Como lavar a Bimby de forma eficaz

Muito útil na cozinha e fácil de utilizar, este é um robot de cozinha que apaixona gerações. Aprenda como lavar a Bimby de forma eficaz.

Como lavar a Bimby de forma eficaz
Aprenda a cuidar melhor do seu robot de cozinha

Todos aqueles que já se tornaram proprietários deste inovador robot de cozinha com certeza já falaram e discutiram acerca das variadas receitas e possibilidades que o mesmo disponibiliza.

Mas e sobre como lavar a Bimby de forma eficaz? Talvez ainda não se tenha debruçado sobre esta questão e por isso iremos ajudá-lo. 

Há quem prefira a Bimby para fazer refeições completas, vendo no robot de cozinha uma preciosa ajuda, outros apenas usam para determinados pratos mais difíceis ou demorados de confecionar, como sobremesas ou bebidas mais elaboradas.

Contudo, seja qual for a utilidade, saiba como lavar a Bimby de forma eficaz, sem danificar os seus mecanismos e protegendo os devidos componentes.

Como lavar a Bimby: o que precisa de saber


Há quem diga que bastará colocar água na Bimby até a lâmina estar coberta com um pouco de detergente de lavar loiça; bastando depois programar o robot para 4 minutos a 100º na velocidade 5. No final será apenas necessário tirar os restos.

Por outro lado, há pessoas que apenas acreditam que a melhor forma de lavar a Bimby é colocando-a na máquina de loiça.

Seja qual for a sua opção e experiência, deverá lembrar-se de nunca utilizar objectos pontiagudos ou afiados na limpeza da sua Bimby, pois poderá provocar danos irreversíveis, afetando a própria segurança da máquina e deverá sempre seguir as sugestões do manual de instruções. 


Como lavar a Bimby: passo a passo


Se prefere limpar por partes, deverá começar por desmontar o copo e lâmina de mistura, a respetiva tampa e anel vedante.

Agora, com as partes todas separadas, vamos aprender como lavar a Bimby corretamente. 


1. Limpeza da varoma

Faça uma mistura de um pouco de água com meio copo de vinagre. Coloque na varoma e ligue na velocidade 5, temperatura a 100 graus, durante cerca de 10 minutos.

Verificará melhorias imediatas no aspeto deste acessório.

 


2. Limpeza do copo

Por vezes, o copo misturador poderá ficar com um cheiro bastante intenso. Para que tal desapareça, bastará lavar com água quente e um pouco de detergente, ou basta colocá-la na sua máquina de lavar louça.

Depois do copo ser lavado, deve deixá-lo secar totalmente, antes de voltar a utilizar, principalmente os pontos de contacto que se situam na parte inferior.

 


3. Limpeza dos acessórios

Para limpar os acessórios, deve começar por separar a tampa do anel de vedação e colocá-los num nível superior da máquina de lavar louça.

A solução perfeita é limpar a tampa e o anel de vedação juntamente com o conjunto de todos os outros restantes acessórios, como a espátula e a borboleta, logo após a utilização. Assim conseguirá diminuir a probabilidade de existir qualquer cheiro ou descoloração.

 


4. Limpeza da lâmina

Você deverá segurar a lâmina misturadora sob água corrente, com a lâmina virada para cima. Após isso utilize uma escova para ajudar a limpá-la.

A lâmina misturadora nunca deve ficar mergulhada dentro de água porque pode ficar facilmente danificada. Apenas as lâminas misturadoras que foram produzidas após julho de 2006 é que podem ser lavadas numa máquina de lavar louça.

 


5. Limpeza na máquina

Todos os componentes da Bimby produzidos após julho de 2006 podem ser lavados na máquina de lavar louça. Apenas a unidade central não poderá ser lavada dessa forma.

Todos os equipamentos anteriores a esta data devem ser lavados manualmente.

Deixamos ainda outra dica: o copo, sem a base plástica, deve ser colocado no nível inferior; por sua vez, os restantes componentes da Bimby devem ser lavados no nível superior.

 


6. Remover marcas de queimado

Os acidentes acontecem e seja pelo cálculo errado de água ou de temperatura, por vezes o copo pode ficar um pouco queimado.

Temos uma dica de limpeza simples neste caso: coloque no copo da Bimby 300 gr de água, vinagre e uma colher de chá de bicarbonato de sódio.

Programe a máquina para 10 minutos, na velocidade 1 e temperatura Varoma. Depois basta lavar como habitualmente. 

Boas limpezas!


 

Veja também: