Sabe como matar pulgas? Aprenda a fazer uma desinfestação em sua casa

Como matar pulgas e eliminá-las definitivamente? Este pode ser um grande desafio, caso haja uma infestação em casa. Conheça algumas dicas para garantir que elimina estes parasitas.

Powered by: Vetecare
Sabe como matar pulgas? Aprenda a fazer uma desinfestação em sua casa
Desparasite o seu cão e gato sem esquecer também da sua casa.

Com a chegada do tempo quente, chegam também os parasitas externos. Quando surge um grande infestação nos animais e no ambiente pode ser muito complicado saber como matar as pulgas. No entanto, eliminar estes parasitas do ambiente é tão ou mais importante do que os retirar dos seus animais para impedir que ocorra nova infestação.

Como matar pulgas em casa em 7 passos


matar pulgas sala cao

As pulgas têm 3 fases de vida: ovos, larvas e adultas. Na sua forma adulta parasitam os animais, e em alguns casos as pessoas e alimentam-se do seu sangue para sobreviver.

No entanto, os ovos das pulgas localizam-se sempre no ambiente onde o animal com pulgas permaneceu. Enquanto larvas permanecem no ambiente, depois da eclosão dos ovos, e se alimentam dos excrementos das pulgas adultas e outras matérias orgânicas encontradas no ambiente. Daí a importância da limpeza do ambiente.

Portanto, se o seu cão ou gato apareceu com pulgas, não se esqueça que provavelmente toda a sua casa terá ovos de pulga, prontos a eclodir, se em condições favoráveis, e criar novamente uma infestação.

1. Aspirar toda a casa

Antes de mais deve aspirar toda a casa, especialmente locais de pouco alcance, que sejam difíceis de limpar de outra forma. Carpetes, mobília, frisos, fendas em pisos, rodapés, sofás e outros locais que não sejam possíveis de lavar nem desinfetar, devem ser todos aspirados.

2. Cuidado com o aspirador

Aspirar resolve o problema das pulgas no ambiente, no entanto não as elimina. Estes parasitas são extremamente resistentes e sobrevivem no interior do aspirador.

Sempre sob o conselho do seu médico veterinário, pode utilizar um inseticida adequado em pó no interior do aspirador. É pertinente consultar o profissional de saúde, de forma a garantir que o produto não é prejudicial aos animais em casa e se o for quais as precauções que deve tomar.

Caso opte por não utilizar o inseticida, deve despejar o saco do aspirador longe de casa, de forma a evitar que voltem para esse ambiente.

3. Lave tudo o que conseguir

Tanto em situações de infestações, como prevenção, a lavagem a alta temperatura, acima dos 50ºC deve ser efetuada. De modo a evitar que haja uma infestação em casa, para além da desparasitação regular dos seus animais, deve lavar as suas camas, cobertores e mantas semanalmente.

4. Elimine o que for possível

Como matar pulgas não é fácil, por isso em determinadas situações o melhor é descartar o que não for imprescindível. Mantas ou cobertores onde o animal possa ter estado deitado, em caso de infestações muito severa, devem ser deitadas ao lixo.

5. Escove os animais com regularidade

Escovar os cães e gatos uma vez por semana pode fazer com que descubra que existe alguma pulga precocemente. Caso veja alguma pulga no seu cão ou gato contacte o seu médico veterinário para que este o aconselhe acerca do melhor produto a utilizar para matar pulgas.

6. Desparasite os seus patudos regularmente

como matar pulgas desparasitacao

Se tem animais em casa, o melhor a fazer é garantir que têm acesso aos melhores cuidados de saúde e tem o seu plano vacinal e de desparasitação do seu cão ou gato em ordem.

A desparasitação externa, para pulgas, carraças e mosquitos, deve ser feita com a regularidade recomendada pelo seu médico veterinário. Existem produtos sob a forma de comprimidos, pipetas spot on, injetáveis ou coleiras.

Com o plano de saúde para animais de companhia Vetecare pode ter descontos em medicamentos, produtos, consultas de medicina preventiva e muito mais, que vão ajudá-lo a poupar.

Informe-se, também, de qual o produto mais adequado para o seu cão ou gato, e nunca utilize produtos de cães em gatos ou ao contrário, sob o risco de ocorrer intoxicação grave.

Alguns produtos têm efeito repelente e matam também as pulgas na hora, outros apenas eliminam as pulgas naquele momento. Dessa forma, informe-se acerca do produto utilizado pois o mais indicado é utilizar sempre um produto repelente para impedir que um episódio de infestação por pulgas volte a acontecer.

7. Esteja atento aos sinais do seu melhor amigo

Coçar-se frequentemente pode ser um sinal de que o seu cão ou gato tem pulgas. Também pode ser sinal de outras doenças de pele, por isso, se detetar que o seu animal se coça em demasia, deve levá-lo ao médico veterinário.

Podem também surgir feridas na pele, normalmente na zona das costas, junto à cauda. Nestas situações, para além da desparasitação pode ser necessário a administrar de medicamentos para o prurido (comichão) e em caso de feridas expostas, antibiótico. No entanto, nunca administre medicamentos ao seu cão ou gato sem o consentimento do médico veterinário.

A Vetecare dispõe também de uma vasta rede de profissionais e clínicas que podem ajudar o seu patudo em casos mais graves de incidência de pulgas ou outros problemas de saúde que possam surgir.

>> Conheça o plano de saúde animal indicado para o seu patudo

Veja também:

Dra. Patrícia Azevedo Dra. Patrícia Azevedo

Patrícia Azevedo é médica veterinária natural de Braga. Desde a sua infância que é apaixonada por animais e sempre teve a ambição de ser médica veterinária. Trabalhou como voluntária em associações de proteção e ajuda a animais errantes desde os 11 anos de idade . Iniciou o seu percurso como estudante desta área na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e concluiu os seus estudos no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Tem três gatos e uma cadela retirados da rua. Trabalha atualmente na sua cidade natal, em medicina e cirurgia de pequenos animais.