Como perder gordura abdominal de forma eficaz

Para perder gordura abdominal não pode descurar do exercício físico e na alimentação. Saiba que outros fatores influenciam a perda de adiposidade na barriga.

 
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Como perder gordura abdominal de forma eficaz
Saiba como obter a barriga que deseja

Não só por uma questão estética, perder gordura abdominal é também muito importante ao nível da saúde, já que a acumulação de gordura nesta zona do corpo promove o risco de desenvolver várias patologias, como doenças cardiovasculareshipertensão arterialdiabetes e alguns tipos de cancro.

Nesse sentido, não deixe de consultar as seguintes dicas que, realizadas em conjunto e sob a orientação de profissionais das várias áreas, poderão ser a solução para perder gordura abdominal da forma mais eficaz.

5 dicas para perder gordura abdominal


 1. Melhorar hábitos alimentares

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Melhorar os seus hábitos alimentares é fundamental não só para a perda de peso, mas também para perder gordura. Substituir determinados alimentos por outros mais saudáveis e nutritivos, alterar os métodos de confeção e adequar a quantidade de líquidos ingeridos irá fazer toda a diferença.

Recorde-se sempre da Roda dos Alimentos, onde estão incluídos os alimentos que realmente necessita e nas proporções adequadas. Nesse sentido, existem alguns aspetos fundamentais que não deverão ser esquecidos:

  • Hidratar-se bem, por contribuir para um correto funcionamento do organismo e auxiliar na eliminação das toxinas que circulam no nosso corpo, recorrendo a água ou, por exemplo, água aromatizada, chás ou infusões;
  • Eliminar alimentos açucarados, como por exemplo, bolachas, cereais, bolos, biscoitos e outros alimentos processados, assim como bebidas açucaradas;
  • Respeitar o número de refeições aconselhadas pelo seu nutricionista (geralmente 5 a 6, dependendo das suas rotinas e estado de saúde), evitando saltá-las mesmo que lhe pareça pertinente ou aumentar o seu número;
  • Escolher as melhores fontes de gordura que, contrariamente ao que se pensa, não deve ser totalmente eliminada, mas sim ingerida em quantidades adequadas e recorrendo a alimentos ricos em gordura saturada, tais como frutos oleaginosos, salmão e abacate;
  • Promover o consumo de alimentos ricos em fibra, como frutas, vegetais e cereais integrais, que irão melhorar o trânsito intestinal e, consequentemente, contribuir para a redução do inchaço abdominal.

2. Gerir os níveis de stress

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Apesar de não parecer, o stress tem várias implicações na nossa saúde, nomeadamente ao nível da acumulação de gordura localizada agravada pela produção elevada de cortisol. Nesse sentido, procure gerir os níveis de stress a que está sujeito no seu dia-a-dia, encarando os problemas de outra forma e recorrendo a estratégias que o ajudem a relaxar, como a atividade física, a meditação ou outros hobbies que o agradem.

Para além disso, dormir bem também é fundamental para que consiga ter um dia mais equilibrado e com mais energia, contribuindo também para a estabilização do seu humor, o que naturalmente também diminui a possível vontade de comer o que não deve.

 3. Garantir atividade física adequada

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A prática de exercício físico também é um hábito aconselhado em inúmeras situações e a perda de gordura localizada é claramente uma delas.

Apesar de não existir um exercício específico milagroso para eliminar a gordura abdominal, existem determinadas formas de trabalhar o seu corpo que irão ter um impacto positivo neste investimento pessoal que está a fazer. Apostar em exercícios que trabalhem vários grupos musculares e impliquem um maior dispêndio de energia (como corrida, burpees, remo ou salto à corda) será o ideal, aliados a alguns exercícios mais localizados, neste caso, na zona abdominal.

Nesse sentido, procure um profissional da área que ajuste um plano de treino especialmente para si, tendo em consideração a sua composição corporal e o seu estado de saúde.

 4. Manter a motivação

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Manter-se motivado durante esta jornada é essencial. As tentações são muitas e, se não estiver realmente determinado, poderá cometer alguns erros, muitas vezes sem grande perceção, que irão comprometer todo o trabalho que faz no resto do tempo.

Esclareça-se sempre junto dos profissionais das diferentes áreas, como o nutricionista e personal trainer, e peça-lhes dicas que o possam ajudar a manter-se motivado, pois existem vários truques que poderão ser grandes aliados. E lembre-se que, se está a cumprir o que lhe foi indicado, mais tarde ou mais cedo começará a ver os resultados estipulados e a melhorar gradualmente o seu estado de saúde.

 5. Apostar em tratamentos de estética

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Tratamentos de estética adequados para o problema em questão também poderão ser uma ajuda. Na verdade, quando combinados com as dicas acima mencionadas, determinados tratamentos poderão potenciar bons resultados.

Nas Clínicas BodyScience, dispõe de vários tratamentos dedicados à perda de gordura localizada na barriga que vão acelerar o processo. Com uma equipa especializada, poderá combinar vários tratamentos para que os resultados sejam eficazes. Marque aqui a sua primeira consulta de avaliação gratuita.

Em suma…


Agora que já sabe como perder gordura abdominal já deve ter compreendido que, apesar de não existir uma receita milagrosa, a prática de um conjunto de atitudes pode ser determinante para perder barriga e melhorar a sua aparência física e a sua saúde.

Lembre-se que um devido acompanhamento por profissionais da área também é muito importante, tanto no sucesso em alcançar os resultados desejados como na sua manutenção.

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Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo

Mulher, tripeira e Nutricionista (C.P. 2181N). É licenciada em Ciências da Nutrição pela Universidade Católica Portuguesa e autora do blog "Comer para crer". Desenvolveu atividade em várias áreas da Nutrição, mas a paixão pela área clínica e pela comunicação tem prevalecido.

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Mulher, tripeira e Nutricionista (C.P. 2181N). É licenciada em Ciências da Nutrição pela Universidade Católica Portuguesa e autora do blog "Comer para crer". Desenvolveu atividade em várias áreas da Nutrição, mas a paixão pela área clínica e pela comunicação tem prevalecido.