Publicidade:

Como fazer caramelo: 5 deliciosas alternativas para experimentar

O caramelo tradicional é feito com açúcar e água, mas esta não é a única maneira. Quer saber como fazer caramelo nas mais diversas opções?

Como fazer caramelo: 5 deliciosas alternativas para experimentar
Receitas para adicionar aos pratos doces e salgados.

O caramelo caseiro é muito utilizado nas receitas de bolos, tortas, sobremesas e até em receitas salgadas por quem aprecia sabores agridoces. Em grande parte das receitas, o caramelo é preparado com açúcar e água, mas se quiser aprender versões diferentes, veja a seguir algumas variações de como fazer caramelo.

Como fazer caramelo com diferentes ingredientes: 4 receitas


1. Caramelo líquido simples

Como fazer caramelo liquido simples

Para começar, caso não saiba preparar o caramelo simples à base de açúcar, veja primeiro como fazer caramelo da forma mais tradicional.

– Ingredientes –

  • 200 ml de água fria
  • 250 ml de água quente
  • 600 g de açúcar

– Modo de preparação –

  1. Coloque o açúcar e a água fria numa panela, em lume brando, deixando derreter até estar bem louro.
  2. Retire do lume e adicione imediatamente a água quente, repartida em cerca de 5 porções, envolvendo bem em cada fase. Deverá ter muita atenção para não deixar queimar o açúcar ao deitar a água.
  3. Leve de novo ao lume e deixe apurar durante 20 segundos.
  4. Retire do calor e deixe arrefecer, podendo depois utilizar o caramelo ou reservá-lo num frasco de vidro.

2. Caramelo salgado

Como fazer caramelo salgado

O caramelo salgado não é apenas para as receitas salgadas, ele fica igualmente saboroso nas receitas doces, desde que aprecie um toque de sal junto com o açúcar.

– Ingredientes –

  • 200 g de açúcar
  • 60 ml de água
  • 60 g de manteiga sem sal
  • 125 ml de natas com 35% de gordura
  • 1/2 colher de chá de flor de sal

– Modo de preparação –

  1. Leve ao lume, numa caçarola, a água e o açúcar. Deixe ferver, sem mexer, até formar um caramelo claro.
  2. Adicione a manteiga, com cuidado, e mexa. Deixe ferver, mexendo até a manteiga estar bem dissolvida, durante cerca de 1 minuto.
  3. Desligue o lume e adicione as natas, mexendo sempre. Junte a flor de sal e mexa. Coloque em frascos e, depois de frio, guarde no frigorífico até um mês.

3. Caramelo de tâmaras

Como fazer caramelo de tamaras

As tâmaras são frutos muito utilizados para substituir o açúcar nas receitas saudáveis. Com esta fruta é possível fazer um delicioso caramelo com um novo sabor a experimentar.

– Ingredientes –

  • 1 chávena de tâmaras sem caroço
  • Água para demolhar e preparar o caramelo
  • 1 pitada de sal do himalaia (opcional)

– Modo de preparação –

  1. Retire o caroço às tâmaras, se tiverem. Se quiser preparar esta receita e não tiver tempo para esperar demolhar de um dia para o outro ou por 8 horas, pode colocar as tâmaras a demolhar durante 2 horas em água morna para agilizar o processo.
  2. Quanto mais tempo as tâmaras ficarem de molho, mais cremoso vai ficar o caramelo e mais fácil vai ser de processar.
  3. Num recipiente de vidro ou loiça, coloque as tâmaras e cubra com água. Tape e leve ao frigorífico por pelo menos 8 horas para amolecer bem.
  4. Deite as tâmaras já demolhadas para o liquidificador com a água que ficou de molho. Se for utilizar o sal do himalaia acrescente ao mesmo tempo. O sal é opcional e vai enriquecer a receita com importantes minerais. Se deixar mais água, o caramelo vai ficar mais líquido. Menos água, mais cremoso.
  5. Bata durante mais ou menos 3 minutos ou até conseguir uma mistura homogénea. Depois de bater muito bem, o caramelo já vai estar pronto para ser utilizado. Pode deixar no frigorífico, bem tapado, até duas semanas.

4. Caramelo de laranja

 Como fazer caramelo de laranja

Outra fruta que pode utilizar para fazer uma deliciosa calda de caramelo é a laranja. Vai resultar numa preparação mais líquida, ideal para cobrir doces.

– Ingredientes –

  • 1/2 chávena de sumo de laranja
  • 1 e 1/2 chávena de açúcar cristal
  • 2 colheres sopa de mel
  • 2 colheres sopa de manteiga sem sal
  • 1/2 chávena de natas
  • 2 colheres de chá de essência de baunilha
  • 1/4 de colher de chá de sal

– Modo de preparação –

  1. Numa panela grande, junte o açúcar, o sumo e o mel e misture bem, em lume alto, até o açúcar dissolver. Reduza o lume para médio e deixe a calda formar. Pode deixar o açúcar dourar mais ou menos, consoante ao seu gosto.
  2. Apague o lume e junte a manteiga e as natas. Leve outra vez a mistura ao lume brando e misture até ficar homogéneo novamente.
  3. Adicione a baunilha e o sal e misture bem. Transfira para um vidro, mas espere arrefecer para tapar. Dura alguns dias no vidro tapado e semanas se armazenar no frigorífico.

5. Caramelo com leite

Como fazer caramelo com leite

Por fim, pode também juntar o leite ao caramelo e não utilizar a água. Fica cremoso e com uma cor muito apetitosa.

– Ingredientes –

  • 1 chávena de açúcar
  • 1 chávena de leite
  • 1 colher de sopa de manteiga

– Modo de preparação –

  1. Numa jarra de vidro, coloque o leite e leve ao microondas durante cerca de 1 minuto até aquecer. O leite deve estar quente ao ser misturado com o caramelo. Reserve.
  2. Numa panela média, coloque o açúcar e leve ao lume médio. Deixe derreter até formar um caramelo dourado e liso. Mexa de vez em quando com uma espátula para não queimar.
  3. Apague o lume e adicione a manteiga. Mexa bem com a espátula até derreter. Acrescente o leite quente em fio, mexendo com a espátula, até formar uma calda. Se o caramelo endurecer, volte ao lume brando e mexa até dissolver. Está pronto para utilizar.

> As receitas presentes neste artigo foram adaptadas das páginas Doces Regionais, Cinco Quartos de Laranja, Veganana, Cozinha Roman e Panelinha, respetivamente.

Veja também:

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].