendo dos alimentos mais versáteis, a laranja fica bem em doces, bolos e tartes, devido ao seu sabor bastante aromático, em saladas, pois vai adicionar frescura e acidez aos restantes alimentos, e como acompanhamento de alimentos salgados, porque irá salientar alguns sabores, como é o caso das pimentas.

Veja também: