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Como poupar até 800 calorias num dia

Quer saber como poupar calorias na sua alimentação diária sem grande dificuldade? Nós ajudamos! Espreite o nosso artigo e não perca tempo.

 
Como poupar até 800 calorias num dia
Veja as nossas sugestões fáceis de incluir na sua rotina diária e comece já hoje!

O excesso de peso e massa gorda pode trazer diversas consequências negativas para a saúde, nomeadamente diabetes, doenças cardiovasculares, dislipidemia, entre outras. Como tal, é importante que a ingestão alimentar diária não seja superior ao gasto energético, porque senão o resultado será precisamente o aumento de peso.

Neste sentido, e para o ajudar a gerir melhor a sua ingestão alimentar de modo a que não ultrapasse as suas necessidades diárias, vamos ensinar-lhe como poupar calorias na sua alimentação diária, mais precisamente cerca de 1000 calorias. E vai ver que não é assim tão difícil.

Poupar calorias sim, mas com moderação!


como poupar calorias e contar calorias

Antes de avançarmos para a questão de como poupar calorias, é importante referir que as necessidades energéticas e, consequentemente, a sua ingestão alimentar, variam de acordo com a idade, sexo, atividade física praticada e genética.

Para reduzir o peso, é necessário diminuir o consumo energético, mas sem deixar de comer alimentos essenciais para o organismo. O truque está em fazer trocas inteligentes.

Como tal, antes de fazer cortes acentuados no valor energético total da sua alimentação, consulte um nutricionista para saber se estará de acordo com as suas necessidades energéticas e por que outros alimentos deverá trocar.

Então, como poupar calorias?


 1. Refrigerantes normais vs Diet / light / 0% açúcar

Apesar de a bebida de eleição ser sempre a água, por vezes, lá apetece um refrigerante. Nestes casos, será assim tão diferente um refrigerante original da sua versão sem açúcar?

A resposta é sim!! No caso da coca-cola, por exemplo, a versão sem açúcar possui cerca de 1 Kcal enquanto a original possui cerca de 140 kcal / lata.

como poupar calorias refrigerantes

2. Gin Tónico vs Vinho Branco

Ambos são bebidas alcoólicas, por isso ambos são fonte de calorias vazias, com facilidade de serem transformadas em gordura.

No entanto, se optar por um copo de gin (eventualmente com uma bebida sem adição de açúcar) consegue reduzir a ingestão energética para metade em comparação ao copo de vinho!

3. Croissant vs Pão integral

Se em vez de um croissant (~400 Kcal por uma porção de 100g) comer 1 pão integral (100g~300 Kcal), poupa 100 kcal. Além disso, o croissant possui 6x mais gordura do que pão! Se quiser fazer um pão mais pequeno (50g), que será a porção ideal, ainda consegue poupar mais calorias!

4. Solero / Calipo vs Magnum Clássico / Corneto

Um gelado mais à base de água e fruta, como o Solero ou o Calipo tem, em média, menos 150 kcal do que um gelado tipo Magnum, à base de leite e chocolate. Além disso, o teor de gordura é também bastante inferior.

Por isso, já sabe, não tem de abdicar dos gelados, simplesmente optar pelos que têm menos calorias.

5. Água vs Água com sabores

No caso das conhecidas “águas com sabores”, por exemplo da marca Luso, um garrafa de 33cl possui cerca de 69 kcal, todas elas provenientes de hidratos de carbono, ao contrário da água simples que possui zero kcal.

como poupar calorias agua com aromas

6. Papas de aveia vs Bowels (taças) de iogurte grego e fruta

Tanto as papas de aveia como os Bowels de iogurte grego, aveia e fruta, incluem, por norma alimentos saudáveis. No entanto, o valor energético pode diferir significativamente, devido aos ingredientes utilizados.

A utilização de banana em vez de frutos vermelhos ou de manteiga de amendoim em vez de canela ou ainda de leite / iogurte grego não magro em vez da versão magra, são fatores que contribuem para aumentar significativamente o valor energético desta refeição.

7. 20g de frutos secos vs 40g de frutos secos

Todos sabemos que os frutos secos oleaginosos são um alimento saudável. No entanto, também temos de ter noção de que são um alimento rico em gordura e, por isso, com elevado valor energético.

Duplicando a quantidade de frutos secos, ingere mais 120 kcal.

8. Batata frita vs batata cozida

Se optar pela batata cozida ou assada sem gordura em vez de batata frita consegue a poupar cerca de 100 Kcal.

9. Manteiga vs queijo magro

Se no “recheio” do pão trocar a manteiga pelo queijo magro / light, por porção de 20g, consegue poupar cerca de 45 kcal, além de conseguir diminuir a ingestão de gordura e aumentar a ingestão de proteína.

10. Maionese vs queijo quark 0% gordura

Em vez de escolher a maionese para dar mais sabor às suas refeições (1 colher de sopa de maionese tem cerca de 99 calorias), opte por um molho de queijo quark ou iogurte grego magro (uma colher de sopa tem 4,4 calorias) — irá poupar cerca de 95 kcal, além de gordura!

Agora que já sabe como poupar calorias, comece já a pôr em prática as nossas sugestões e vai ver o ponteiro da balança a diminuir.

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Nutricionista Rita Lima Nutricionista Rita Lima

Rita Lima é nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em 2016 e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade. É membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas.

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