Como fazer alheiras caseiras: a receita que lhe faltava

A alheira é um dos muitos enchidos da nossa gastronomia que cativam o palato de inúmeros comensais. Aprenda a fazer alheiras caseiras e garanta a melhor qualidade do enchido.

Como fazer alheiras caseiras: a receita que lhe faltava
Não será para todos, mas se gosta de fazer você mesmo aqui fica o passo-a-passo que precisa

Falar de gastronomia portuguesa sem mencionar (nem que seja ao de leve) os enchidos é quase impossível. São tantos e tão saborosos que poucos são os que lhes resistem. Difícil mesmo será escolher, tamanha é variedade. Do paio ao salpicão, passando pelo chouriço, linguiça, morcela, farinheira ou a alheira, são inúmeras as opções cujo o sabor varia de região para região.

E ainda que todas estas iguarias sejam fáceis de encontrar no mercado, há quem goste de se aventurar a fazê-las em casa. Se é o seu caso e quer aprender como fazer alheiras caseiras, continue a ler porque vamos dizer-lhe como as pode preparar.

Como fazer alheiras caseiras: passo-a-passo


Receitas há muitas e variações também, mas se quer saber como fazer alheiras caseiras, o melhor mesmo é seguir a tradição. Ora a tradição diz que a receita originária era feita à base de carnes brancas

Aprender como fazer alheiras caseiras: a receita tradicional

como fazer alheiras caseiras

Se quer aprender como fazer alheiras caseiras, nada como seguir a tradição. E, como tal, aqui fica a receita mais tradicional, à base de carnes brancas.

– Ingredientes –

  • 1 galinha partida aos pedaços
  • 3 pernas de perú partidas aos pedaços
  • 2 punhados de sal
  • 2 dentes de alho + 2 ½ cabeças de alhos
  • Louro q.b. (cerca de 10 folhas)
  • 2 molhinhos de salsa
  • Tripas de vaca para alheiras q.b.
  • 1 copo de aguardente
  • 1 copo de vinagre
  • 2 pães grandes (de preferência, caseiros e já com 2 ou 3 dias)
  • ½ l de azeite
  • 5 c. de sopa (bem cheias) de colorau

– Modo de preparação –

  1. Numa panela de pressão coza as carnes com bastante água (deve cobrir bem as carnes). Deixe cozinhar até a carne ficar bem cozida (até que os ossos se soltem da carne sem esforço). Na panela, juntamente com as carnes, coloque o sal, dois dentes grandes de alho, um dos molhos de salsa e o louro.
  2. Entretanto, prepare as tripas. Deve pô-las de molho com água a ferver, metade do vinagre e metade da aguardente e deixar de molho alguns minutos. Mude a água e repita o processo, com o resto da aguardente e do vinagre. Depois deve passá-las bem por água.
  3. Quando as carnes estiverem cozinhadas, retire-as das panelas e deixe arrefecer. Reserve as carnes e coe o caldo.
  4. Enquanto isso, corte o pão em fatias finas (daí que seja aconselhável usar pão já com alguns dias). Reserve.
  5. Depois prepare as tripas. Corte pedaços com cerca de dois palmo. Pegue numa das pontas e enfie o interior, de forma a criar uma espécie de bolsa. Coloque a ponta debaixo de água a correr e deixe que o fluxo de água vire a tripa. Repita as lavagens com água a ferver. Escorra-as e ate uma das pontas com fio.
  6. Quando as carnes estiverem frias desfie em pedaços bem pequenos.
  7. Pique o ramo de salsa restante. Descasque também as duas cabeças e meia de alhos. Reserve.
  8. Aqueça o caldo das carnes (bem quente, mas sem ferver).
  9. Depois triture os alhos juntamente com um pouco do caldo e reserve.
  10. Deite o caldo quente sobre as fatias de pão e mexa com uma colher de pau grande. Depois tape tudo com um pano durante alguns minutos.
  11. Entretanto aqueça as carnes, num pouco de caldo ou água quente.
  12. Aqueça o azeite.
  13. Junte o alho ao pão embebido e mexa bem. Depois junte também o colorau.
  14. Adicione a carne desfiada e junte 2/3 do azeite quente. Mexa bem (deve ficar uma espécie de papa, sem bocados de pão).
  15. Por fim, só falta encher as alheiras. Coloque a enchedeira (é uma espécie de funil próprio para fazer enchidos) numa das pontas da tripa e comece a encher com a massa das alheiras.
  16. Aperte bem a massa das alheiras, de forma a não ficarem com bolsas de ar. Deve ir picando a tripa para que o ar saia. Ate a outra ponta da tripa e já está. Agora é só repetir o processo até finalizar a massa. Se enquanto estiver a encher as alheiras a massa começar a ficar fria, aqueça o restante azeite e junte à mistura.
  17. No fim das alheiras estarem cheias, passe-as por água e pendure para defumar durante alguns dias.

> A receita é do blog Mãos de Manteiga.

Veja também: