Como fazer merengue em 5 receitas diferentes

Quer saber como fazer merengue? Neste artigo vai encontrar variações de receitas com diferentes consistências e sabores para utilizar em sobremesas.

Como fazer merengue em 5 receitas diferentes
Aprenda a fazer o merengue italiano, francês, suíço e outras variações de sabores.

O merengue é uma receita simples, mas que tem as suas variações. É um creme branco à base de claras e açúcar utilizado para rechear e decorar muitas receitas, nomeadamente sobremesas. Há três formas principais de saber como fazer merengue para que obtenha diferentes consistências deste doce. E depois, há variações de sabores para deixar as receitas mais apetitosas.

As principais receitas de merengue são a, italiana, a francesa e a suíça. Para variar os sabores, pode fazer merengue com uma calda de morangos frescos e uma opção com sabor a limão. Veja todas estas opções a seguir.

5 Receitas para aprender como fazer merengue


1. Merengue italiano

Como fazer merengue italiano

Para o merengue italiano, primeiramente vai fazer um xarope de açúcar e somente depois vai misturar às claras em castelo para que fiquem firmes. É ideal para coberturas e marshmallows.

– Ingredientes –

  • 300 g de açúcar
  • 30 ml de água
  • 5 claras
  • 1 colher de chá de sumo de limão
  • 1 pitada de sal

– Modo de preparação –

  1. Coloque o açúcar e a água numa panela e deixe ferver, sem mexer. Esta mistura vai formar uma espécie de calda de fio. Deixe atingir 12 graus ou até chegar ao ponto de fio.
  2. Ao mesmo tempo em que a calda estiver ao lume, coloque as claras e a pitada de sal para bater na batedeira até atingir o ponto (ficar em castelo).
  3. Quando a calda no lume atingir cerca de 114 graus, durante 4-5 minutos (consistência xarope), deite lentamente e aos poucos na taça da batedeira (com as claras), batendo sem interromper.
  4. Sem parar de bater, adicione o sumo de limão e bata até o merengue endurecer e arrefecer. Esse tempo final de bater dá cerca de 5-7 minutos.
  5. Se não tiver termómetro para medir a temperatura da calda, o segredo é saber que o ponto da calda é de fio.

2. Merengue francês

Esta é a forma de preparação mais fácil de como fazer merengue. É ideal para formar tarteletes com bico de confeitar e assar para servir puro ou para decorar sobremesas.

– Ingredientes –

  • 3 claras
  • 120 g de açúcar de confeitar
  • 120 g de açúcar cristal
  • 1 pitada de sal

– Modo de preparação –

  1. Coloque as claras e o sal na batedeira e bata até atingir o ponto de uma esponja firme.
  2. Adicione então o açúcar cristal, aos poucos, enquanto continua a bater.
  3. Depois do açúcar cristal já estar misturado, adicione aos poucos o açúcar de confeitar, que é o mais fino. Quando tiver uma mistura brilhante e espessa pode parar de bater. Deverá formar um pico quando levantar o batedor. Está pronto para utilizar.

3. Merengue suíço

Como fazer merengue suico

Esta é a opção com menos ingredientes, pois só vai precisar de claras e açúcar. É o merengue perfeito para decorar cupcakes e bolos.

– Ingredientes –

  • 2 chávenas de claras
  • 2 chávenas de açúcar

– Modo de preparação –

  1. Numa panela pequena, coloque o açúcar e as claras. Leve ao lume brando, mexendo sem parar até o açúcar dissolver. Cuidado para não cozinhar as claras. A mistura não pode passar de 60 graus.
  2. Deite a mistura ainda quente na batedeira e bata em velocidade máxima até que o bowl da batedeira arrefeça. Use para decorar os cupcakes por exemplo.

4. Sobremesa de merengue com creme de morango

Agora que já sabe como fazer merengue das três formas principais, pode adicionar sabores. Esta é a versão que leva uma calda de morangos frescos com leite condensado para colocar sobre o merengue já preparado.

– Ingredientes do merengue –

  • 4 claras
  • 2 chávenas de açúcar

– Ingredientes do creme –

  • 1/2 saqueta de gelatina em pó sem sabor
  • 1 lata de leite condensado
  • ½ medida da lata de sumo de limão
  • 1 chávena de morangos picados
  • 3 colheres de sopa de hortelã picada

– Modo de preparação –

  1. Numa panela, coloque as claras com o açúcar, misture bem e leve ao lume brando para aquecer por cerca de 2 minutos, mexendo sempre.
  2. Desligue o lume, transfira para uma batedeira e bata em velocidade alta por cerca de 5 minutos ou até dobrar de volume.
  3. Retire da batedeira e coloque num saco de confeitar com bico pitanga. Numa assadeira grande, forrada com papel vegetal, faça círculos de 3 cm de diâmetro com o merengue.
  4. Sobre os círculos, faça uma borda, formando uma cestinha. Leve ao forno médio a 180 graus, pré-aquecido, por cerca de 30 minutos ou até dourar.
  5. Faça o recheio. Num recipiente, dissolva a gelatina em três colheres sopa de água. Leve ao banho-maria e misture até ficar líquida.
  6. Numa tigela à parte, misture o leite condensado, o sumo de limão e a gelatina dissolvida. Acrescente os morangos e a hortelã e leve ao frigorífico por cerca de 10 minutos ou até ficar firme.
  7. Cubra os merengues com o creme de morango e retorne ao frio por cerca de 2 horas antes de servir.

5. Merengue de limão

Como fazer merengue de limao

A base deste merengue é a receita italiana.

– Ingredientes –

  • 1 clara em temperatura ambiente
  • 1/4 de chávena de água
  • 1/2 chávena de açúcar branco refinado
  • 1 / 2 colher de chá de casca de limão taiti ralado

– Modo de preparação –

  1. Leve ao lume uma panela com a água e o açúcar. Ter um termómetro não é fundamental, mas ajuda muito. Se não tiver um, deixe a calda ferver por mais ou menos 5 minutos para ultrapassar os 100 graus.
  2. Bata a clara com a casca de limão ralado num recipiente de metal ou vidro enquanto a calda ferve. Bata com a batedeira em velocidade alta, para dobrar o volume.
  3. Enquanto isso, a calda deverá começar a ferver. Quando chegar a 114 graus, deite para a taça com a clara, aos poucos e sem parar de bater.
  4. Aumente ainda mais a velocidade da batedeira e siga batendo até o recipiente arrefecer, o que pode demorar 10 minutos. É tempo suficiente para clara se transformar num merengue cremoso e brilhante.
  5. Não pare de bater antes de estar em temperatura ambiente para a calda não soltar vapor.
  6. O merengue pode ser guardado no frigorífico coberto com filme plástico.

> As receitas presentes neste artigo foram adaptadas das páginas I Cupcake, Tudo Receitas, Dani Noce, Receitas Nestlé e Cozinha da Marcia, respetivamente.

Veja também:

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].