Publicidade:

10 Passos fundamentais para não desistir da dieta

Iniciar uma dieta é fácil, mantê-la pode ser uma tarefa difícil. Quer saber como não desistir da dieta?  Mantenha-se ocupado e não perca a motivação por pequenas coisas.

 
10 Passos fundamentais para não desistir da dieta
Conheça as pequenas dicas que podem fazer a diferença.

Decidir fazer dieta é fácil, o difícil é conseguir mantê-la. Se quer seguir um plano alimentar,  há pequenos truques e passos importantes para se manter motivado e focado no objetivo e não desistir da dieta pouco tempo depois de ter começado.

 Como não desistir da dieta em 10 passos


1. Escolher uma dieta realista

como nao desistir da dieta e dieta saudavel

Antes de iniciar qualquer dieta, convém traçar objetivos realistas. Um deles, passa por uma dieta adequada para si, pois assim terá uma maior probabilidade de se manter motivado sem desistir ao primeiro obstáculo.

Escolha uma dieta que combine com a sua personalidade, gostos alimentares e estilo de vida e dessa forma terá as bases para cumprir com o planeado.

2. Deixar consultas agendadas com o nutricionista

consulta de nutricao

Se, normalmente, é uma pessoa com dificuldade em manter uma dieta, talvez seja importante ser seguido por um nutricionista. Dessa forma, além de contar com um acompanhamento individualizado, terá consultas regulares, o que vai permitir ao nutricionista seguir o seu processo e ajudar a melhorar os aspetos menos conseguidos.

Se souber que tem uma consulta marcada, é mais provável que se motive mais facilmente a atingir os resultados, sem se deixar influenciar por fatores externos, evitando assim que desista da dieta.

3. Estabelecer objectivos e comemorar sucessos

planear refeicoes

A perda de peso é um objectivo a cumprir a médio ou longo prazo e, como a maioria dos objectivos que valem a pena, dá trabalho e necessita de uma boa dose de esforço e dedicação.

Fazer metas intercalares é algo que funciona e ajuda a pessoa a manter o foco no objetivo final. No entanto, será mais fácil se estabelecer metas realistas, monitorizando os progressos através de um registo diário.

No final, quando conseguir atingir o objetivo, comemore ou ofereça um presente a si mesmo.

4. Longe da vista, longe da boca

escolhas saudaveis no frigorifico

Para não desistir da dieta pouco tempo depois começar,  uma das coisas que deve fazer é livrar-se do que não faz parte do plano alimentar. Dê os alimentos que não deve comer e ocupe as prateleiras com alimentos saudáveis e saciantes.

5. Escolher um “pequeno prazer”

quadrados de chocolate negro

A privação total de pequenos prazeres pode ser um inimigo da dieta, fazendo com que a vontade de os comer seja maior quando não os tem.

Podem sempre existir exceções (comer um doce uma vez por semana, ou comer um quadrado de chocolate negro depois do jantar) para que possa disfrutar de algo que o ajude a manter a motivação.

6. Aprender a comer fora

almoco saudavel no shopping

Normalmente, manter a dieta quando se come sempre em casa é mais fácil. Mas o caso muda de figura quando se fala em almoçar ou jantar fora. Mas aprender a comer bem fora de casa é um caso de bom senso, apenas tem que escolher menus saudáveis e dessa forma não tem que abdicar de umas saídas.

> Conheça aqui algumas dicas para manter uma alimentação saudável quando almoça ou janta fora.

7. Não passar fome

mulher com uma taca de salada

Se tiver um plano alimentar individualizado, à partida não sentirá fome, pois o seu dia está feito para o seu organismo. Se sentir fome, é porque o seu plano não está indicado para si e não está a ter uma alimentação saudável.

Existem muitas maneiras de emagrecer sem passar fome, e que não o deixe fisicamente debilitado e com vontade de desistir de imediato.

8. Quebrar a monotonia à mesa

receita saudavel com tomate

Só porque está a cumprir uma dieta não significa que tenha que ter uma alimentação monótona, onde os alimentos são quase sempre os mesmos.

Pesquise receitas novas, aprenda diferentes formas de cozinhar os alimentos, experimente pratos que nunca tentou antes e surpreenda-se. Se for bem sucedida, esta é uma ótima maneira de seguir com a sua dieta.

> Veja aqui algumas receitas saudáveis para variar as suas refeições.

9. Apoio emocional

casal a partilhar a refeicao

A ideia de ter sucesso numa dieta é mais agradável e divertido se tiver um amigo ou familiar a acompanhá-lo. Para além de se poderem motivar mutuamente, estarão presentes um para o outro nos bons e nos maus momentos, fazendo o equilíbrio nos momentos mais difíceis, incentivando-o assim a não desistir da dieta.

10. Manter-se ocupado

mulher a andar de eliptica

É sabido que quando se tem a cabeça ocupada não se pensa tanto na dieta e na alimentação nem nas tentações.

Ocupe-se a arrumar a casa, a passear o cão, a praticar uma atividade física ou a ler um livro. Verá que não pensa tanto na comida nem em cometer erros e muito menos em desistir.

Veja também:

Nutricionista Inês Sanches Nutricionista Inês Sanches

Inês Sanches é licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Colaborou com as Instituições Sociais de Solidariedade Social, Qualificar para Incluir e Centro Social de Ermesinde e fez parte da equipa de Nutrição do projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto durante 1 ano.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].